Está com a bateria descarregada? Saiba o que fazer para resolver esse problema!

Você tenta ligar o carro e ele afoga. Depois, vem o silêncio. O primeiro pensamento costuma ser o de leve desespero, em especial quando há compromissos agendados para o dia. Mesmo assim, em geral, a bateria descarregada volta a funcionar em poucos minutos.


De qualquer maneira, é muito importante conhecer questões como causas comuns e técnicas para reduzir o risco da manifestação desse tipo de problema. Ao longo do post, traremos dicas a respeito do assunto. Confira e faça uma boa leitura!

O que causa o descarregamento?

As principais causas do problema vêm dos próprios motoristas, que deixam de conservar e verificar a bateria do carro com frequência. Veja a seguir.

Dispositivos e sistemas sempre ligados

Alarme desconfigurado, chave virada na ignição, faróis acionados, luzes ligadas e som tocando sem o motor rodando forçam a bateria.

Dessa forma, a peça não é retroalimentada pelo alternador, como ocorre com o automóvel em movimento, descarregando em seguida. Por isso, ele não liga, já que não tem energia suficiente para fazer o motor girar.

Fuga de carga

Ocorre quando o consumo de energia é maior do que o necessário. Cabos danificados podem sobrecarregar a bateria.

O mesmo acontece no caso de adaptações realizadas em alguns tipos de sons, de forma que a potência é superior à oferecida pelo veículo. Isso leva ao descarregamento do componente.

Carro parado

Colocar o carro em funcionamento constante abastece os sistemas elétricos de maneira uniforme. Dispositivos como alarme, relógio digital e painel consomem uma pequena parcela de energia e, se o automóvel passar muito tempo desligado, a bateria arria.

Frio

É bastante comum que essa peça falhe sob temperaturas baixas. O frio prejudica a vaporização do combustível e deixa o óleo lubrificante mais grosso e viscoso. Assim, o motor se esforça demais para ligar, consumindo energia em excesso.

Como evitar bateria descarregada?

Se seu automóvel falhar, a recuperação pode ser fácil e criativa. Na sequência, confira algumas sugestões eficientes.

Ligação direta

Popularmente chamada de chupeta, a ligação direta utiliza um cabo com dois fios, que são plugados ao seu carro e a outro que esteja funcionando.

Primeiro, desligue tudo que possa consumir energia. Conecte os cabos na seguinte ordem: vermelhos aos polos positivos das baterias e os pretos aos negativos.

Depois, tente dar partida no motor. Se ele pegar, remova os cabos na ordem inversa (primeiro os pretos, depois os vermelhos), cuidando para que não se toquem. Deixe seu veículo funcionando por alguns minutos para recarregar a bateria com eficiência.

Empurrão ou ladeira

Esse método funciona quando o carro está em uma descida e há quem possa empurrá-lo. Então, basta acionar o ponto morto, virar a chave e soltar o freio de mão.

No momento em que o automóvel atingir uma boa velocidade, pise na embreagem e engate a segunda marcha. Solte o pé da embreagem e o motor deve rodar. Porém, evite interrupções ou paradas longas, pois existe o risco de precisar repetir o procedimento.

Corda

Trata-se de uma alternativa para quando o veículo está fora de regiões íngremes e sem ninguém para ajudar. O procedimento é simples:

  1. levante o automóvel pelo lado do motorista com um macaco hidráulico;
  2. puxe o freio de mão;
  3. coloque a terceira marcha;
  4. gire a chave para acender as luzes do painel;
  5. faça quatro ou cinco voltas no pneu dianteiro com uma corda;
  6. puxe a corda com força para que o pneu gire.

Isso faz com que o carro ligue, apesar de representar um processo mais trabalhoso que os anteriores.

Como aumentar a vida útil da bateria do carro? 

Existem diversas formas de aumentar a vida útil da bateria do seu carro. Com algumas ações, você consegue fazer com que ela dure mais tempo. Confira! 

Desligue os equipamentos ao dar partida 

Não é uma prática recorrente desligar os equipamentos, como rádio e faróis, antes de dar partida no veículo. Mas fazer isso é uma maneira de ajudar a poupar a bateria no momento de ligar o motor, visto que ela consiste em uma fonte de energia para todos esses itens. 

Não deixe o veículo parado por muitos dias 

O carro não pode ficar parado por muito tempo, uma vez que isso danifica os seus componentes, como a própria bateria. Sendo assim, o motor do veículo deve ser ligado, pelo menos, uma vez por semana e deve ficar funcionando por uns 10 minutos. 

Essa prática garante que o veículo reduza o consumo de energia quando desligado, descarregando a bateria de forma satisfatória, a qual precisa ser recarregada com o motor ligado para que não perca totalmente a sua carga. 

Mantenha a limpeza dos terminais 

Saiba que, para manter o pleno funcionamento da bateria, é essencial fazer a correta limpeza dos seus terminais. Com o passar do tempo, a oxidação de diversos materiais, como cobre e latão, geram resíduos de coloração esverdeada conhecida como zinabre. Esse resíduo é capaz de se acumular nos terminais e, consequentemente, afeta o funcionamento da bateria do veículo. 

Nesse sentido, é importante destacar que esse problema pode ser rapidamente solucionado com uma boa limpeza dos terminais. É indicado que se utilize uma solução de água com bicabornato de sódio para esfregar os terminais com cuidado e atenção. 

Saiba que esse processo de limpeza deve ser realizado com os terminais desconectados para que não existam maiores contratempos. E não se pode esquecer de secá-los antes de conectá-los novamente.  

Evite o desgaste de outros componentes 

A bateria é essencial para o funcionamento do sistema elétrico do carro. Desse modo, o seu desgaste pode afetar todo o sistema, ocasionando prejuízos elevados. O alternador, por exemplo, é o item capaz de converter energia mecânica em elétrica. Para evitar um trabalho excessivo, é necessário avaliar a peça a cada seis meses. Quando ele não trabalha de forma eficiente, a bateria costuma ser afetada. A manutenção preventiva contribui para o pleno funcionamento do seu veículo

Use apenas equipamentos originais 

A utilização de equipamentos não originais pode ocasionar um elevado consumo de carga. Assim, a amperagem da bateria pode não aguentar. Dessa forma, pode existir uma significativa redução na durabilidade da bateria. Logo, componentes de qualidade duvidosa podem afetar a bateria do seu veículo e gerar gastos para você. 

Portanto, com as dicas mencionadas é possível aumentar a vida útil da bateria. Essas práticas são essenciais para evitar maiores prejuízos financeiros. Caso não exista essa preocupação, o desempenho do veículo pode ficar prejudicado. Não é nada satisfatório ter uma veículo que não consiga suprir suas necessidades e que proporcione gastos. Logo, é preciso ter muito cuidado com seus componentes. 

E então, aprendeu a lidar com a bateria descarregada? Esperamos que sim! Para evitar que esse problema ocorra com frequência, faça vistorias e manutenções periódicas na peça, como a limpeza dos polos e a checagem dos cabos de alimentação, e priorize a compra de um componente de qualidade.

Gostou do nosso post? Aproveite para entrar em contato com o Grupo AB para adquirir um bom carro, visto que é uma rede de concessionárias de qualidade e com boa reputação! 



Notícias recentes
Cambagem de pneus: o que é, para que serve e os tipos!
Cambagem de pneus: o que é, para que serve e os tipos! Saiba mais...
Volante vibrando: conheça as causas e o que fazer!
Volante vibrando: conheça as causas e o que fazer! Saiba mais...
Veja dicas de como limpar o estofado do carro!
Veja dicas de como limpar o estofado do carro! Saiba mais...
Carros para aplicativos: conheça as exigências e como escolher um!
Carros para aplicativos: conheça as exigências e como escolher um! Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido