Saiba como funciona o motor de três cilindros!

Para os motoristas que desejam combinar poucos gastos com um carro que se desenvolva de maneira eficiente, os com motor de três cilindros cumprem muito bem a função. Vale destacar, inclusive, que o maior poder de desenvolvimento desses veículos permite superar desafios de versões anteriores, como enfrentar subidas íngremes, de forma mais fácil.


Isso acontece diante da menor perda de calor e de energia que protagonizam a redução de custos. Quer saber mais? Vamos mostrar no artigo a seguir como funciona o motor de três cilindros e os seus principais diferenciais. Acompanhe:

Entenda como funciona um motor de três cilindros

O motor de três cilindros é bastante conhecido por conseguir ser mais eficiente do que o de quatro cilindros em algumas ocasiões. Mas como isso é possível? Pois bem, de maneira técnica, um motor de combustão interna, de ciclo Otto, apresenta em cada cilindro quatro estágios.

São eles combustão, exaustão, aspiração e compressão que se desenvolvem em um estágio por vez e de forma individual em relação aos outros três. A grande questão é que neste formato, sempre acaba faltando um estágio, na chamada "rodada" e isso traz resultados positivos.

Potência

Em relação à potência, por exemplo, no motor de quatro cilindros 1.0, temos uma câmara com o volume aproximado de 250cm³. O que ao conectar as quatro totalizam 1.000cm³ ou as famosas mil cilindradas. Na prática, isso representa o mesmo que 1,0 litro que muitos falam no mercado como carro 1,0, motor de um litro ou até mesmo a expressão carro "mil". 

Já o motor de três cilindros, o sistema acontece de uma maneira diferente. Cada cilindro fica presente em uma câmara de 333cm³ que, quando se juntam, formam 999cm³, o que representa quase 1.000cm³. No entanto, mesmo que em cilindradas, temos quase o mesmo valor de mil, ainda que o volume da unidade das câmaras seja maior.

Com isso, acontece uma combustão maior que faz toda a diferença na potência oferecida por cada câmera. Justamente este efeito que permite que a maioria dos motores de três cilindros tenham a mesma potência dos de 4 cilindros, dentro da mesma cilindrada.

Nova tecnologia

Os motores de três cilindros nos carros 1.0 são uma nova tecnologia que ganha cada vez mais espaço no mercado automotivo brasileiro. E o motivo de tamanho sucesso é bastante simples de compreender: economia, agilidade e desempenho diferenciados, em carros populares ou de entrada.

A partir disso, a opção de motor de três cilindros ajuda a aliar bom custo-benefício em um veículo com potência eficiente e pouca demanda de manutenção, de modo geral. Entre as principais marcas que adotaram a novidade, podemos citar modelos da Ford, Renault, Volkswagen, Fiat e Nissan.

Sem contar que existe a possibilidade do motor de três cilindros gerar uma economia de até mesmo 25% no peso do motor e até mesmo funcionar em veículos com dois cilindros, o que traz muito mais eficiência do que veículos antigos disponíveis.

Conheça as principais vantagens relacionadas

Além da economia, modernidade e aumento da agilidade, existem ainda outras vantagens do motor de três cilindros que devem ser mencionadas. O desempenho alto, neste caso, é um dos principais destaques por conta da tecnologia que chegou para contribuir amplamente com os motoristas e até mesmo com questões de sustentabilidade em alta no momento.

Os modelos de veículos que utilizam o motor de três cilindros contam com menos perda de combustível diante do novo desenho da cabeça dos pistões e da câmara de combustão. Além disso, existem diversas válvulas variáveis e injeção direta que são fortes influências na melhora do desempenho do carro. O grande diferencial, no entanto, é que tudo isso funciona com economia e gera apenas um quarto de gases poluentes.

Menor atrito

Outro ponto de destaque do motor de três cilindros é a menor frequência de atrito e propulsores no auxílio do torque em momentos de baixas rotações. Isso, no fim das contas, gera uma economia acima de outras opções de motores disponíveis no mercado, especialmente com desempenho de uso nas grandes cidades. Um bom exemplo disso é que um veículo com este tipo de motor consegue fazer 14KM/ litro na cidade. Já o peso e o calor também são fatores intrinsecamente ligados ao desempenho do veículo e a essa engenharia do motor.

Afinal, com um cilindro a menos do que possuía a sua versão anterior, ele consegue eliminar um peso bastante significativo em relação aos ajustes nos tamanhos de peças do sistema interno e algumas outras questões decisivas no desempenho.

Aumento de ruídos e vibração

No entanto, o que pode ser considerado uma desvantagem do motor de três cilindros é o aumento de ruídos e vibração. Por funcionar com três cilindros, a maneira com que a força do motor é distribuída traz mais rotações e, diante disso, um nível maior de vibração.

Isso não costuma ser uma regra, porém, muitos modelos com este tipo de motor apresentam vibrações diferentes dos motores de quatro cilindros de opções mais antigas no mercado. Mas vale reforçar, neste caso, que mesmo com o aumento do ruído, o desempenho elevado do motor não é impactado em nada.

Agora você já sabe como o motor de três cilindros funciona e suas principais vantagens. Normalmente, eles costumam encaixar muito bem opções de carros compactos exatamente por conta da economia, agilidade e desempenho diferenciados em carros populares ou de entrada. No entanto, antes de optar por este tipo de motor, é válido considerar qual o principal uso do veículo e o que é considerado prioridade na rotina do motorista e de sua família.

Gostou das informações do artigo? Então aproveite e nos siga no Facebook, Instagram, LinkedIn, YouTube e no novo X para ficar por dentro de outras novidades sobre como cuidar do seu veículo e tomar boas decisões.



Notícias recentes
Conheça as novas versões do Honda City: EX e LX!
Conheça as novas versões do Honda City: EX e LX! Saiba mais...
Dolphin Mini: conheça mais sobre esse lançamento BYD
Dolphin Mini: conheça mais sobre esse lançamento BYD Saiba mais...
Veja dicas de como cuidar da sua Harley-Davidson!
Veja dicas de como cuidar da sua Harley-Davidson! Saiba mais...
Descubra tudo sobre os veículos off-road!
Descubra tudo sobre os veículos off-road! Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido