Seguro de carro: 4 dicas para escolher a melhor opção

A melhor forma de proteger seu veículo de roubos, batidas e problemas mecânicos que podem te deixar na mão é com o seguro de carro. Contudo, no momento da contratação, devem ser observados vários aspectos, já que existem diversos tipos de cobertura com o objetivo de atender perfis diferentes de clientes. 


Para ajudar na escolha do seguro de carro mais adequado para você, a seguir destacamos 4 dicas que devem ser levadas em consideração na hora de escolher a opção certa. Confira!


1. Conheça os tipos de coberturas disponíveis

Acabamos de mencionar que existem diversos tipos de seguros, sendo necessário verificar os serviços oferecidos que atendam suas necessidades. Se você utiliza pouco o veículo, o ideal é optar por coberturas mais simples. Mas, se o veículo é usado diariamente e por longas distâncias, é melhor contratar aqueles que oferecem mais serviços, como assistências 24 horas e carro reserva.

No entanto, cada caso é um caso. Se você puder usar o transporte público quando ocorrer algum problema com seu veículo, é melhor tirar o serviço de carro reserva para baratear o seguro, por exemplo.

Por outro lado, é preciso também evitar economias "bobas". Muitos motoristas ficam preocupados apenas com os roubos e não dão a devida importância à cobertura de danos a terceiros. E aí preferem pagar um pouco menos, mas lá na frente podem ter muito mais prejuízo.

Portanto, é bem importante fazer uma análise profunda buscando contratar o que você realmente precisa, pois tudo impacta
diretamente no preço. Porém, alguns serviços são essenciais.

2. Avalie a reputação da seguradora

Além de avaliar os serviços e a melhor cobertura para você, é imprescindível verificar a reputação e a estabilidade financeira da seguradora para não ter dores de cabeça depois.

Para isso, você pode consultar os órgãos que regulamentam a categoria para obter mais informações sobre a empresa. A Previdência Privada e Vida, a Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg), a Superintendência de Seguros Privados (Susep) e a Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais são alguns desses órgãos reguladores.

Uma boa dica também é procurar saber de outras pessoas que já utilizam o serviço, questioná-las sobre grau de satisfação, atendimento, taxas, entre outras informações importantes sobre a seguradora.

3. Compare diversas seguradoras

Não contrate a primeira seguradora da qual você fizer cotação. Isso porque os valores variam bastante de uma para outra e é provável que você encontre preços menores, mesmo sendo oferecidos os mesmos serviços ou até mais.

Desse modo, é importante verificar não apenas os preços, mas também os benefícios que cada empresa oferece, pois pode acontecer de alguma das seguradoras ter o valor mais elevado, mas compensar pelos serviços disponibilizados.

Nesse momento, vale utilizar também as dicas do tópico anterior, consultando os órgãos competentes e buscando opiniões de clientes antigos de cada uma delas.

4. Verifique o valor da franquia

É preciso analisar também a necessidade de se ter a franquia com o valor mais elevado ou reduzido, levando em consideração que quanto menor for o preço da franquia, menor será o prêmio recebido em caso de sinistros.

Assim, é essencial fazer um levantamento sobre suas prioridades e necessidades, pois franquias com o valor baixo, por exemplo, podem assegurar menos gastos para o segurado posteriormente.

Enfim, na hora de contratar um seguro de carro, fique atento a todos os detalhes de cada companhia, fazendo boas cotações para encontrar seguradoras de qualidade, de forma a evitar prejuízos no futuro.

Quer fazer uma cotação para saber qual o seguro ideal para seu veículo? A Abolição Corretora de Seguros pode te ajudar. Clique aqui para iniciar a cotação! 




Notícias recentes
Confira 4 vantagens de ter um carro com teto solar
Confira 4 vantagens de ter um carro com teto solar Saiba mais...
Saiba o que é e para que serve a correia dentada do carro!
Saiba o que é e para que serve a correia dentada do carro! Saiba mais...
Saiba quais foram eleitos os melhores carros do ano de 2018
Saiba quais foram eleitos os melhores carros do ano de 2018 Saiba mais...
Saiba como evitar o desgaste prematuro dos pneus do carro
Saiba como evitar o desgaste prematuro dos pneus do carro Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome e Sobrenome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido