Quais são os tipos de carros espaçosos mais indicados para sua família?

Com o passar do tempo, as prioridades das pessoas mudam da água para o vinho, inclusive seus tipos de carros preferidos. Aqueles impulsos da juventude — como adquirir um jipe e se aventurar pela lama, ou comprar um veículo potente para acelerar por aí — podem ser postos de lado.


Junto da idade, chega a maturidade, a emancipação, o casamento e, para a maioria, os filhos. Com isso, torna-se necessário pesquisar por carros espaçosos para comportar toda a família com conforto e, principalmente, segurança.

Além de espaçosos, esses automóveis são muito mais estáveis nas estradas do que os modelos de pequeno porte, e costumam oferecer bagageiros amplos — perfeitos para quem não gosta de deixar nada para trás durante as viagens.

Para ajudar você a fazer a melhor escolha, reunimos, neste post, os tipos de veículos mais indicados para a sua realidade. Continue conosco para conferir!

Sedans

Os sedãs são verdadeiras lendas do mundo automotivo. Seu conjunto amplo e funcional tem a medida certa para acomodar uma família moderna com conforto. O problema é a grande variedade de opções, o que pode tornar a escolha um tanto difícil.

Felizmente, a categoria conta com três variedades distintas, o que pode ajudar na decisão. Conheça-as abaixo!

Sedans Compactos

São os sedans mais acessíveis do mercado e costumam entregar espaço, acabamento e potência na medida certa para seus consumidores.

Graças a seus motores econômicos, são recomendados para famílias pequenas e que não querem (ou não podem) afetar demasiadamente o seu orçamento. As opções com motor 1.0 são as mais vendidas para esse perfil de consumidor, embora as versões com motorização turbo estejam se tornando cada vez mais populares.

Os mais aclamados representantes dessa categoria são o Nissan Versa e o Honda City, dois japoneses de confiança que entregam o melhor do básico para seus clientes, e os representantes da VW, Volkswagen Virtus, o mais novo sucesso da marca, e o clássico Volkswagen Voyage, ambos com versões de topo que mais se parecem sedãs médios, em vista do desempenho e da tecnologia.

Sedans Médios

Esse tipo de carro tem clientes fiéis devido ao conforto que oferece somado a um design atraente, espaço interno amplo e acessórios de série atrativos para o público, que é predominantemente de classe média.

Essa é uma das categorias mais acirradas do mercado, pois praticamente todos os líderes de vendas apresentam um excelente custo-benefício. A principal vantagem dos sedans médios é o equilíbrio entre a praticidade e o luxo. São automóveis de alta qualidade que entregam potência, segurança e beleza com um requinte na medida certa.

Um dos mais queridos modelos dessa categoria é o Honda Civic, o ícone da marca que já está em sua décima gerarão, entretanto existem várias outras opções interessantes como o Nissan Sentra, conhecido vulgarmente como o “irmão maior” do Versa, e o Volkwagen Jetta, o projeto da VW que promete uma experiência quase esportiva ao volante.

Sedans Grandes (de luxo)

Produzidos para um nicho privilegiado e, por isso, muito exigente, os sedãs grandes são quase 100% fabricados no exterior e são muito mais potentes em relação aos modelos anteriores. No entanto, o que realmente se destaca nesses modelos é o requinte.

Quem procura por um veículo dessa categoria não espera pouca coisa em termos de acabamento, tecnologia e equipamentos. São, também, uma oportunidade para o consumidor que deseja estar sempre a par das novidades, pois esses automóveis estão sempre um passo (ou mais) à frente dos demais.

O Volvo S60 é um dos carros mais prestigiados entre os sedans de luxo atuais e se destaca pelo seu conjunto de itens de tecnologia e segurança que são referências mundiais. A Honda também entra nessa disputa com o Accord, o sedan mais “caprichado” da marca japonesa que está agitando esse mercado.

Renault Logan

O Renault Logan consiste em um dos melhores sedãs para a família. O veículo é de uma montadora francesa e passou por algumas revitalizações nos últimos anos. O que o torna mais vantajoso é o seu custo-benefício. 

Saiba que o automóvel tem um porta-malas amplo, podendo suportar até 510 litros de capacidade. Dessa forma, é possível carregar bagagem para todas as pessoas da família sem muita preocupação. Além do mais, ele se destaca no aspecto da segurança. Uma vez que o modelo é equipado com 4 airbags de série, fixação de cadeirinha Isofix, controle de estabilidade e entre outros. 

Station Wagon (SW)

Mais conhecidas como peruas, as Station Wagon chamam atenção pelo seu imenso espaço interno — perfeito para grandes famílias. Ademais, o bagageiro também é amplo, tornando esse um dos tipos de carros mais eficientes para quem gosta de viajar e levar muita bagagem.

O porta-malas da SW se destaca pela sua profundidade e tamanho semelhantes aos dos sedans, mas com o diferencial do volume superior livre, o que não só amplia o espaço, como, também, facilita a acomodação de diversos tipos de objetos.

Infelizmente esse tipo de modelo perdeu espaço para os SUVs, principalmente entre as opções mais populares. No entanto, entre as marcas premium, ainda é possível encontrar alguns modelos pra lá de luxuosos como o belíssimo Volvo V60.

Minivans (MPV)

As minivans (MPV) — Multi Purpose Vehicle ou Veículos Multiuso — são automóveis monovolume, ou seja, não tem separação externa entre o capô, o habitáculo de passageiros e o bagageiro. Geralmente apresentam de 3 a 5 portas e podem acomodar até 9 passageiros.

São ligeiramente mais altas que os modelos hatch, sedan ou perua de que derivam, compartilhando bases e componentes mecânicos. Além do amplo ambiente interno, contam com grande área envidraçada que favorece a experiência dos ocupantes.

Entretanto, assim como as peruas, as minivans quase desapareceram do mercado com a ascensão das outras categorias, e a expectativa é que elas sumam de vez nos próximos anos. Isso significa que quem faz questão de ter um veículo como esse em casa, vai precisar importar.

Nissan Grand Livina 

O Nissan Grand Livina é uma ótima opção para famílias grandes, ela é minivan espaçosa e estilosa, apresentam capacidade para 7 lugares e motor 1.8. O modelo. O veículo apresenta um interior muito confortável. 

Na segunda fileira dos bancos pode ser rebatida e movida para frente e a terceira fileira também pode ser rebatida, assim é possível transportar até 964 litros de bagagem. Além do mais, o veículo conta com porta-malas na parte de trás dos bancos e um painel tecnológico de utilização simples. 

SUV

A tradução literal do termo SUV quer dizer Veículo Utilitário Esportivo. Esses carros espaçosos foram criados com base em caminhonetes e picapes, mas apostam em um visual mais ousado com pneus grandes, carroceria elevada, bem como tração nas quatro rodas em alguns modelos — o que os permite andar sobre vários tipos de solo.

A descrição desse tipo de automóvel deixa claro que se trata de um veículo de grande porte, mas, embora eles geralmente apresentem um bom espaço interno, muitas opções deixam a desejar quanto ao tamanho do porta-malas. Portanto é interessante verificar esse item na compra.

Os SUVs são, sem dúvida, a grande sensação do momento, e praticamente todas as montadoras estão disputando espaço na categoria. Volkswagen T-Cross, Honda HR-V e Nissan Kicks, bem como opções luxuosas como o Volvo CX40, são alguns dos “competidores” dessa grande disputa de vendas.

Nissan Kicks 

O Nissan Kicks é um SUV mais vendido para as famílias. É preciso ressaltar que ele é um dos veículos com os menores valores da categoria se comparado aos outros modelos. 

O custo-benefício desse carro é excelente, visto que é conhecido por seu reduzido consumo de combustível, o que é uma ótima vantagem para quem usa o carro com frequência para levar os filhos na escola e para viajar com a família. 

O Nissan apresenta um porta-malas com capacidade para 432 litros. O banco é um dos maiores atrativos do modelo, ou seja, o Zero Gravity que proporcionam mais segurança e conforto durante passeios longos. Além disso, o Kicks apresenta um controle inteligente que aciona de forma rápida os freios nas curvas e, ainda conta com airbargs duplos e fixação Isofix para as cadeirinhas. 

Renault Duster 

Uma boa opção de carro para a família é o Renault Duster. Ele é um SUV da montadora. Ele apresenta ótimas características para quem gosta de viajar com a família. Seu porta-malas comporta 475 litros, o que o torna uma ótima opção para passeios. 

O modelo tem um amplo espaço na parte interna. Assim, os passageiros ficam bem acomodados no banco traseiro. Ele também é ótimo para passeios em terrenos acidentados. Dessa forma, caso você deseja ir em uma em algum lugar com estrada de terra, não terá maiores problemas, visto que ele foi elaborado pensando nesses tipos de passeios. Vale a pena apostar na versão 4x4. 

Hyundai IX35

Esse modelo é um dos mais comercializados, já que conta com excelentes ferramentas. O Hyundai IX35 é um automóvel muito espaçoso, sendo uma ótima opção para quem tem filhos. É um carro com ótimo desempenho nas ruas. Seus bancos traseiros podem ser dobrados para aumentar a capacidade do porta-malas.

É válido ressaltar que é um carro de porte médio, design elegante e moderno e muito confortável para o motorista e para os passageiros. 

O consumidor moderno realmente conta com um mercado extremamente rico e variado. São inúmeras marcas e tipos de carros para todos os gostos e necessidades. Se o que você procura é um automóvel espaçoso para sua família, precisará pesquisar bastante, mas tenha certeza de que o mercado oferece diversas opções vantajosas, e uma delas é ideal para suas necessidades e desejos.

Gostou do nosso post? Aproveite para seguir nossas redes sociais para ficar por dentro de mais assuntos, estamos no Facebook e Instagram!



Notícias recentes
Descubra tudo sobre os veículos off-road!
Descubra tudo sobre os veículos off-road! Saiba mais...
Entenda como funciona o cartão de estacionamento para idoso!
Entenda como funciona o cartão de estacionamento para idoso! Saiba mais...
Saiba como funciona o motor de três cilindros!
Saiba como funciona o motor de três cilindros! Saiba mais...
Veja dicas de como escolher um SUV!
Veja dicas de como escolher um SUV! Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido