Honda CR-V ou HR-V: quais as diferenças entre os modelos?

CR-V ou HR-V? Quem procura por um utilitário da Honda com certeza já se atrapalhou. A nomenclatura da marca contribui para a confusão, mas as semelhanças entre os modelos vão bastante além do nome — embora suas propostas sejam um pouco diferentes.


O CR-V tem mais tempo de mercado, portanto muita gente que se acostumou a vê-lo circular nas últimas décadas considera o HR-V uma espécie de nova geração. E não para por ai. Há também o WR-V, um compacto que compartilha base e características do Fit, mas que não entra no nosso comparativo por não ser exatamente um SUV.

Se você procura um SUV com a confiabilidade da tecnologia japonesa, as duas opções são interessantes. O que definirá a sua escolha, portanto, diz respeito a alguns detalhes que segmentam a categoria e que a Honda sabe aproveitar. Confira!

Honda CR-V: um SUV valente e espaçoso

O CR-V abre a história da Honda no mercado de SUVs. Trata-se do primeiro utilitário esportivo da marca, fabricado desde 1995. O carro é um clássico das ruas e tem nova geração nacional com lançamento previsto para 2022.

Na China, já está disponível uma versão híbrida plug-in do modelo que promete fazer 90,9 km/l, o que pode tornar o CR-V o utilitário médio mais econômico do mundo. Não há previsão para o lançamento dessa versão no Brasil, mas a notícia evidencia que a marca desenvolve planos grandiosos para o modelo.

Quem adquire o veículo por aqui hoje, porém, não fica para trás. O CR-V Touring, única versão da linha 2021 comercializada nas concessionárias brasileiras, traz motor 1.5 turbo, câmbio automático CVT e tração nas quatro rodas, além de um generoso pacote de tecnologia. Veja os detalhes abaixo.

Design

Visualmente, o porte do CR-V se destaca em relação ao HR-V. Suas dimensões são um pouco generosas, mas o design nos dá impressão de se tratar de um carro muito maior. A proteção plástica para os eixos e as rodas de liga leve de 18 polegadas também contribuem para a sensação de robustez.

As linhas da geração atual são semelhantes às da anterior. Seu visual é contemporâneo, mas se diferencia de outros modelos devido à frente em formato de cunha e ao para-choque bem pronunciado, favorecendo o ângulo de entrada.

Desempenho

O atual motor 1.5 turbo casado com o tradicional câmbio CVT entrega 190 cv de potência e 24,7 kgfm de torque.

Essa motorização apresenta novidades em relação às demais comercializadas pela Honda no Brasil, com destaque ao cabeçote de duplo comando (DOHC), que controla eletronicamente a abertura e o fechamento das válvulas para otimizar o desempenho.

Ele é abastecido apenas com gasolina e seu consumo fica em:

  • 8,5 km/l na cidade;
  • 12,5 km/l na estrada.

Espaço interno

O comprimento e o entre eixos são os mesmos da geração anterior, mas a largura e a altura foram ampliadas, o que tornou o espaço interno ainda melhor. O destaque, porém, fica por conta do porta-malas com incríveis 640 litros.

Dimensões:

  • comprimento — 4,58 m;
  • largura — 1,85 m;
  • altura — 1,68 m;
  • entre-eixos — 2,65 m.

Recursos e tecnologia

Comprando o CR-V hoje, você leva, de série, faróis em LED, ar-condicionado digital, partida sem chave, bancos dianteiros com ajuste elétrico e painel soft touch, além de sistema multimídia com tela de 7 polegadas com suporte a Andoid Auto e Apple CarPlay.

Em relação a temas como performance e segurança, o SUV também traz controle eletrônico de tração e estabilidade, assistente de partida em rampas, monitoramento de pressão dos pneus, Isofix e tração integral.

Honda HR-V: um SUV na medida certa

Muita gente não sabe, mas o HR-V é um modelo clássico da Honda, embora só tenha chegado ao mercado brasileiro na versão 2016. Foi vendido no Japão e na Europa entre 1999 e 2005 e depois descontinuado. Voltou a ser produzido somente em 2015, no Brasil, inteiramente renovado para brigar no promissor segmento dos SUVs.

