Notícias

Gasolina aditivada: mitos e verdades sobre seu uso em carros modernos

Publicado

Gasolina aditivada: entenda mitos, verdades e benefícios para motores modernos. Veja se vale a pena usar e como economizar no abastecimento.

Gasolina aditivada: mitos e verdades sobre seu uso em carros modernos

O alto custo dos combustíveis é uma preocupação constante dos condutores, tanto que muitas vezes optam pela gasolina comum, mesmo sabendo que, ainda que um pouco mais cara, a gasolina aditivada oferece uma série de benefícios para o motor e para o sistema de combustível.

Há uma série de mitos sobre a gasolina aditivada, e nem sempre os consumidores sabem quais as teorias são verdadeiras e quais devem ser descartadas. Para que seu uso seja otimizado, redigimos um artigo para explicar de forma clara o que é o combustível.

Vamos mostrar a sua diferença em relação à gasolina comum, os benefícios do seu uso, para que tipos de veículos ela é recomendada, e a vantagem que os carros modernos obtêm com o uso da gasolina aditivada.

O que é gasolina aditivada?

A gasolina aditivada é, como seu próprio nome diz, uma gasolina comum que recebe a adição de substâncias químicas capazes de contribuir para prolongar a vida útil do motor e preservar seu bom funcionamento.

São adicionados à gasolina produtos como detergentes, dispersantes e antioxidantes, cujas funções são limpar o motor, remover depósitos de sujeira e proteger componentes internos, como bicos injetores e válvulas. 

Principais mitos sobre a gasolina aditivada

Muito se ouve falar sobre as vantagens e desvantagens da gasolina aditivada, mas você realmente sabe quais são mitos e quais são verdades? Vamos mostrar a seguir algumas das especulações mais comuns sobre ela:

Mito 1: Gasolina aditivada aumenta o desempenho do motor

A função da gasolina aditivada não é o aumento do desempenho do motor, mas há de se considerar que com a manutenção e limpeza que ela promove, o rendimento do motor é  como o de um novo, levando a crer que seu desempenho está melhor em razão do uso da gasolina aditivada.

Mito 2: Só carros antigos precisam usar gasolina aditivada

Esse é um dos maiores mitos sobre a gasolina aditivada, que somente deve ser utilizada em carros antigos. Como afirmamos anteriormente, ela promove a limpeza dos componentes do motor, e isso é benéfico para carros de todos os tipos, modelos e anos, então sim, é recomendada para os novos também. 

Mito 3: Gasolina aditivada é desnecessária para carros modernos

Outro mito que se ouve por aí sobre a gasolina aditivada é que não precisa ser utilizada em veículos novos. O uso deste tipo de combustível previne o acúmulo de sujeiras, promove sua limpeza e mantém o motor com uma potência praticamente igual a de um carro recém saído da fábrica.

Mito 4: Gasolina aditivada sempre custa muito mais

Se formos pensar na relação custo-benefício da gasolina aditivada, o resultado será positivo, pois seu uso constante promove o aumento da vida útil do motor e reduz problemas nas manutenções e revisões, então o investimento é totalmente válido.

Verdades sobre o uso da gasolina aditivada em carros modernos

Não se deixe levar pelo que as pessoas falam sobre a gasolina aditivada, já que nem sempre elas possuem embasamento. Pesquise e tire suas próprias conclusões sobre o tema. Vamos apresentar abaixo alguns fatos incontestáveis sobre o uso deste combustível:

Benefícios reais para a limpeza do motor

A adição de substâncias químicas como os detergentes e dispersantes contribuem bastante para o bom funcionamento do motor, já que eles removem depósitos de carbono, evitam a permanência de sujeiras nos bicos injetores e válvulas, deixando-os limpos e otimizando o funcionamento do motor.

Impacto na eficiência do combustível

Se engana quem diz que a gasolina aditivada reduz o consumo de combustível ou faz com a quilometragem por litro aumente. Na realidade o que acontece é que com os componentes do veículo atingidos pela gasolina aditivada limpos, o combustível é pulverizado de forma mais eficiente, o que acaba por promover uma queima mais eficaz.

Proteção contra corrosão e desgaste

Ao limpar os componentes do motor, a gasolina aditivada contribui para a redução do desgaste das peças, bem como auxilia no combate à corrosão que se inicia com o acúmulo de sujeiras.

Vantagens para carros com tecnologias modernas 

Uma gasolina com aditivos químicos que promovam a limpeza dos componentes do motor é muito importante para os motores com tecnologias mais modernas, pois é capaz de manter o sistema de combustível limpo, e contribuir para a redução do atrito interno, aumentando a durabilidade do motor. Por isso muitos fabricantes recomendam o uso constante deste tipo de combustível. 

Gasolina aditivada x Gasolina comum: Qual escolher para seu carro moderno?

Salvo raríssimas exceções, os fabricantes recomendam que seja utilizada a gasolina aditivada tanto quanto possível, como veremos a seguir:

Quando vale a pena optar pela gasolina aditivada

Há a recomendação do uso da gasolina aditivada para carros com motores de alta compressão ou turbo, em veículos que ficam parados por muito tempo, de forma a evitar que a consistência e fluidez da gasolina normal se altere. 

Carros antigos podem ter resíduos já acumulados, que são removidos com ajuda dos detergentes e dispersantes da gasolina aditivada, assim como carros que passaram por manutenção e limpeza recentemente, pois a gasolina aditivada ajuda a manter os componentes limpos.

Outra recomendação do uso da gasolina aditivada é para carros que usem o etanol com frequência, uma vez que o aditivo trabalha para inibir o surgimento de corrosão dos bicos injetores, mais frequentes com o uso do etanol. E por último, os veículos que circulam em vias urbanas e ficam no movimento “anda e para” podem sofrer menos com o acúmulo de resíduos se usarem a gasolina aditivada.

Avaliação do custo-benefício

Como já mencionamos anteriormente, o custo-benefício relativo ao uso da gasolina aditivada é positivo, especialmente se a diferença entre a gasolina comum e a aditivada não for muito grande. Outra recomendação é optar por abastecer em postos que sejam confiáveis. 

Indicações do fabricante e manuais do veículo

Para saber se a gasolina aditivada é aconselhada para o seu veículo, consulte o manual do veículo, onde constam as recomendações da montadora para otimizar o seu funcionamento e prolongar a vida útil dos componentes do sistema de combustível.

Dicas para economizar e usar gasolina aditivada de forma eficiente

Por último, vamos às dicas para fazer do uso da gasolina aditivada uma ferramenta eficiente para seu veículo e suas finanças:

Como identificar a qualidade da gasolina aditivada

A gasolina aditivada recebe um corante que não altera suas propriedades, mas é adicionado a ela para que seja mais facilmente diferenciada. O posto de gasolina deve ter também um certificado de qualidade, comprovando que seus combustíveis foram testados e estão dentro dos padrões.

Combinação com manutenção preventiva

O uso da gasolina aditivada pode ser considerado um complemento à manutenção preventiva, pois os aditivos químicos presentes no combustível promovem a limpeza do sistema de abastecimento, incluindo motor, bicos injetores, válvulas, entre outros. O uso constante da gasolina aditivada é recomendado, mas cabe ressaltar que ela não substitui as vistorias e manutenções.

Cuidados no abastecimento

O primeiro cuidado a ser tomado é verificar no manual do veículo se há a indicação para o uso da gasolina aditivada. O segundo é sobre o momento do abastecimento com este combustível.

Caso o veículo tenha rodado por muito tempo com a gasolina comum, é possível que haja o acúmulo de sujeiras, que vão se soltar com os aditivos da gasolina e podem entupir o sistema, então é recomendado que seja feita uma manutenção preventiva para evitar que isso ocorra.

Outro ponto recomendado por especialistas é evitar a mistura da gasolina comum com a aditivada de forma a evitar que os aditivos sejam diluídos e deixem de fazer o efeito esperado.

Leia mais conteúdos como esse

leia mais
Manutenção Freio regenerativo em carros elétricos e híbridos: como funciona e vantagens Descubra como funciona o freio regenerativo em carros híbridos e elétricos, seus benefícios, manutenção e impacto na autonomia.
Publicado em
22 set 2025
Manutenção Você sabe quando trocar o óleo do carro? Descubra agora!
Publicado em
16 set 2025
Manutenção É preciso mesmo fazer rodízio de pneus?
Publicado em
16 set 2025