Calibragem dos pneus: como fazer certo e evitar problemas
Entenda por que calibrar pneus corretamente garante segurança, economia de combustível e maior durabilidade ao seu veículo.

Um dos componentes mais importantes de um veículo é o pneu, uma vez que ele é responsável por uma série de funções extremamente importantes para a segurança dos condutores e passageiros, por isso a atenção com a calibragem dos pneus sempre deve ser levada a sério.
Os pneus são ligados a frenagem, absorção de impactos, aderência ao solo, estabilidade, dirigibilidade, transferência de forças e ainda auxilia no suporte de carga, então o cuidado com a calibragem dos pneus deve ser realizado seguindo as especificações dos especialistas.
Neste texto, vamos mostrar a importância da calibragem correta dos pneus para a segurança, economia de combustível e durabilidade dos veículos. Também orientaremos os condutores sobre a pressão ideal, as diferenças entre ar comprimido e nitrogênio e explicaremos ainda como e quando calibrar corretamente.
O que é calibragem dos pneus e por que ela é importante?
A calibragem dos pneus é o processo de regular a pressão do ar dentro dos pneus de um veículo para atingir o volume de ar recomendado pela montadora. Uma medida muito importante para promover a segurança do condutor e demais passageiros, especialmente em vias com asfalto ruim e desniveladas como as que muitas vezes encontramos no Brasil.
Além de reduzir os riscos de aquaplanagem e desestabilização, uma calibragem bem feita otimiza bastante o desempenho do veículo, prolonga a vida útil dos pneus e do veículo, e evita um maior consumo de combustível.
Uma calibragem correta auxilia o pneu a se manter em total contato com o solo, que é o ideal para uma condução mais segura. Ainda otimiza a aderência e a resposta da direção, sendo fundamental no processo de frenagem.
A pressão utilizada na calibragem é normalmente expressa em PSI, que significa libras por polegada quadrada, ou em bar, e varia entre os eixos dianteiro e traseiro, além de sempre levar em conta o peso que o veículo está suportando.
Qual a calibragem ideal para cada tipo de veículo?
A calibragem ideal para cada tipo de veículo depende de vários fatores, como tamanho, número de lugares, o peso que o veículo suporta, entre outros. O modo mais correto de se certificar da calibragem ideal é consultando o manual do proprietário, mas é possível encontrar essa informação em alguns veículos. Normalmente essas informações se encontram na etiqueta do fabricante, geralmente na porta do motorista ou na tampa do tanque de combustível.
Carros de passeio
Para carros de passeio a calibragem ideal normalmente fica entre 28 e 36 libras no eixo dianteiro, e de 30 a 40 libras para os pneus traseiros. Porém cabe ressaltar que a pressão exata sempre vai depender do modelo do veículo e da carga que ele está transportando. O veículo que estiver com carga alta ou máxima deve precisar de uma calibragem superior no eixo traseiro para ser capaz de suportar o peso adicional.
Motos
Já no caso de motos a calibragem de pneus varia um pouco menos, mas também dependem do modelo do veículo e da finalidade, ou seja, como ela será usada. Os pneus dianteiros variam entre 28 e 29 PSI, e os traseiros ficam entre 30 e 36 PSI, mas ainda assim a recomendação que sempre damos é se certificar através do manual do proprietário, especialmente quando a carga transportada for maior.
Veículos utilitários e pesados
E por último temos os veículos pesados e utilitários, que por apresentarem inúmeras diferenças de tamanhos, capacidades, tipos de pneus e modelos, podem apresentar uma grande variação. Com PSI de 30 a 60, o ideal é checar antes o manual do fabricante, e se inteirar da calibragem ideal do pneu de acordo com a carga transportada (vazio, carga média e carga máxima) e com o pneu utilizado (pneu de carga ou de passeio).
Como e quando calibrar os pneus corretamente?
Agora mostraremos as recomendações para todos os tipos de veículos sobre a calibragem de pneus e também algumas dicas úteis:
Periodicidade recomendada
Os profissionais da área automotiva recomendam que a calibragem dos pneus seja feita todas as semanas ou a cada 15 dias, mas caso o condutor sinta qualquer diferença no carro e na direção, deve checar mesmo fora deste período.
Calibragem com pneu frio x quente
É recomendado que a calibragem seja feita sempre com os pneus frios, para evitar que a dilatação promovida pelo calor contribua para algum erro. Também é recomendado fazer a calibragem dos pneus antes de viagens, e no caso do veículo ficar sem uso por um período. Não deixe de checar a calibragem do estepe, pois se ele for necessário, deve estar pronto para o uso.
Pressão dianteira e traseira
Normalmente há diferença entre a calibragem dos pneus dos eixos traseiro e dianteiro, e isso se deve à diferença de peso e função que cada um deles suporta. O comum é que a calibragem dos pneus traseiros seja mais alta, de forma a oferecer maior estabilidade e segurança, pois é nessa região que se encontra a área que suporta mais peso, em especial quando veículo está com mais passageiros ou carregado.
Diferenças entre ar comprimido e nitrogênio
A maioria dos motoristas não costuma utilizar o nitrogênio para a calibragem de pneus, e muitos nem sabem a diferença entre ele o ar comprimido, que é mais utilizado. O nitrogênio oferece maior estabilidade da pressão e na sua composição, pois é um gás inerte, e por isso sofre menos variações com as diferentes temperaturas e umidades a que é exposto, o que promove menos perda de pressão ao longo do tempo e torna a condução mais segura graças à aderência.
O nitrogênio pode apresentar alguns pontos que reduzem bastante o seu uso, o que explica muitos desconhecerem sua utilidade e vantagens. O primeiro deles é o custo mais elevado, já que a calibragem de pneus pode ser feita de forma gratuita com ar comprimido, ou a baixíssimo custo.
O segundo ponto é a disponibilidade, pois são poucos os postos que oferecem a calibragem de pneus com nitrogênio quando comparamos com o ar comprimido, e o terceiro e mais trabalhoso é que para utilizar o nitrogênio é necessário esvaziar completamente o pneu, pois ele não é compatível com o ar comprimido.
O ar comprimido, por sua vez, contém oxigênio e umidade, que são mais propensos a variações na pressão e oferecem mais chances de corrosão interna dos pneus. Porém, pode ser obtido de forma gratuita e bastante fácil, seja em postos de combustíveis ou em oficinas.
Fatores que influenciam na calibragem dos pneus
A calibragem dos pneus pode ser influenciada por uma série de fatores, como mostraremos abaixo:
Temperatura ambiente
As diferentes condições climáticas encontradas em um país tão grande como o Brasil afetam diretamente os pneus. Em temperaturas mais amenas, onde o clima é mais frio, o ar se contrai e reduz sua pressão, por isso há a recomendação de realizar a calibragem enquanto o pneu estiver frio.
Já em regiões mais quentes, onde o asfalto permanece em alta temperatura a maior parte do tempo, o ar comprimido dentro dos pneus se expande, e consequentemente a pressão aumenta junto.
Peso do veículo e bagagem
Outro fator que afeta diretamente a calibragem dos pneus é a sua carga, em veículos onde só o condutor está presente a pressão exigida dos pneus é bem menor, e quando o carro está com muita carga, sejam pessoas ou bagagens, a pressão na hora da calibragem precisa ser maior para que os pneus suportem melhor o peso.
Viagens longas ou com passageiros
Como já mencionamos anteriormente, antes de percorrer grandes distâncias, como em viagens, o condutor deve realizar a calibragem dos pneus, especialmente quando houver maior carga no veículo.
A pressão do aquecimento dos pneus que rodam por um tempo maior exige uma calibragem maior, principalmente, pois nem sempre é fácil encontrar postos de combustíveis com frequência nas estradas.
Podemos mencionar dois outros fatores que também afetam a calibragem dos pneus, como a alta velocidade, que aumenta o atrito dos pneus com o solo causando maior aquecimento e expansão do ar e o desgaste dos pneus também deve ser considerado antes da calibragem, pois pneus muito usados tendem a perder a pressão mais rapidamente.
Tecnologias que ajudam na calibragem
Num mercado cada vez mais interligado ao que há de mais moderno na área tecnológica como o automobilístico, a calibragem de pneus não poderia ficar de fora. Vamos mostrar a seguir algumas ferramentas que vieram para auxiliar os condutores:
Sensores de pressão (TPMS)
O TPMS, Tire Pressure Monitoring System ou Sistema de Monitoramento da Pressão dos Pneus faz uso de sensores individuais localizados nas rodas para medir a pressão e a temperatura dos pneus, e é capaz de transmitir essas informações para o painel do veículo.
Ele se divide em TPMS Direto, que faz uso de sensores que medem a pressão diretamente em cada pneu, e o TPMS Indireto, que utiliza dados da medição da velocidade das rodas para estimar a pressão dos pneus, identificando pneus com menor diâmetro devido à baixa pressão.
Aplicativos de controle e alerta
Outro recurso tecnológico que auxilia na calibragem dos pneus são os apps que coletam e fornecem informações sobre a pressão ideal dos pneus. São considerados diferentes fatores como carga, velocidade e o terreno em que o veículo está rodando.
Esses sistemas foram desenvolvidos para serem usados por veículos de competição, e são capazes de ajustar a pressão dos pneus em tempo real de acordo com as demandas. Há também um sistema que avisa, no momento da calibragem dos pneus, quando ele chega na pressão ideal através de um sinal sonoro.