O que você deve saber sobre o Mercedes-Benz EQC

A eletrificação dos transportes é considerada por especialistas como uma das principais formas de reduzir a emissão de gases poluentes na atmosfera. Frente a esse cenário, muitas montadoras já anunciaram estar interrompendo a fabricação de carros a combustão em um futuro próximo, uma vez que eles são responsáveis por grande parte da emissão de carbono.


A Mercedes-Benz é uma dessas empresas, tendo anunciado, em 2019, que vai abandonar modelos a combustão em, no máximo, 20 anos. Uma prova disso é o lançamento do Mercedes-Benz EQC, primeiro crossover de luxo da fabricante no Brasil a oferecer uma motorização 100% elétrica. Ele demonstra que a Mercedes já está de olho no futuro e a eletrificação já é parte desta nova realidade.

Desde seu lançamento, o EQC vem chamando a atenção dos motoristas pela alta tecnologia embarcada, o amplo espaço interno e o conforto. Quer saber mais sobre o modelo e quando ele pode ser uma boa opção para você? Continue a leitura!

Conheça as principais características do Mercedes-Benz EQC

O EQC é baseado em outro automóvel da Mercedes, o SUV médio GLC. Porém, engana-se quem pensa que a montadora fez mudanças mínimas para tornar o veículo elétrico — ele teve 70% de suas peças modificadas e seu visual é completamente diferente de toda a linha da Mercedes, pesando 2.495 kg. Confira, a seguir, suas principais características.

Estilo

O modelo entrega a eletrificação à primeira vista, graças a seu design futurista e fluido. Ele pode até compartilhar certa semelhança visual com o GLC — afinal, a plataforma de ambos os modelos é a mesma —, mas traz mudanças suficientes para se descolar do irmão. As semelhanças ficam apenas nos volumes laterais da carroceria, no recorte do capô sobre os para-lamas dianteiros e nos vincos na parte inferior das portas.

No mais, o Mercedes-Benz EQC traz um estilo de grande personalidade, a começar pela dianteira, com faróis em formato de asa com detalhes em azul e luzes diurnas de LED. As luzes, por sua vez, se integram a outro filete de LED aplicado na grade dianteira, reforçando o ar futurista do SUV.

Ele também tem uma faixa preta ligando a base dos faróis em formato de arco, enquanto sua grade frontal conta com filetes horizontais cromados finos, remetendo à grade dos modelos tradicionais da montadora. Já a traseira do EQC traz lanternas inteiriças que se destacam bastante à noite.

Motores

O Mercedes-Benz EQC é equipado com dois motores elétricos posicionados um em cada eixo. Eles atuam em conjunto e são capazes de gerar uma potência de 300 kW (ou 408 cv) e torque de 760 Nm (ou 77,5 kgfm), tendo tração integral 4Matic e câmbio automático. Tal potência é igual a um de seus rivais, o Volvo XC40 Recharge.

Os dois motores elétricos, apesar de trabalharem juntos, têm missões diferentes. O da frente tem como objetivo otimizar a eficiência em velocidades baixas e médias, enquanto o de trás é acionado quando é necessário um desempenho máximo.

O modelo impressiona pela velocidade, podendo acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 5,1 segundos, número digno de esportivos e maior do que o de seus rivais. Já sua velocidade máxima, limitada eletronicamente, é de 180 km/h.

Autonomia

As baterias de íon-lítio do EQC permitem ao carro uma autonomia de 445 km (ou de 471 km no método NEDC). Elas podem ser recarregadas a um nível de 80% em apenas 50 minutos (com carregador rápido de 400 V), mas levam 7h30 quando a recarga é feita junto a uma rede 220 V.

Assim como outros carros elétricos, é possível recarregar o EQC em casa usando uma tomada comum, mas os motoristas também podem usar o Mercedes-Benz WallBox ou estações de recargas públicas para isso.

Conforto

O conforto é um dos diferenciais do Mercedes-Benz EQC, a começar pelos bancos, que são bastante confortáveis e contam com extensores para a base das pernas. Para o motorista, dá para encontrar a melhor posição de dirigir com a coluna de direção ajustável eletricamente.

O trabalho meticuloso da montadora para conter ruídos e vibrações resultantes da mecânica do utilitário esportivo também traz ganhos ao conforto, tornando-o bastante silencioso. Na direção, o isolamento acústico permite ao condutor e aos passageiros ouvir somente o baixo ruído de rolagem dos pneus.

Espaço interno e acabamento

O Mercedes-Benz EQC tem grandes dimensões, com 4,76m de comprimento, 1,88 m de largura e 1,62 m de altura, além de 500 litros de porta-malas. Por isso, é um carro ideal para viagens em família.

Por dentro, o já esperado refinamento da montadora. Toda a cabine tem revestimento em couro e detalhes em alumínio nos painéis das portas e nos botões de acionamento dos vidros elétricos.

Já a cabine se destaca pelas luzes-ambiente, que podem ter cor única ou mesclar duas cores, que aparecem em diferentes locais do automóvel (desde no painel e portas até na região dos pés, embaixo dos bancos dianteiros e na área dos puxadores das portas).

Equipamentos

Como não poderia deixar de ser, o Mercedes-Benz EQC tem tecnologias de última geração, que contribuem diretamente para o maior conforto e segurança dos ocupantes.

Entre os destaques está o botão de partida, controle de modos e peso de condução, navegador por GPS, painel virtual totalmente personalizável, câmeras 360°, teto solar, saída de ar-condicionado para o banco traseiro, alarme antifurto e antiarrombamento, detector de fadiga, entre diversas outros itens inovadores.

Saiba quando vale a pena comprar um modelo Mercedes Benz EQC

Como você deve ter percebido, o EQC reúne tudo o que há de mais moderno no mercado de eletrificação atual, além de contar com a tradicional qualidade da Mercedes-Benz. Por isso, o modelo é ideal se você quer um carro moderno, confortável e estiloso.

Só não se esqueça de que, por se tratar de um veículo 100% elétrico, o EQC demanda uma nova forma de se pensar em mobilidade. Durante uma viagem, por exemplo, será preciso escolher os destinos com atenção, optando por caminhos que tenham estações de recarga disponíveis, o que vem se tornando cada vez mais comum nas cidades brasileiras.

Por fim, vale destacar que o Mercedes-Benz EQC oferece três anos de garantia, com direito a manutenção incluída. Já as baterias têm oito anos de garantia.

Gostou de saber mais sobre o EQC? Então, aproveita para deixar seu comentário e nos contar o que mais o interessou no modelo!



Notícias recentes
Veja dicas de como cuidar da sua Harley-Davidson!
Veja dicas de como cuidar da sua Harley-Davidson! Saiba mais...
Descubra tudo sobre os veículos off-road!
Descubra tudo sobre os veículos off-road! Saiba mais...
Entenda como funciona o cartão de estacionamento para idoso!
Entenda como funciona o cartão de estacionamento para idoso! Saiba mais...
Saiba como funciona o motor de três cilindros!
Saiba como funciona o motor de três cilindros! Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido