Sim, vale a pena o investimento em carro elétrico. Pense nisso!

Nos últimos tempos, a sociedade vem se tornando mais exigente em seus hábitos de consumo, e boa parte das pessoas prioriza produtos, serviços e marcas que minimizem seus impactos ao meio ambiente. No setor automotivo, a coisa não muda de figura. Por isso, preparamos um post explicando quanto custa a manutenção de carros elétricos.


Embora sejam modelos que oferecem uma clara garantia de mais sustentabilidade a cada quilômetro rodado, ainda geram muitas dúvidas no consumidor comum, que não está convencido de que eles valem o investimento.

Será que são tão econômicos assim? Continue sua leitura e descubra!

O que muda nos carros elétricos?

A conservação, assim como nos modelos tradicionais, é muito importante para os carros elétricos. No entanto, é inegável que ela é bem diferente. Enquanto automóveis com motor à combustão contam com nada menos do que aproximadamente 350 partes móveis, um similar movido a eletricidade tem apenas 50, o que simplifica bastante qualquer revisão.

Por isso, a manutenção dos elétricos é descomplicada e chega a ser até 50% mais barata para veículos do mesmo segmento. Os donos podem esquecer mecânicos desonestos e aquelas temidas listas com peças que exigem troca periódica, velas, correias e filtros de óleo, por exemplo, pois tudo isso se tornará parte do passado.

Quanto custa a manutenção de carros elétricos?

Como dissemos, a manutenção de um carro elétrico pode ser 50% mais barata do que a de um veículo similar movido a combustão. Obviamente, o valor exato varia conforme uma série de fatores, características e o planejamento da montadora, mas o fato é que é uma alternativa muito mais sustentável e com ótimo custo-benefício em longo prazo.

Enquanto alguns fabricantes contam com um cronograma pré-determinado, outros não têm um plano fixo de revisões. Isso é possível exatamente por conta da tecnologia de ponta, pois alguns modelos são capazes de realizar um autodiagnóstico, alertando o motorista de qualquer problema. E, evidentemente, isso gera ainda mais economia.

E como fica o seguro do carro?

Invariavelmente, manter um carro no Brasil demanda um bom seguro. Porém, muitos clientes pensam que as apólices dos carros elétricos são mais caras, mas podem se surpreender ao descobrirem que, na maioria das vezes, isso não é verdade. Para início de conversa, como sua manutenção é simples e contam com menos peças, as chances de quebra são bem pequenas.

Além da frequência de assistência muito baixa, automóveis movidos a eletricidade oferecem menos riscos às seguradoras em outros aspectos. Um deles é que, como ainda não contamos com tantas unidades vendidas por aqui, não há uma grande procura por peças paralelas, o que reduz as possibilidades de roubos e furtos.

Agora você já sabe quanto custa a manutenção de carros elétricos. Como você pôde ver, ela tende a ser mais barata do que nos modelos convencionais, tornando os veículos movidos a eletricidade uma alternativa excelente para quem está pensando em economizar em longo prazo!

Gostou de aprender quanto custa a manutenção de carros elétricos? Quer conferir mais conteúdo sobre o setor automotivo? Então, siga nosso perfil no Facebook e Instagram!



Notícias recentes
Conheça as novas versões do Honda City: EX e LX!
Conheça as novas versões do Honda City: EX e LX! Saiba mais...
Dolphin Mini: conheça mais sobre esse lançamento BYD
Dolphin Mini: conheça mais sobre esse lançamento BYD Saiba mais...
Veja dicas de como cuidar da sua Harley-Davidson!
Veja dicas de como cuidar da sua Harley-Davidson! Saiba mais...
Descubra tudo sobre os veículos off-road!
Descubra tudo sobre os veículos off-road! Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido