Honda HR-V


Que os SUV's seguem em alta no mercado brasileiro não é exatamente uma novidade, e o Honda HRV figura sem dúvidas como um dos pioneiros e principais representantes da categoria. Ao reunir todas as qualidades de um utilitário esportivo, com a credibilidade da marca, o sucesso aconteceu quase que de imediato.


Mas ser um dos primeiros da categoria a agradar o público não significa que o projeto esteja cansado ou defasado. A continuidade dos modelos no mercado é uma característica da Honda, e pode ser percebida em outros exemplares, como Civic e City. Todos ganham reestilizações e novas versões com frequência, e com o HRV não é diferente.

Quer saber quais são as características e novidades do Honda HRV 2020? Continue conosco e confira as principais qualidades dessa referência da categoria. Boa leitura!

Design

Não há questionamentos sobre o visual do HRV, que segue irrepreensível e causa boa impressão a todos os gostos. O desenho da carroceria mantém a contemporaneidade, com vincos bem acentuados na dianteira e faróis alongados, que são integrados à grade do veículo por meio de uma barra cromada, tendo abaixo a entrada de ar e acima a abertura do cofre do motor.

Nas laterais são vistos vincos igualmente bem pronunciados, com rodas de liga leve que agora integram versões mais baratas, e não apenas modelos de linhas superiores. A suspensão elevada contribui para entregar a altura desejada para dirigir, enquanto a traseira fortalece a harmonia do projeto com lanternas que se dividem a partir da abertura do porta-malas.

Interior

Se o exterior apresenta indiscutível bom gosto, no interior do HRV a impressão não muda. O primeiro destaque está relacionado ao painel, que apresenta formato horizontal com boa disposição de componentes, a exemplo das saídas de ar: três para o passageiro dianteiro e duas para o motorista. No verão, essas saídas podem ser a salvação no trânsito.

Mas o painel do Honda HRV não se destaca pelo futurismo, como ocorre no Civic. Isso não quer dizer que não há qualidade e funções tecnológicas, e sim que existe mais sobriedade na disposição dos itens. O quadro de instrumentos em frente ao motorista é um exemplo, pelo visual padrão, mas completo em relação aos itens que pode checar.

A alta tecnologia embarcada enquanto componente visual ganha força pela presença da central multimídia de sete polegadas, que permite a integração com smartphones por meio dos sistemas Android Auto e Apple CarPlay.

A ferramenta faz com que o carro tenha as principais funções do celular, como a sua lista de músicas preferidas, e também auxilia a navegação por meio de um GPS com boa visibilidade.

O painel apresenta plástico duro em boa parte da extensão, sendo que no centro há presença de material mais agradável ao toque. O encaixe das peças é perfeito, e as costuras no volante e banco também são muito bem feitas.

Em relação ao espaço, o HRV não desaponta e entrega aos ocupantes espaço semelhante ao do Honda Fit. O porta-malas conta com capacidade para transportar 437 litros, equiparável aos sedãs e suficiente para encarar viagens mais longas em família. Além do espaço, o conforto oferecido pelos bancos contribui com esse tipo de uso.

Conjunto mecânico

Outra qualidade em comum nos veículos da Honda é o fino ajuste mecânico, responsável por grande parte da credibilidade no mercado brasileiro. Mas o público busca mais do que uma mecânica confiável, e nessa exigência o HRV também mostra eficiência.

A maioria das versões do Honda HRV 2020 conta com motorização 1.8 i-VTEC FlexOne, que entrega a potência de 140 cv quando abastecido com gasolina e 139 cv com etanol. Embora a diferença seja pouca, há uma atipicidade nesse caso: a maior potência quando abastecido com gasolina, enquanto o comum é que aconteça o contrário. Mas é mero detalhe.

Esse motor funciona de dois modos, a depender das rotações do veículo. Quando as rotações são baixas, usa-se apenas duas válvulas em cada pistão, e ele fica como um oito válvulas. Em altas rotações, para otimizar o desempenho, todas as válvulas passam a atuar, e ele fica como um 16 válvulas. Esse ajuste foi feito para cumprir a promessa principal do HRV, que é unir economia e conforto.

A transmissão é automática CVT, que garante funcionamento linear e suave, sem solavancos na aceleração ou troca de marchas. Há ainda uma versão 1.5 turbo, presente no modelo mais caro do Honda HRV.

Desempenho e consumo

Embora o foco do modelo seja conforto e economia, ele não deixa a desejar em desempenho. Trata-se uma alternativa ágil para oferecer retomadas e ultrapassagens seguras, o que não dispensa a prudência do condutor, obviamente. Isso faz com que ele se destaque sobretudo em relação ao principal concorrente, o Jeep Renegade.

A suspensão é firme, um ajuste que mantém o conforto em qualquer tipo de piso e condução, e em especial para o uso urbano. As curvas são facilitadas pela direção elétrica, que ainda permite manobras mais precisas e com respostas rápidas. A frenagem também conta com ótimo conjunto, a exemplo do freio a disco nas quatro rodas.

A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 11,2 segundos, e a velocidade máxima se alcança ao atingir 175 km/h. Em trecho urbano e abastecido com etanol, o rendimento é de 7,7 km/litro, e de 11 km/litro quando abastecido com gasolina. Em rodovias, registra a marca de 8,6 km/litro com etanol e 12,3 km/litro com gasolina.

A versão 1.5 turbo é monocombustível, e rende 11,5 km/litro em trecho urbano e 14,6 km/litro na estrada, sempre abastecido com gasolina. Vai de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos e sua velocidade máxima é de 200 km/h.

Conforme observamos, o Honda HRV é uma excelente alternativa de carro. A versão de entrada pode ser adquirida a partir de R$ 94.400, um bom custo-benefício diante de tudo o que o modelo entrega em relação a visual, conforto e desempenho, e um belo pacote de itens de série.

Agora que você sabe quais são as principais características do Honda HRV, aproveite e entre em contato conosco! Estamos à disposição para apresentar o próximo carro a ocupar a sua garagem!



Notícias recentes
Confira 4 vantagens de ter um carro com teto solar
Confira 4 vantagens de ter um carro com teto solar Saiba mais...
Saiba o que é e para que serve a correia dentada do carro!
Saiba o que é e para que serve a correia dentada do carro! Saiba mais...
Saiba quais foram eleitos os melhores carros do ano de 2018
Saiba quais foram eleitos os melhores carros do ano de 2018 Saiba mais...
Saiba como evitar o desgaste prematuro dos pneus do carro
Saiba como evitar o desgaste prematuro dos pneus do carro Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido