Por que investir em rastreamento de carro? Veja 8 vantagens!


Para quem deseja ter mais segurança no trânsito, contar com a tecnologia de rastreamento de carro pode ser a solução ideal. Afinal de contas, os números de roubo de veículos seguem em alta no Brasil — para se traçar uma ideia, foram registradas mais de 90 mil ocorrências envolvendo automóveis no país ao longo do primeiro semestre de 2019.


Ao investir em um rastreador veicular, você consegue saber, de maneira precisa, a posição exata do carro, esteja ele onde estiver. Para isso, o recurso aplica a tecnologia de geolocalização ou radiofrequência, de implementação fácil em qualquer modelo, oferecendo diferentes funcionalidades.

Se você ainda está em dúvida a respeito do assunto, chegou a hora de tomar uma decisão. Neste post, separamos as 8 principais vantagens do rastreador automotivo, explicando os motivos pelos quais pode ser uma ótima ideia. Acompanhe!

1. Aumenta as chances de encontrar o carro em caso de roubo

Ninguém espera ter o carro roubado, mas caso isso aconteça e você tenha um rastreador, não precisa se preocupar — é possível identificar a localização exata do automóvel imediatamente.

Assim, as autoridades vão conseguir recuperar o veículo com agilidade, e as chances de que ele nunca mais seja visto caem de forma significativa.

2. Contribui para sua segurança pessoal

Se ter o carro furtado já representa um pesadelo, a situação pode ficar ainda pior em caso de sequestro. Nesse cenário, o rastreador também ajuda bastante: a empresa contratada percebe a situação e aciona as autoridades de maneira imediata, tornando a localização e o resgate do motorista uma operação mais fácil e rápida.

Também é possível instalar a tecnologia a partir de um botão de pânico, que, ao ser acionado, envia um sinal para a central de monitoramento. Outra funcionalidade consiste na cerca eletrônica, permitindo a delimitação de uma área segura para a circulação do carro. Caso ele ultrapasse essa área, liga-se um sinal e o usuário recebe uma mensagem.

Também existem rastreadores conhecidos como bloqueadores, que possuem a função de impedir o funcionamento do motor. Nesse contexto, um sistema é responsável por cortar a conexão da ignição do motor remotamente em caso de roubo ou furto, forçando o veículo a parar naquele mesmo instante.

3. Reduz o valor do seguro

Outra vantagem de investir em rastreamento de carro é que essa tecnologia também deixa o seguro mais barato. Como estamos falando de uma ferramenta que ajuda na busca e na recuperação do automóvel em caso de roubo, a seguradora entende que o modelo tem menor chance de não ser recuperado quando há ação criminosa.

Em outras palavras: a probabilidade de a empresa ter de pagar uma indenização total cai bastante.

4. Permite escutar o que acontece dentro do carro

O recurso que possibilita a identificação da localização do automóvel é básico, tanto que figura em qualquer rastreador. Mas ele pode ir mais além: alguns modelos contam com a opção de monitorar tudo o que se passa dentro do automóvel, por meio de gravações de áudio.

Se a empresa contratada perceber certa situação estranha no veículo, como tende a ocorrer no caso de um sequestro relâmpago, por exemplo, ela entra em contato com as autoridades imediatamente.

5. Oferece assistência 24 horas

Muitas empresas que atuam no ramo de rastreamento de carro oferecem, junto à implantação da tecnologia, assistência 24 horas, com serviços de guincho, mecânico, chaveiro, entre outros.

Assim, você conta com uma gama completa de serviços e pode pedir ajuda em caso de qualquer problema sério.

6. Não possui análise de perfil

Quando o motorista decide investir em determinado seguro automotivo, a empresa responsável avalia uma série de elementos do contratante para o serviço — trata-se da chamada análise de perfil. O problema é que, de acordo com o estilo e as características do condutor, o seguro corre o risco de ficar caro demais ou, inclusive, de ser recusado.

Ao fechar parceria com um serviço de rastreamento de carro, evita-se toda essa situação. Além de não haver análise de perfil, também não são observadas informações como as condições do automóvel ou seu ano de fabricação, por exemplo. Na verdade, basta apenas solicitar a instalação do dispositivo, sem outros estágios burocráticos.

7. É instalado de maneira simples

Ao falar de instalação de um novo acessório ou equipamento no veículo, muitos motoristas pensam que haverá a necessidade de deixar o carro por vários dias em uma oficina ou empresa especializada. Mas esse não é o caso do rastreador. Afinal de contas, a maior parte dos modelos disponíveis no mercado têm instalação simples e bem rápida.

No entanto, é fundamental que o rastreador seja colocado por alguém que entende do assunto. Se o processo acontecer de maneira incorreta, o aparelho pode não funcionar da forma como deveria, além de aumentar as chances de ocorrências de falhas na rede elétrica.

8. Apresenta um preço acessível

Por fim, é importante destacar que os rastreadores geralmente oferecem preços bastante acessíveis de instalação e monitoramento. Isso elimina a necessidade de você arcar com altos custos para aproveitar as vantagens.

Mais um diferencial: o preço do dispositivo não fica mais caro para veículos antigos, como ocorre com outros equipamentos.

Como você conferiu neste post, o serviço de rastreamento de carro entrega diversas vantagens e pode fazer toda a diferença em seu dia a dia. O dispositivo traz grandes facilidades no caso de roubo ou furto, contribui para a sua segurança pessoal e é bastante simples de ser instalado, além de barato e dono de uma ampla gama de funções.

Só não se esqueça de contar com uma empresa de confiança na hora de contratar a instalação do serviço, ok? Uma boa dica para ter certeza do comprometimento dela é buscar opiniões na internet. Assim, você confere o que as pessoas estão dizendo a respeito da marca e toma uma decisão mais assertiva.

Este post foi útil? Então não perca tempo e siga a nossa página no Facebook! Por lá você confere diversos conteúdos, desde artigos sobre o universo automotivo e dicas para o seu carro até ofertas do Grupo AB!



Notícias recentes
Nissan March
Nissan March Saiba mais...
Saiba o que é e para que serve a correia dentada do carro!
Saiba o que é e para que serve a correia dentada do carro! Saiba mais...
Saiba quais foram eleitos os melhores carros do ano de 2018
Saiba quais foram eleitos os melhores carros do ano de 2018 Saiba mais...
Saiba como evitar o desgaste prematuro dos pneus do carro
Saiba como evitar o desgaste prematuro dos pneus do carro Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido