Veja dicas de como trocar de carro!

Assim como a maioria dos bens, um carro não dura para sempre. Depois de alguns anos dirigindo e dependendo do seu uso, algumas peças ficam desgastadas e a manutenção já não tem o mesmo efeito. Ou seja, em algum momento, você deve começar a pensar em trocá-lo.


Nem sempre essa é uma decisão tão fácil quanto parece. Afinal, há muitos fatores a serem avaliados na escolha de um novo carro. Também existem vários casos de pessoas que esperam demais para fazer a troca e acabam tendo complicações desnecessárias no processo.

Para ajudar você a tomar a decisão certa, falaremos um pouco sobre a hora de trocar de carro e dar algumas dicas para facilitar o processo. Acompanhe.

Como saber se é hora de trocar o carro?

Veja aqui alguns critérios que você pode usar como referência.

Quilometragem muito alta

Todo carro tem uma quilometragem recomendada, a qual é definida quando ele sai de fábrica. Após isso, é mais provável que seus componentes, especialmente o motor, apresentem defeitos mais significativos. Quando o veículo passa desse limite ou já está perto dele, é uma boa hora para procurar um novo carro e aposentar o antigo.

Modelo não atende mais às suas necessidades

Outro motivo comum para trocar de carro é quando o modelo atual não é mais tão útil para lidar com as necessidades do dia a dia. Por exemplo, um carro compacto é confortável para uma pessoa, mas não é tão útil para levar uma família de 5 pessoas. Nesse caso, vale a pena fazer a troca bem cedo em relação à durabilidade do veículo.

O motor consome mais combustível que o normal

Um veículo muito usado quase sempre dá sinais. Um dos melhores exemplos disso é o gasto com combustível. Se o motor já está muito velho, é provável que perca sua eficiência, levando a um consumo maior ao longo do tempo. E com o maior consumo, também vem um custo maior no dia a dia.

Necessidade de manutenção muito alta

Outra despesa que aumenta bastante quando o veículo está desgastado é a manutenção. Mesmo peças novas tendem a perder sua integridade mais rápido quando o veículo já não está em boas condições. Pneus, filtro de ar, óleo, suspensão, tudo acaba sendo prejudicado e perde sua funcionalidade em menos tempo. Mais uma vez, o custo de manutenção também fica bem mais alto.

6 dicas de como trocar o carro

Se você convive com alguns desses sinais em seu veículo, então é um bom momento para sua troca. Veja aqui algumas dicas que vão te ajudar na escolha e momento.

1. Escolha o modelo certo para você

O primeiro passo antes de adquirir um veículo novo é avaliar quais são suas necessidades e expectativas. Afinal, se um carro não atende a essas exigências, então sua compra não vale a pena.

Pense na frequência de uso, quantos passageiros você leva, o nível de conforto esperado, acessórios que precisa, se requer mais potência ou eficiência de consumo, entre outras coisas. É melhor levar algum tempo para fazer a escolha certa agora do que se arrepender depois.

2. Analise seu orçamento atual

Outro fator que deve sempre ser considerado é o orçamento para a troca do carro. Seja qual for o seu método de compra ou financiamento, você precisa estar preparado para arcar com todos os custos, incluindo tanto o parcelamento quanto outras despesas regulares, como combustível, impostos, manutenção etc. Se o seu orçamento atual não comporta esses valores, então será preciso encontrar um veículo mais em conta.

3. Compare diferentes ofertas

Seja por motivos de urgência ou por descuido, muitos compradores acabam aceitando a primeira oferta de veículo que se encaixa um pouco em suas exigências. Pode até ser que o carro satisfaça suas demandas agora, mas ele também pode não ser a opção ideal nem ter a melhor relação entre custo e benefício.

A melhor forma de evitar isso é comparar as ofertas de carros disponíveis hoje, tanto novos quanto seminovos ou usados. Assim, você encontra um veículo que atende a todas as suas exigências e ainda pode conseguir um preço melhor.

4. Faça a cotação do seguro

Se você tem um carro, então muito provavelmente precisará de um seguro contra acidentes, defeitos e roubos. A questão é que, dependendo do modelo, do risco que ele apresenta e o local de sua moradia, o valor do seguro também pode variar bastante.

Considerando que essa será uma das suas despesas fixas pelos próximos anos, é sempre recomendado fazer a cotação do seguro antes de comprar um veículo. Dessa forma, você identifica os principais riscos e como eles impactam no seu orçamento.

5. Considere a venda do seu usado

Como mencionamos, é melhor trocar um veículo antes que o seu atual fique completamente inutilizado. Dependendo do caso, você pode até conseguir abater parte do valor com a venda do seu usado. Se você está trocando o seu veículo devido a alguma necessidade, mas o seu carro ainda está em boas condições, então pode usá-lo como entrada para cobrir uma boa parte do seu valor.

6. Pense a longo prazo

Ao trocar o carro, a expectativa é que você não precise trocá-lo de novo por, pelo menos, alguns anos. Sendo assim, o ideal é escolher um veículo que possa durar, tanto em termos de funcionamento quanto de utilidade no dia a dia. Vale mais a pena adquirir um veículo que atenda não apenas suas necessidades de hoje, mas que também possa acompanhar possíveis mudanças em sua vida.

Agora que você tem essas dicas, vai ser muito mais fácil trocar de carro. Sempre vale a pena dedicar algum tempo para pesquisar e encontrar o modelo certo antes de fazer a sua compra.

Precisando de ajuda para trocar seu carro pelo modelo ideal? Então visite o site do Grupo AB e confira nossas ofertas de novos, seminovos e usados.



Notícias recentes
Conheça as novas versões do Honda City: EX e LX!
Conheça as novas versões do Honda City: EX e LX! Saiba mais...
Dolphin Mini: conheça mais sobre esse lançamento BYD
Dolphin Mini: conheça mais sobre esse lançamento BYD Saiba mais...
Veja dicas de como cuidar da sua Harley-Davidson!
Veja dicas de como cuidar da sua Harley-Davidson! Saiba mais...
Descubra tudo sobre os veículos off-road!
Descubra tudo sobre os veículos off-road! Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido