Sedan ou hatch? Descubra, agora, qual modelo é o ideal para você!

A tecnologia contribui de forma significativa no mundo automotivo, assim é possível encontrar um carro específico para seu objetivo. Nesse sentido, é válido ressaltar que os modelos sedan e hatch apresentam algumas diferenças.


Os dois modelos de veículos são os mais populares no Brasil. Sendo que a principal diferença entre os dois está na dimensão de suas carrocerias. Enquanto o hatch é mais compacto com um design mais simples, o sedan apresenta um espaço interno maior.

Para saber qual se adéqua melhor às suas necessidades, continue a leitura e saiba mais características de cada modelo!

Orçamento disponível

Os automóveis sedan são mais caros, pois ele apresenta mais ferramentas tecnológicas. Quanto mais acessórios o automóvel apresenta, mais elevado será o preço. Desse modo, caso você prefira um carro mais, mais tecnológico e mais, achará um produto com maior valor agregado e, por essa razão, pagará mais caro.

Sendo assim, o sedan é mais caro que o hatch, ele também é mais difícil de comercializar. Atualmente, por causa da crise econômica vivida pelo país, as pessoas estão buscando carros mais acessíveis. Com isso, o hatch está sendo uma boa opção para quem desejar trocar depois, dificilmente terá problema com a revenda.

Facilidade de direção

Os veículos hatch são divididos em dois volumes, sendo a caixa do motor e o bloco dos passageiros, que fica junto do porta-malas. Isso mostra que os carros são mais compactos, ou seja, apresentam uma dimensão reduzida.

Dessa forma, para quem gosta de facilidade na hora de manobrar e estacionar, os modelos Ford Ka, March e Sandero consistem em ótimas opções. Outro importante benefício é que os motores menores contribuem na redução do consumo de combustíveis e, por serem veículos mais leves, também apresentam uma boa potência.

Normalmente, os veículos desse modelo são rodados na cidade e apresentam o preço mais acessível do mercado. Existem muitos carros disponíveis, para escolher o ideal, analise as suas necessidades. É preciso ressaltar que o sedan é mais comprido. Isso significa que você terá mais dificuldade de realizar manobras do momento de estacionar e em outras situações.

Finalidade de uso

É essencial saber a finalidade de uso do carro que deseja comprar, pois cada modelo apresenta algumas características específicas. Ao saber sua finalidade, a escolha se torna mais simples e satisfatória.

Sendo assim, saiba que os veículos sedan são divididos em três blocos, sendo o do motor, do porta-malas e dos passageiros. Isso corresponde a mais espaço em cada um dos segmentos e, consequentemente, mais conforto.

Logo, quem gosta de passear com a família e precisa de mais espaço para acomodar algumas bagagens, vale a pena adquirir um carro sedan, como o Logan e Voyage. Entretanto, esse modelo de veículo é mais comum na cidade, visto que são mais baixos, mas isso não impossibilita que eles sejam usados em rodovias. Saiba que esse modelo de automóvel apresenta uma ótima estabilidade quando comparado com o hatch.

Os carros sedan agradam muito os consumidores, especialmente porque apresentam diversos modelos atrativos. Além de proporcionar mais conforto para a família durante um passeio ou viagem. Por essas e outras razões que os sedans são comprados pelos taxistas, motoristas de aplicativos e frotistas, visto que o conforto desses carros e o ótimo espaço interno garante a satisfação dos passageiros, além de ser possível carregar bagagens.

Ainda é preciso salientar a respeito da dirigibilidade dos modelos. Sendo que o sedan apresenta uma velocidade maior, mais agradável e mais constante, pois é elaborado com mais ferramentas tecnológicas.

Modelos hatch e sedan

Modelo Hatch

O hatch compacto é um modelo versátil e de ótimo custo-benefício, esse modelo de carro é o mais procurado no momento de trocar de veículo. Nessa categoria podemos mencionar o Fiat Palio, Ford Fiesta, Volkswagen Polo e entre outros modelos.

O hatch esportivo apresenta motor mais potente, os carros podem ter um espaço maior em relação aos modelos anteriores. Os carros que se destacam nesse segmento são os Volkswagen Golf, Audi A1, Volvo V40, Renault Sandero, Hyundai Veloster e muito mais. Confira a seguir as características dos modelos mais procurados no mercado automotivo!

Ford Ka

O Ford Ka é um modelo comercializado nas cores vermelho arpoador, branco ártico, prata dublin, cinza copenhagen, preto bristol e cinza moscou. O que mais atrai os consumidores é o conforto garantido para o motorista e passageiros. Ele apresenta regulagem de altura do banco, computador de bordo, volante com regulagem de altura, comandos bem posicionados e fáceis de serem utilizados. 

Além disso, no veículo é possível encontrar encosto de cabeça para todos os ocupantes, ar-condicionado, rádio com conexão bluetooth e compartimento para inserir celular no painel.

Ainda é válido mencionar a respeito dos itens de segurança encontrados no veículo, como freios ABS, cintos de três pontos, travas elétricas, airbags frontais e entre outros que deixam os passeios mais confortáveis. 

Argo 

O Fiat Argo é um modelo hatch estiloso e jovial. Ele conta com faróis duplos de LEDs DIURNOS.O automóvel apresenta 1,72 m de largura, 1,5 m de altura e 3,99 m de comprimento. 

Sabia que o Argo 2022 conta com diversos itens atrativos, como ajuste de altura para banco do motorista, com em couro ou em tecidos. Todos os assentos com cinto de três pontos, as luzes de leitura são de série e a porta-óculos na lateral e cintos dianteiros com a possibilidade de ajuste. 

Onix 

Um modelo que merece destaque é o Onix, um hatch da GM. Saiba que ele é um carro compacto de muito sucesso no país, ele foi o modelo mais comercializado durante seis anos. Isso porque ele apresenta atributos atrativos, como um ótimo espaço interno, conforto em viagens mais longas e um motor eficiente. 

Além disso, o veículo conta com um motor 1.0 aspirado de 78/82 cv de potência e transmissão manual de seis marchas. Há também no mercado o modelo com transmissão automática de seis velocidades e motor 1.0 litros turbo.  

Modelo Sedan

O sedan compacto é um carro muito indicado para quem tem família grande, mas não deseja investir muito dinheiro na aquisição de um veículo. Os principais carros são o Nissan Versa, Fiat Cronos, Toyota Etios, Hyundai HB20S e entre outros.

Ainda é necessário ressaltar a respeito do sedan médio e superior: esses carros têm um espaço grande, preço mais elevado e muito conforto. Neste segmento encontramos os Honda Civic, Chevrolet Cruze, Ford Fusion, Toyota Corolla, Volkswagen Jetta, Citroen C4 Lounge e entre outros. Conheça a seguir as características de alguns sedans. 

Honda City 

O Honda City é um dos carros sedãs mais conhecidos no mercado, por causa de sua economia, conforto, segurança e direção. Com ele é possível fazer passeios longos sem gastar muita gasolina. 

Para garantir a segurança dos passageiros o carro conta com importantes recursos tecnológicos, este modelo conta com recursos tecnológicos como controle de velocidade, isso faz com que as viagens aconteçam de forma mais confortável.

Grand Siena 

O Grand Siena é um dos carros sedãs mais atrativos, isso por causa do conjunto de equipamentos. O porta-malas, por exemplo, pode ser aberto pela chave ou alavanca na parte interna do carro. 

Existem dois modelos disponíveis, o veículo com motor 1.0 e 1.4, sendo que os dois são flex. O modelo 1.0 apresenta 74 cavalos de potência e alcança 909 kgfm de torque e a versão alcança 88 cavalos. 

HB 20

O Hyundai HB20 foi criado com objetivo de garantir o máximo de conforto, segurança e espaço. Para garantir percursos mais seguros, o carro conta com equipamento de controle de tração e assistente de partida em rampa. Saiba que o modelo 1.0 conta com o auxílio de uma câmera de ré e o turbo apresenta alerta de colisão.

O que observar no momento de escolher o modelo do carro

Para fazer uma escolha mais satisfatória é necessário realizar uma análise criteriosa dos vários aspectos que possam interferir em sua satisfação. Dessa maneira, busque fazer uma lista com tudo que você faz no seu dia a dia e veja qual pode cumprir mais com suas necessidades.

Caso seu interesse seja viajar, os carros com uma carroceria seriam mais eficientes, já que poderiam levar malar e até mesmo um passageiro. Outro aspecto que precisa ser levado em consideração, é a sua condição financeira.

Um carro, independentemente do tipo, apresenta um gasto considerável no seu orçamento mensal. Todos os gastos proporcionados por um automóvel devem ser levados em consideração, pois isso vai afetar o seu orçamento mensal.

Para que sua renda não fique prejudicada, você pode optar por um veículo com valor mais acessível, saiba que os carros hatch apresentam um valor reduzido em comparação ao sedan, o consumo de combustível é menor e é mais fácil de ser revendido.

Portanto, é preciso ficar atento às características dos veículos sedan e hatch. Após analisar suas necessidades, fica mais fácil a escolha. Além disso, saiba que ainda existe o modelo SUV, ele também tem uma boa saída no mercado. É muito importante escolher um fornecedor de referência no mercado no momento da compra, uma vez que evita possíveis problemas no momento da compra.

Gostou do nosso post? Aproveite para entrar em contato conosco para saber qual o carro mais ideal para as suas necessidades!



Notícias recentes
Conheça os melhores carros da Volkswagen
Conheça os melhores carros da Volkswagen Saiba mais...
Conheça o novo Jetta e suas características
Conheça o novo Jetta e suas características Saiba mais...
Conheça o New HR-V e seus diferenciais
Conheça o New HR-V e seus diferenciais Saiba mais...
Recarga de carros elétricos: entenda como funciona
Recarga de carros elétricos: entenda como funciona Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido