Manutenção

Mito ou verdade: Encostar na guia estraga a roda?

Publicado:

Para quem não sabe, no meio da borracha do pneu existe uma malha de aço que dá resistência à estrutura do pneu.

Mito ou verdade: Encostar na guia estraga a roda? Mito ou verdade: Encostar na guia estraga a roda?

VERDADE. Chego a passar mal quando vejo alguém dar ré ao estacionar e prensar a roda na guia. Ou nos piores casos, até a subir na calçada.

 

Ralar a roda na guia, além dos problemas visuais imediatos, como ficar com a roda ralada ou quebrar a calota, pode trazer alguns problemas de médio e longo prazos.

 

Para quem não sabe, no meio da borracha do pneu existe uma malha de aço que dá resistência à estrutura do pneu. Cada vez que você prensa o pneu lateralmente na guia, além de provocar o escape de ar, acaba produzindo pequenas deformações nesta malha, deixando o pneu torto e menos resistente, gerando vibrações e barulho.

 

Atrás da roda, instalado no cubo, encontra-se o famoso rolamento de roda, peça importantíssima que gira milhões de vezes durante a vida útil do carro. Por ser tão solicitado, ele é fabricado com um alto nível de precisão. Suas esferas e a pista de rolamento são retificadas e não podem conter qualquer irregularidade.


Mito ou verdade: Encostar na guia estraga a roda?


Os rolamentos de roda foram projetados principalmente para suportar o peso do carro (forças radiais). Quando encosta a roda na guia, você está produzindo uma força no sentido do eixo (força axial) e, nesse sentido, o rolamento é menos resistente.


Isto não significa que ele não suporte forças axiais, não é isso, afinal, em curvas fechadas eles também são bem solicitados. O problema está no choque com a guia, que pode acabar gerando deformações permanentes nas pistas ou nas esferas, ocasionando barulho e, pior, se os rolamentos não forem substituídos, poderão travar a roda e causar um acidente.

 

Nas rodas dianteiras, os cuidados devem ser ainda maiores porque, além dos problemas anteriores, o mau hábito de encostar a roda na guia poderá gerar problemas indesejados na suspensão, perda do alinhamento ou até mesmo causar folga no braço axial da direção.

 

Se você compartilha seu carro com outras pessoas, fique de olho nos pneus: aquelas manchas brancas na lateral são um sinal de que o condutor precisará ser alertado sobre estes riscos.

Leia mais conteúdos como esse

leia mais
Notícias Atualizações em sistemas de segurança veicular: o que há de novo? Segurança veicular moderna: conheça a diferença entre sistemas ativos e passivos e como ADAS, V2X e visão 360° estão prevenindo acidentes.
Atualizado em
22 dez 2025
Carros Vantagens do motor turbo: desempenho e economia Motor turbo ou aspirado? Entenda como o turbo funciona, sua potência extra, eficiência (downsizing) e qual escolher para seu perfil de direção.
Atualizado em
15 dez 2025
Carros Veículos elétricos usados: vale a pena comprar? Compre carro elétrico usado com segurança. Conheça as vantagens, os riscos (como a bateria) e use nosso checklist de inspeção específico para elétricos.
Atualizado em
08 dez 2025