Refinanciamento de veículo: entenda como funciona e quando fazer


Uma situação comum a empresas e pessoas físicas é passar por períodos de dificuldade financeira, que tendem a ser transitórios. Estar nessa situação faz com que se busque meios para revertê-la, e o refinanciamento de veículo é uma alternativa com taxas menores e maior facilidade para a obtenção do crédito desejado.


Por ter um bem em garantia, a instituição que fará o refinanciamento não se restringirá a uma análise minuciosa do histórico do cliente, e os juros também são menores que os usualmente praticados pelo mercado. Trata-se de uma excelente opção para quem precisa de dinheiro e não pode abrir mão de ter um veículo.

Quer saber mais sobre o refinanciamento de veículo? Continue a sua leitura e saiba quais são os principais aspectos desse tipo de crédito. Confira!

O que é o refinanciamento de veículo?

O refinanciamento de veículo é uma das modalidades de acesso a crédito oferecida por bancos e instituições financeiras autorizadas a trabalhar com esse tipo de serviço. Para isso, o tomador do crédito colocará em garantia um veículo que esteja em seu nome, cuja propriedade passará a ser da instituição que concedeu o crédito em caso de inadimplência.

Nessa modalidade, a propriedade do veículo permanecerá em nome do tomador do empréstimo, embora alienado para a instituição financeira. Isso quer dizer que o dono do automóvel não poderá vendê-lo sem a expressa anuência da instituição concedente, que estipulará condições para essa venda, como o repasse de valores obtidos a ela ou a troca da garantia.

Mas é justamente a certeza de recebimento, prestada pela garantia, que permite que condições mais benéficas sejam dadas ao tomador do empréstimo, por reduzir drasticamente o risco sobre a negociação.

Quando quitado o empréstimo, o que acontece quando o devedor consegue pagar todas as parcelas do montante recebido pelo banco, dentro das condições estabelecidas, o veículo deixará de estar alienado à instituição financeira, e o dono terá a propriedade plena sobre o bem.

Como funciona o refinanciamento?

Um dos requisitos cobrados pela instituição que concederá o crédito é que não exista financiamento sobre o veículo dado em garantia. Ainda assim, algumas instituições concedem crédito sobre veículos com parcelas a serem pagas, tendo como base o valor já quitado. Nesse caso, o valor do empréstimo será menor, mas continua a ser uma boa opção para quem precisa de crédito e pode contar com essa modalidade.

Como é de se imaginar e, em razão dos valores dos veículos estarem sujeitos à depreciação natural em razão do ano e quilometragem rodada, é comum que a avaliação do veículo quitado seja feita de acordo com a tabela FIPE. Ela reúne todos os modelos comercializados no país e faz a cotação do valor de acordo com o ano e modelo.

É uma forma objetiva de se aferir o valor do bem que será posto em garantia, além de ser bastante transparente. Avaliado do veículo, a instituição financeira concederá um valor que varia entre 70 a 90% do verificado, sendo o maior percentual aplicado a veículos mais novos e mais caros e o menor conferido aos veículos mais velhos e baratos.

O recomendável é que o tomador pleiteie apenas o valor que necessita como empréstimo, portanto tenha em mente a quantidade de que você precisa para honrar com seus compromissos. Isso facilitará o acesso ao crédito, taxa de juros e parcelas menores, bem como permitirá quitar o empréstimo em menor prazo.

O comum é que sejam aceitos veículos com até 10 anos de uso, sendo raro as que aceitem veículos de mais de 15 anos. A razão é a maior ou menor liquidez do bem, pois veículos mais velhos podem encalhar nos feirões da financeira, ou exigir gastos elevados para a manutenção antes da venda.

Em relação ao prazo do empréstimo, o usual é que sejam dados 48 meses para o tomador quitá-lo. Mas é possível que se consiga condições diferentes de acordo com o caso concreto, o que será negociado entre a instituição e o cliente.

Vale a pena fazer o refinanciamento?

Isso deve ser bastante ponderado por quem cogita o refinanciamento, e questões como a necessidade de se ter um carro é uma das considerações a serem feitas. É importante saber que carro é um passivo financeiro, que gera gastos com manutenção, combustível e impostos. Em alguns casos, vendê-lo ou pegar um modelo mais barato pode ser mais vantajoso.

Por outro lado, muitos atualmente contam com a renda obtida por meio de aplicativos como Uber e 99, e não são todos os veículos que são aceitos por eles. Nesse caso, por ser de fato uma ferramenta de trabalho, o refinanciamento é mais atraente do que deixar de ter ou adquirir um veículo de menor valor.

O mesmo é válido quando o carro é utilizado por outras razões profissionais, como aquelas que demandam o deslocamento entre cidades. Ter alguma segurança profissional, ou seja, uma atividade que mesmo que esteja em um momento de dificuldades possibilitará o pagamento das parcelas, é uma das condições que permitem que o refinanciamento seja uma boa alternativa.

Como conseguir o refinanciamento?

Para refinanciar o seu veículo, é preciso procurar por uma instituição séria e comparar as condições oferecidas. O valor da avaliação do seu veículo não pode ser discrepante com o da Tabela FIPE e nem as taxas de juros abusivas, por ser essa uma modalidade que, justamente, oferece poucos riscos para as instituições financeiras.

Também é necessário saber que aquele veículo que você com muito esforço e trabalho conseguiu quitar para chamar de seu, deixará de ter tal status enquanto o refinanciamento não houver sido quitado.

Mesmo assim, reitera-se, é uma excelente alternativa para quem precisa de dinheiro de forma urgente, especialmente se vier acompanhada do devido planejamento financeiro, para que não se corra o risco de perder o veículo para a instituição bancária.

Ciente de tudo o que foi apresentado neste post, selecione seus documentos pessoas, comprovante de renda, residência e os documentos do veículo, e faça uma pesquisa entre as instituições financeiras em busca das melhores condições.

Gostou de saber sobre o funcionamento do refinanciamento de veículo? Então siga nossas redes sociais e mantenha-se bem informado. Nós estamos no Facebook, Instagram e Linkedin!



Notícias recentes
Nissan March
Nissan March Saiba mais...
Saiba o que é e para que serve a correia dentada do carro!
Saiba o que é e para que serve a correia dentada do carro! Saiba mais...
Saiba quais foram eleitos os melhores carros do ano de 2018
Saiba quais foram eleitos os melhores carros do ano de 2018 Saiba mais...
Saiba como evitar o desgaste prematuro dos pneus do carro
Saiba como evitar o desgaste prematuro dos pneus do carro Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido