Veja como identificar problemas na bateria do carro
Aprenda a identificar sinais de falha na bateria do carro e evite imprevistos. Veja causas comuns e dicas para prolongar a vida útil.

Quem entende bastante de carros pode ter mais facilidade na hora de identificar pequenos problemas, comuns durante o uso do veículo. Mas se você não conhece muito de mecânica e quer saber como identificar problemas na bateria do seu carro, esse é o seu lugar.
A bateria é um dos mais importantes componentes de um veículo, é ela quem acumula e fornece a energia para que o carro funcione. Ela é a responsável por ligar o motor e manter todos os equipamentos eletrônicos funcionando plenamente.
Com isso podemos perceber a importância de saber reconhecer que há algum tipo de problema na bateria, certo? Por isso vamos mostrar neste artigo, como é possível identificar tais problemas e as causas para que eles surjam. Além de dar dicas para prevenir ser pego de surpresa antes que eles ocorram.
Como identificar problemas na bateria do carro?
Para ficar mais fácil identificar problemas na bateria do seu veículo, se atente aos sinais abaixo:
Sinais comuns de falhas na bateria
Se surgir alguma dificuldade na hora de ligar o carro, pode ser bateria. Ou se a própria descarrega constantemente, isso é sinal de alerta. Se as luzes ficarem fracas ou instáveis também pode ser indício de bateria com problemas. O cheiro forte do líquido da bateria fervendo indica que ela está perto do fim.
Qualquer falha no sistema elétrico, como rádio, ar-condicionado fraco ou sem funcionar ou luz da bateria acesa no painel ou oxidação nos terminais são indícios que algo não está funcionando bem, e é melhor procurar um profissional.
Testes simples que você pode realizar
Para descobrir se tudo está funcionando bem com a bateria do seu carro ou se ela precisa de reparo ou substituição, o indicado é procurar a ajuda de um profissional capacitado para realizar os testes necessários.
Muito provavelmente só de olhar ele saberá se é preciso realizar algum procedimento, e se for o caso poderá utilizar o voltímetro ou um power probe, que poderá medir a tensão da peça, e mostrar o nível de carga da bateria.
O teste é bem fácil, basta grudar o cabo preto do multímetro no polo negativo da bateria, e o cabo vermelho no polo positivo. Se a bateria estiver carregada aparecerá no multímetro entre 12,3 V e 12,8 V. Mas se aparecer 12,2 V ou menos, isso significa que a bateria está descarregada e deve ser substituída.
Na última parte do teste o profissional pedirá que o carro seja ligado, e se a bateria estiver funcionando bem, o multímetro vai segurar a carga, e a voltagem não poderá cair para menor que 9 V.
Quais são as causas comuns para a falha da bateria?
Se você ainda não sabe o que pode causar os problemas mais comuns nas baterias de veículos, vamos mostrá-los abaixo:
Desgaste natural da bateria
Especialistas afirmam que a vida útil de uma bateria pode durar cerca de 3 anos, mas carros com menos uso podem durar de 4 a 5 anos. E a idade e o desgaste podem fazer com que ela perca a capacidade de reter carga, fazendo com que descarregue de forma mais rápida.
Impacto de temperaturas extremas
As temperaturas extremas impactam o funcionamento da bateria do carro. O frio excessivo pode aumentar a sua resistência elétrica enquanto que temperaturas muito altas aceleram as reações químicas.
Uso excessivo de acessórios elétricos
O uso demasiado de componentes eletrônicos no carro pode acarretar numa sobrecarga, e consequentemente provocar um curto-circuito, ou vazamento de eletrólitos.
Outras causas
Conexões no alternador, no bloco de junção ou cabos da bateria podem impedir o funcionamento correto da bateria.
Falhas no sistema de recarga.
A contaminação dos eletrólitos por substâncias orgânicos e sais metálicos corroem as placas da bateria
Se as luzes do carro ficarem acesas, ou o rádio ligado com o motor desligado é possível que a bateria descarregue.
Quando é necessário buscar um profissional?
Para avaliar o estado da bateria, é recomendado que se faça com um profissional, num local indicado pelo fabricante da peça. Eles poderão dar um parecer do que é necessário ser feito, ou mesmo se já é preciso realizar a substituição da bateria.
Prevenção e cuidados para prolongar a vida útil da bateria
Seguem algumas dicas importantes para cuidar da bateria do seu carro da melhor forma, de maneira que sua vida útil seja prolongada e danos sejam evitados:
Manutenção preventiva
Realize periodicamente a manutenção preventiva da bateria do carro. se tiver dúvidas sobre qual periodicidade é recomendada para esta avaliação, consulte o manual do fabricante para saber de quanto em quanto tempo, ou distância percorrida, é necessário recorrer à manutenção.
Outros cuidados
Mantenha todos os componentes eletrônicos do veículo desligados enquanto o motor não estiver funcionando para evitar que a bateria descarregue. Só gire a chave se tudo estiver desligado.
Manter o carro parado também contribui para descarregar a bateria, por isso é preciso que ele seja ligado periodicamente, e se possível que rode por algum tempo antes de deixá-lo novamente parado.
Mantenha a bateria bem encaixada, com todos os parafusos devidamente apertados para evitar um curto-circuito e colocar os passageiros em risco. Se os polos da bateria apresentarem corrosão ela pode não carregar, então atente-se para isso.
A instalação de componentes ou acessórios de segunda linha pode acarretar em problemas, pois esse tipo de material nem sempre oferece a garantia que os sistemas elétricos devem ter ao serem vendidos. Prefira produtos originais sempre.
Troca de bateria: como escolher a correta
Mais uma vez a indicação para a troca da sua bateria é contar com a consultoria de um profissional, mas se você não tiver nenhuma pessoa de confiança para oferecer orientação, vale dar uma pesquisada no manual do carro, ou mesmo verificar com a montadora qual a bateria indicada para seu modelo de veículo.
Os itens a verificar antes de escolher a bateria adequada são a amperagem, que indica a capacidade da bateria de acumular energia, então ele deve ser compatível com as especificações do fabricante do veículo.
Cheque também o tamanho, se ela se encaixa perfeitamente no seu veículo, para não haver folgas ou não caber no compartimento. Também é necessário verificar se os terminais da próxima bateria são do mesmo tipo da antiga para que haja compatibilidade.