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Calibragem de pneu: quais são as consequências de rodar com pressão incorreta?

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Saiba por que calibrar os pneus é essencial para segurança, economia de combustível e durabilidade. Veja a pressão ideal para seu carro.

Calibragem de pneu: quais são as consequências de rodar com pressão incorreta?

Um dos processos rotineiros mais importantes de um veículo é a calibragem do pneu, uma vez que ele é responsável por uma série de funções que envolvem a segurança dos condutores e passageiros, por isso a atenção com a pressão dos pneus sempre deve ser levada a sério.

Os pneus são ligados a frenagem, absorção de impactos, aderência ao solo, estabilidade, dirigibilidade, transferência de forças e ainda auxilia no suporte de carga, então o cuidado com a calibragem dos pneus deve ser realizado de acordo com as recomendações do fabricante.

Para sanar quaisquer dúvidas sobre a calibragem correta dos pneus e sua importância para a segurança do veículo e condutor, redigimos este artigo. Aqui mostraremos fatores que dependem diretamente deste processo, como economia de combustível e durabilidade dos  pneus. Daremos também informações relevantes, como onde encontrar a informação sobre a pressão ideal indicada pelo fabricante, além de orientar sobre as diferentes circunstâncias que envolvem a calibragem de pneus. 

Por que a calibragem de pneus é importante?

A calibragem dos pneus é um dos processos mais importantes para a condução segura de um veículo, pois ela é a responsável por regular a pressão do ar dentro dos pneus, de forma a atingir o volume de ar recomendado pela montadora  de acordo com as circunstâncias. 

 E como circunstâncias podemos entender a quantidade de passageiros e carga carregado pelo veículo, o tipo de solo, os fatores climáticos, como piso seco, molhado, alagado, neve, solo de terra, entre outros.

A calibragem correta dos pneus reduz os riscos de aquaplanagem e desestabilização pois promove maior contato do pneu com o solo, melhora consideravelmente o desempenho do veículo, prolonga a vida útil dos pneus e do veículo, e evita um maior consumo de combustível.

Quais são as consequências de rodar com pressão incorreta?

Vamos mostrar a seguir quais são os riscos de rodar com uma calibragem de pneus inadequada no seu veículo:

Riscos da pressão baixa

Quando um veículo roda com pneus com a pressão abaixo do recomendado, murchos, pode haver aumento no consumo de combustível, pois a área de contato com o piso fica maior e exige mais esforço do motor, aumentando o consumo.

Há também um desgaste irregular dos pneus, especialmente nas extremidades externas, que provoca uma considerável redução na vida útil dos pneus. Outro problema um pouco mais grave é a perda da estabilidade do veículo, pois a área de contato com o solo muda, e a mobilidade da roda fica mais difícil, prejudicando a entrada e saída de curvas.

Os pneus murchos também reduzem a capacidade de escoamento de água, aumentando o risco  de aquaplanagem. E por último, o pneu mal calibrado pode oferecer maior risco de danos na estrutura interna do pneu, aumento com isso as chances de destalonamento em movimentos mais bruscos ou em alta velocidade.

Riscos da pressão alta

Já em casos de pneus excessivamente calibrados, com a pressão alta, há maiores riscos de furos ou do material do pneu arrebentar, em razão da forte pressão de ar. Também há uma redução considerável na vida útil do pneu.

O desgaste irregular da parte central dos pneus também é um dos riscos, já que é a área que está em maior contato com o solo. Outro ponto que pode ser um risco é a perda da aderência, diminuindo a segurança da condução, principalmente em solos molhados.

Exemplos de desgaste irregular dos pneus

Os desgastes de pneus em razão de uma calibragem errada pode acontecer de três diferentes formas. No caso da região central, nas extremidades, também chamadas de ombros, e em escama, ou irregular, esse último causado por problemas de alinhamento, rodas danificadas ou suspensão. 

Qual é a pressão ideal para os pneus do seu carro?

Sabemos que cada tipo de veículo tem uma calibragem de pneu diferente, que varia de acordo com uma série de fatores. Vamos mostrar a seguir alguns dados sobre o tema:

Onde encontrar a informação correta (manual, porta do carro, tampa do tanque)

As montadoras disponibilizam as informações sobre a pressão ideal do veículo em diferentes lugares. Há quem busque se informar através do manual do veículo, mas também é possível verificar se há algum adesivo na tampa do combustível ou na porta do motorista.

Diferenças entre carros de passeio, SUVs e veículos utilitários

Como o peso dos veículos e sua capacidade de carga diferem entre si, a calibragem dos pneus também exige diferentes níveis de pressão. Para carros de passeio e SUVs a calibragem ideal normalmente fica entre 28 e 36 libras no eixo dianteiro, e de 30 a 40 libras para os pneus traseiros. 

Já os veículos utilitários, que por apresentarem inúmeras diferenças de tamanhos, capacidades, tipos de pneus e modelos, podem apresentar uma grande variação. Com PSI de 30 a 60, o ideal é checar antes o manual do fabricante, e se inteirar da calibragem ideal do pneu de acordo com a carga transportada (vazio, carga média e carga máxima) e com o pneu utilizado (pneu de carga ou de passeio).

Calibragem com carro cheio vs. carro vazio

Cabe ressaltar que a pressão exata sempre vai depender do modelo do veículo e da carga que ele está transportando. O veículo que estiver com carga alta ou máxima deve precisar de uma calibragem superior no eixo traseiro para ser capaz de suportar o peso adicional.

Calibragem de pneus em situações especiais

Assim como o peso exerce diferença, os tipos de veículos e clima exercem influência na calibragem do pneu, como veremos abaixo:

Calibragem para carros elétricos e híbridos

Não existe uma calibragem específica para híbridos e elétricos, mas há de se levar em conta que estes veículos são mais pesados em razão da bateria elétrica, e por isso há a necessidade de pneus diferenciados, mais resistentes à carga, menor resistência ao rolamento e otimizar a autonomia do carro.

Diferença ao usar estepe temporário

O estepe deve ser calibrado com frequência, para que possa ser utilizado com segurança quando necessário. Há uma recomendação de acrescentar uma pressão ligeiramente maior (cerca de 5 PSI a mais) do que os pneus em uso, para compensar a perda natural de ar devido à falta de uso. 

Efeito das variações de temperatura e clima

É recomendado que a calibragem seja feita sempre com os pneus frios, com no máximo 3 km percorridos, para evitar que a dilatação promovida pelo calor contribua para algum erro. Também é recomendado fazer a calibragem dos pneus antes de viagens, e no caso do veículo ficar sem uso por um período. Não deixe de checar a calibragem do estepe, pois se ele for necessário, deve estar pronto para o uso.

Outro fator a ser considerado é sobre o clima de cada região. Em locais mais quentes o ar se expande, aumentando a pressão dentro do pneu, requerendo uma calibragem menor. Já em climas frios, o ar se contrai e a pressão diminui.

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