O modelo também possui nova geração confirmada — por enquanto apenas no mercado japonês e europeu —, incorporando uma versão híbrida. Essas novidades acompanham o atual movimento de atualização das montadoras que já iniciaram a substituição dos motores à combustão por soluções renováveis, processo que deve se estender na próxima década.

Hoje, no Brasil, o HR-V é o modelo mais emplacado da Honda, e a linha 2021 oferece quatro versões: LX, EX, EXL e Touring. O sucesso do SUV tem relação, principalmente, com a sua proposta equilibrada, desde o tamanho compacto — atendendo solteiros e pequenas famílias — até o conjunto de recursos que agradam vários públicos. Veja informações.

Design

O último facelift do HR-V tornou sua grade mais pronunciada e alargou os para-choques. As linhas misturam traços tradicionais com elementos arrojados, e a característica marcante do design do carro é o caimento suave do teto na parte traseira.

De maneira geral, o veículo traz ótimas soluções externas que beneficiam não só a aparência, mas também a aerodinâmica. Embora seja claramente um automóvel compacto, ele não perde a identidade de SUV.

Desempenho

A motorização do HR-V se repete nas três primeiras versões: motor 1.8 Flex de 140 cv e 17,4 kgfm de torque, todos com transmissão automática CVT. Somente na versão topo de linha, a Touring, temos o motor 1.5 turbo equivalente ao do CR-V.

O consumo do motor 1.8 Flex fica em:

  • 7,7 km/l (com álcool) e 11 km/l (com gasolina) na cidade;
  • 8,6 km/l (com álcool) e 12,3 km/l (com gasolina) na estrada.

Já o motor 1.5 no HR-V (apenas gasolina) registra:

  • 11,5 km/l na cidade;
  • 14,6 km/l na estrada.

Espaço interno

Embora carregue dimensões menores que o irmão mais velho, o SUV não deixa a desejar no espaço interno e permite diversas configurações nos assentos, inclusive no passageiro da frente, para facilitar a acomodação de objetos.

Quanto ao porta-malas, o HR-V acaba perdendo. São apenas 437 litros, mas o espaço pode ser ampliado a partir do rebatimento dos bancos.

Dimensões:

  • comprimento — 4,29 m;
  • largura — 1,77 m;
  • altura — 1,58 m;
  • entre-eixos — 2,61 m.

Recursos e tecnologia

Todas as versões do HR-V entregam seis airbags e central multimídia de 7 polegadas, com suporte a Apple CarPlay e Andoid Auto. Vale mencionar os repetidores de seta nos retrovisores e o sensor crepuscular para acendimento automático dos faróis.

Na versão EX, o cliente também tem rebatimento eletrônico dos retrovisores e função Tilt Down em marcha ré. A EXL soma faróis full LED ao conjunto, além de sensor de chuva e rodas de liga leve de 17 polegadas. Por fim, na versão Touring, o destaque fica por conta do motor turbo.

CR-V ou HR-V: a escolha ideal

Bem. O CR-V é um carro de grande porte e, por isso, atende melhor os consumidores que precisam de espaço e gostam de viajar com a família — o generoso porta-malas deixa clara essa proposta. De modo geral, o modelo está bastante requintado, seja em termos de desempenho ou de conforto e segurança.

O HR-V, por sua vez, é um SUV equilibrado e que atende com flexibilidade as necessidades da maioria dos consumidores modernos. O carro é ideal para quem não leva muitas pessoas ou malas, mas não quer perder o conforto e a robustez de um utilitário esportivo.

E ai? Qual deles chamou mais a sua atenção, CR-V ou HR-V? Independentemente da resposta, é fundamental conhecê-los de perto antes de tomar uma decisão, visitando uma concessionária de confiança e com boas opções.

Não perca tempo. Fale conosco agora mesmo e encontre a concessionária do Grupo AB mais perto de você!  



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