Há 55 anos, a Volvo recebia patente de cinto de segurança

Fontes: Tecmundo/ROADSHOW.

A marca sueca vem mostrando que inovação não é algo de hoje.

Imagine se alguém inventasse um produto inovador que salvasse mais de 1 milhão de pessoas num espaço de aproximadamente 50 anos. Foi isso que Nils Bohlin, engenheiro sueco, fez enquanto trabalhava para a Volvo na década de 50: ele é reconhecido como o criador do cinto de segurança de três pontas, o tipo mais comum em veículos hoje e um dos símbolos da evolução da tecnologia automotiva na parte de segurança.

A patente da invenção foi cedida a Bohlin pelo Escritório de Patentes dos Estados Unidos, o USPO, em 1962. Basicamente, o acessório consistia em duas fitas que se uniam em torno do quadril do motorista e que conseguiam manter seguras as porções superiores e inferiores do corpo.

Bohlin explicou, no documento enviado para oficializar a patente do cinto de três pontas, que o objetivo é “fornecer um cinto de segurança que, independente da força da estrutura do banco e de sua conexão com o veículo de uma forma física e fisiológica, retenha tanto a parte superior quanto inferior do corpo da pessoa ‘presa’ ao cinto contra a ação de forças direcionadas para frente e que seja fácil de afivelar e desafivelar”. O engenheiro levou menos de um ano para desenvolver o acessório.

Nos Estados Unidos, o cinto de segurança se tornou obrigatório na produção dos veículos em 1966, valendo para modelos a partir de 1968. No Brasil, o uso mandatório do cinto em todas as situações foi instituído apenas em 1997 – até então, era obrigatório apenas nas rodovias.

A Volvo, por sua vez, já utilizava o cinto de três pontas desde 1959 e fez questão de tornar a patente aberta para que outras montadoras pudessem utilizar o mesmo modelo – algo que felizmente foi feito.

Você não precisa esperar muito para poder conhecer seu novo Volvo. Visite uma das nossas lojas AB Gotland.

Saiba Mais sobre o mundo do automóvel:

http://www.grupoab.com.br/blog/

Conheça Grupo AB:

http://www.grupoab.com.br/

Notícias recentes
Veja dicas de como cuidar da sua Harley-Davidson!
Veja dicas de como cuidar da sua Harley-Davidson! Saiba mais...
Descubra tudo sobre os veículos off-road!
Descubra tudo sobre os veículos off-road! Saiba mais...
Entenda como funciona o cartão de estacionamento para idoso!
Entenda como funciona o cartão de estacionamento para idoso! Saiba mais...
Saiba como funciona o motor de três cilindros!
Saiba como funciona o motor de três cilindros! Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido