Esclareça as principais dúvidas sobre a injeção eletrônica!


A injeção eletrônica corresponde a um sistema de distribuição do combustível e de gerenciamento eletrônico do motor. Ela apresenta diversas vantagens em relação ao uso do carburador e, por isso, tem ganhado cada vez mais
espaço na composição dos novos carros disponíveis no mercado.


Neste artigo, vamos falar sobre o tema e abordar pontos importantes relacionados ao uso de motores com injeção eletrônica, a fim de oferecer informações sobre a relevância do sistema, necessidade de manutenção preventiva e cuidados para manter o funcionamento correto. Continue a leitura e entenda!

Como a injeção eletrônica funciona?

Fazendo uma analogia com o corpo humano, podemos dizer que o ECU (Unidade de Controle do Motor), também conhecido como módulo de injeção, é o "cérebro do carro",uma vez que ele é o responsável por controlar e otimizar o desempenho do veículo, por meio de sensores específicos.

A principal função do sistema de injeção eletrônica é introduzir o combustível no carro de modo dosado, ajustando assim a quantidade de combustível ideal para que o carro tenha sua melhor performance. Esse controle é feito por meio de um chip eletrônico, que tem como principal tarefa fazer a análise do funcionamento do motor, enquanto o carro estiver em movimento, e ajustar sua alimentação para que funcione com potencial máximo.

Qual a diferença entre injeção eletrônica e carburador?

Na história dos automóveis, os carburadores foram os primeiros sistemas usados para alimentação de combustível, sendo muito comum na fabricação de veículos até a década de 1990.

Para os carros funcionarem corretamente, é preciso haver a mistura do combustível com o ar. No caso dos carburadores, esse processo ocorre de maneira mecânica.

Como é um modo mais antigo, o carburador não consegue se adaptar a todas as situações de uso, isso faz com que seja preciso um consumo alto de combustível e, consequentemente, elevados níveis de poluentes soltos na atmosfera.

Já o sistema de injeção eletrônica tem um desempenho otimizado, pois é composto por sensores diversos que, durante a performance do carro, informam uma central acerca das condições dele. O resultado é a vantajosa de economia no consumo de combustível e a diminuição de gases nocivos ao meio ambiente.

De acordo com a colunista da Revista Autoesporte Tereza Consiglio, essa tecnologia combate a perda de energia durante o processo de combustão, o que, na prática melhora, o rendimento do veículo.

Quais cuidados são indicados para a injeção eletrônica funcionar corretamente?

Para manter o funcionamento ideal, nos automóveis com injeção eletrônica, é indicado tomar cuidados como

  • não pegar no tranco: esse abalo inesperado pode trazer prejuízos aos componentes, como a cremalheira e a correia dentada, entre outros itens;
  • fazer manutenção: realizar o suporte preventivo é essencial para garantir o funcionamento correto do automóvel;
  • efetuar as revisões periódicas: também é fundamental revisar regularmente e cuidar para que o carro esteja com seu potencial máximo. É muito importante trocar o óleo do motor no tempo certo e cuidar com atenção;
  • abastecer somente com combustível de procedência: produto fraudado ou de má qualidade pode ocasionar danos ao sistema de injeção eletrônica, devido às impurezas apresentadas.

Agora que você já sabe a importância da injeção eletrônica, suas vantagens e como deve ser sua manutenção, é preciso ficar atento e procurar ajuda de um profissional, caso seja identificado algum problema nessa operação. É sempre bom ressaltar que prevenir é o melhor remédio. Por isso, o ideal é realizar todas as devidas revisões periódicas e garantir um trânsito mais seguro.

Gostou do nosso artigo? Então assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos relacionados ao tema, assim como as nossas novidades.




Notícias recentes
Confira 4 vantagens de ter um carro com teto solar
Confira 4 vantagens de ter um carro com teto solar Saiba mais...
Saiba o que é e para que serve a correia dentada do carro!
Saiba o que é e para que serve a correia dentada do carro! Saiba mais...
Saiba quais foram eleitos os melhores carros do ano de 2018
Saiba quais foram eleitos os melhores carros do ano de 2018 Saiba mais...
Saiba como evitar o desgaste prematuro dos pneus do carro
Saiba como evitar o desgaste prematuro dos pneus do carro Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome e Sobrenome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido