Filtro de combustível: saiba o que é e quando trocar para cuidar do seu carro
Filtro de combustível: descubra tipos, funções e quando trocar para evitar falhas no motor, reduzir poluentes e manter o carro em alta performance.
O filtro de combustível é um dos componentes que contribuem para o bom funcionamento de muitas partes do seu veículo, afetando diretamente seu desempenho e a necessidade de manutenções preventivas.
Para demonstrar de forma bem clara a importância do filtro de combustível, seus tipos principais (mecânico, papel e malha metálica) e seu funcionamento no processo de filtragem, redigimos este artigo.
Aqui vamos destacar sua importância para o desempenho e durabilidade do motor. Dar dicas sobre o momento ideal para a troca do filtro, sintomas de entupimento e riscos de negligenciar a manutenção, como danos à injeção e aumento da emissão de poluentes. Vamos lá!
O que é o filtro de combustível?
O filtro de combustível é um dos principais componentes de um veículo, já que a sua função é filtrar as impurezas presentes no combustível, de forma a evitar que elas se fixem nos componentes do sistema de injeção, como os bicos injetores, válvulas e outras peças.
Essa filtragem retém as impurezas e partículas que impedem o funcionamento pleno do motor, pois promove uma espécie de barreira de segurança, reduzindo o desgaste das peças antes do previsto.
Como todo filtro armazena impurezas, sua substituição de tempos em tempos é necessária para que sua capacidade de reter as sujeiras não fique comprometida, e os componentes do veículo possam alcançar um desempenho eficiente, além de contribuir também para a redução da emissão de gases.
Quais são os tipos de filtro de combustível?
Os filtros de combustível podem ser classificados de várias formas diferentes, como os por sua posição no sistema, primário, secundário ou integrado à bomba, por sua função - para diesel, etanol e gasolina - ou por materiais, como mostraremos a seguir:
Filtro mecânico
O filtro mecânico pode ser feito de papel, lã ou outros materiais, mas a sua função sempre será a de reter impurezas provenientes do combustível, impedindo que elas se alojem nos componentes do sistema de injeção e com isso reduza a potência e o desempenho do veículo.
Filtro de papel
Assim como os demais filtros de combustível, o filtro de papel se localiza entre o tanque e o motor, de maneira que colete todas as partículas antes de chegarem ao motor. Por ser feito de papel, ele é bem mais leve e possui boa capacidade de retenção, mas pelo material mais leve, sua saturação se dá de forma mais rápida, sendo indicados para carros de passeio e veículos que rodem menos que os para uso profissional.
Filtro de malha metálica
Os filtros de malha metálica normalmente possuem formato cilíndrico, a malha metálica é a responsável pela filtragem do combustível antes da sua chegada ao motor. Esse tipo de filtro, por ser mais resistente, costuma ser reutilizado depois de higienizado.
Como funciona o filtro de combustível?
Vamos mostrar a seguir como funciona o processo de filtragem do combustível:
Processo de filtragem do combustível
O primeiro passo é a entrada do combustível e sua passagem pelo filtro, onde as maiores partículas ficam retidas,e posteriormente o combustível é liberado limpo, livre de impurezas e pode seguir para o sistema de injeção eletrônica, e vai para a combustão.
Relação do filtro com o desempenho e a durabilidade do motor
O filtro de combustível tem uma relação bem próxima com o desempenho e a durabilidade do motor, pois ele é quem impede a entrada de impurezas e sujeiras, mantendo assim seu funcionamento eficiente, e aumentando sua vida útil. Vale lembrar que o combustível queima menos quando utilizado de forma correta.
Quando trocar o filtro de combustível?
Para que o filtro de combustível tenha um bom desempenho, sua higienização ou substituição regulares são essenciais. Vamos ver o que dizem os especialistas:
Intervalos recomendados de troca
Uma das dicas é sempre ler o manual do fabricante do veículo, que vem junto com o carro, mas há de se levar em conta o propósito do veículo. Carros de passeio podem seguir a regra, que estabelece a substituição entre 10 mil e 20 mil quilômetros rodados.
Em casos de veículos que têm uso comercial, a troca deve ser feita com menor quilometragem, o recomendado é se atentar aos sinais. O tipo de combustível utilizado também influencia a vida útil do filtro, podendo requerer uma troca mais frequente em razão da quantidade de impurezas presentes na substância.
Sintomas de filtro de combustível entupido ou ruim
O veículo costuma dar sinais quando algo não está funcionando como deveria, e com o filtro de ar também é assim. Um filtro de combustível com mau funcionamento pode apresentar, além da luz de verificação no painel, perda de potência, problemas no arranque, motor com funcionamento abaixo do esperado, maior consumo de combustível e uma aceleração mais lenta.
Quais são as consequências de não trocar o filtro no tempo correto?
Como mencionamos anteriormente, é muito importante que a manutenção do filtro de combustível seja feita regularmente, do contrário o veículo pode sofrer com problemas, que mostraremos abaixo:
Danos ao sistema de injeção
Caso o filtro esteja danificado ou muito sujo, a filtragem deixa de ser eficiente, e é possível que partículas passem e entrem na câmara de combustão. Os componentes atingidos podem ser as válvulas, pistões, cilindros, e todas as peças do sistema de injeção.
Aumento de emissões poluentes
Motores que sofrem com a entrada de resíduos têm uma redução considerável no seu desempenho, e como consequência aumentam o nível de emissão de gases poluentes, o que representa um problema para o meio ambiente, e ainda pode gerar um custo maior com manutenção e até mesmo a necessidade de substituição de alguns componentes.
Risco de pane e falhas no motor
O motor é como o coração de um veículo, e quando ele é afetado, todo o funcionamento e desempenho do carro ficam prejudicados. A entrada de sujeiras no motor podem reduzir sua vida útil, causar desgaste e superaquecimento, e levar o motor do carro a falhar, causando um prejuízo maior do que simplesmente realizar as manutenções preventivas dentro do que é recomendado.
Dicas para manutenção do filtro de combustível
Vamos às dicas para ajudar na escolha do melhor filtro de combustível, cuidados a tomar no abastecimento e com as manutenções:
Como escolher o filtro correto para seu veículo
A dica, mais uma vez, é para verificar no manual do veículo o que o fabricante indica, pois cada veículo requer um tipo diferente de filtro de combustível, então siga as orientações antes de comprar o filtro para o seu carro.
Recomendações para troca e revisão preventiva
Outra vez recomendamos uma consulta no manual, mas a recomendação de profissionais é que o filtro receba manutenção a cada 10 mil quilômetros rodados, especialmente se o combustível utilizado não for gasolina aditivada, que contribui bastante com a limpeza.
Cuidados no abastecimento para evitar contaminação
Um cuidado importante para todos os condutores é escolher postos de abastecimento de confiança, que tenham o selo de qualidade. Optar pela gasolina aditivada, caso seja possível, pode representar um grande diferencial, pois os produtos químicos presentes neste combustível contribuem bastante para a manutenção dos componentes da injeção e especialmente para o motor.