Quer aprender mais sobre a valorização de carros usados?

Não é novidade para ninguém que todos os setores da economia oscilaram bastante nos últimos anos, sofrendo os efeitos das mudanças e demandas de distanciamento social impostas pela pandemia do novo coronavírus. Pensando nisso, preparamos um post para você aprender mais sobre a valorização de carros usados.


O setor automotivo foi um dos que mais experimentaram mudanças, muitas das quais ainda se fazem presentes e alteraram a forma pela qual os consumidores escolhem seus veículos, tomando suas decisões pelas projeções de estabilização que começam a se fazer mais presentes.

Continue sua leitura e aprenda mais sobre o assunto!

Por que houve a valorização de carros usados?

Antes de mais nada, para entender por que houve a valorização dos usados, é preciso ressaltar que a inflação cresceu em todo o planeta durante o período de pandemia, notadamente pelos desafios de logística e de demandas nos mais variados segmentos da economia. No setor automotivo, a falta de insumos foi o grande vilão dos preços.

Definitivamente, o seu bolso já sofreu com os aumentos de alimentos, combustível, dólar, transportes, produtos e assim por diante. Não tem jeito: a crise de oferta é mundial. Para as montadoras, tal realidade veio na dificuldade de matérias-primas, como aço, borracha, pneus, resinas, alumínio, plástico, aço e, principalmente, dos famosos semicondutores.

Afinal, o que são os semicondutores?

É bastante provável que, antes da pandemia, você (e a maioria das pessoas) sequer tivesse ouvido falar sobre os semicondutores. No entanto, como eles foram, ao menos em grande parte, os responsáveis pela parada nas linhas de produção de montadoras em todo o mundo, estavam constantemente presentes nos noticiários e jornais. 

Trata-se de uma classe de materiais que, como o próprio nome diz, é capaz de conduzir correntes elétricas. Por isso, são fundamentais para a fabricação de chips utilizados em diversos aparelhos, como smartphones, computadores e, logicamente, nos carros mais modernos, sobretudo os com tecnologia avançada, como autônomos e elétricos.

O que causou a crise dos semicondutores?

Motivos não faltaram para a crise dos semicondutores nos últimos anos. Com as imposições de distanciamento e isolamento social, por exemplo, você deve ter notado que vários profissionais passaram a trabalhar no modelo de home office e, até mesmo, as crianças foram afastadas das escolas, recebendo suas aulas e tarefas em casa.

Naturalmente, isso impulsionou a venda de aparelhos eletrônicos, como computadores, smartphones e aparelhos de televisão, direcionando a produção de semicondutores para tais mercados. Por isso, quando houve demanda da indústria automobilística, a produção disponível de semicondutores já estava direcionada para outros setores.

Quais as perspectivas para o mercado automotivo?

Nos dias de hoje, com o arrefecimento dos números da pandemia em todo o planeta e elevados índices de vacinação de alguns países relevantes para a economia, inclusive o Brasil, há uma perspectiva de que o cenário comece a mudar. Em alguns meses, por exemplo, foi possível perceber um arrefecimento dos preços de alguns modelos.

As linhas de produção estão mais ativas, muitos profissionais estão em seus postos e a escassez deve se dissipar em questão de tempo. No entanto, ainda devemos experimentar valores acima das médias passadas, tanto nos segmentos mais populares quanto de luxo. Por isso, é bom ficar de olhos atentos e aproveitar eventuais boas oportunidades.

Quais os modelos que mais se valorizaram?

Agora que você entendeu quais fatores contribuíram para a valorização de carros usados, aprendeu mais sobre o conceito de semicondutores e observou as perspectivas para os próximos meses, vamos preparar uma pequena lista mostrando alguns dos modelos que mais se valorizaram durante a pandemia. Acompanhe alguns exemplos. 

Volkswagen T-Cross (2020): 32,87% 

Honda HR-V (2017): 6,48% 

Volkswagen Up! (2019): 6,04% 

Como você pôde ver, a valorização de carros usados foi uma questão importante durante a pandemia e ocorreu por causas multifatoriais, abalando montadoras de todo o planeta. No entanto, a perspectiva é de melhorar nos próximos meses, o que pode abrir um belo leque de oportunidades para quem estiver com olhos atentos no mercado.

Gostou de aprender mais sobre a valorização de carros usados? Quer receber mais conteúdos sobre o mercado de automóveis? Então, não deixe de assinar nossa newsletter!



Notícias recentes
Veja dicas de como cuidar da sua Harley-Davidson!
Veja dicas de como cuidar da sua Harley-Davidson! Saiba mais...
Descubra tudo sobre os veículos off-road!
Descubra tudo sobre os veículos off-road! Saiba mais...
Entenda como funciona o cartão de estacionamento para idoso!
Entenda como funciona o cartão de estacionamento para idoso! Saiba mais...
Saiba como funciona o motor de três cilindros!
Saiba como funciona o motor de três cilindros! Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido