Entenda o que é um moto clube e quais são as suas vantagens


Compartilhar o prazer sobre duas rodas é uma atividade cada vez mais apreciada no mundo do motociclismo. Com este intuito é que nasce o moto clube.


Costumam surgir com poucos integrantes e vão ganhando novos adeptos, organizando atividades em conjunto. E quando menos se espera, está formada uma grande aliança de amigos que têm em comum a paixão pelas motocicletas e a vontade de se socializar em aventuras e eventos bem organizados.


Quer saber um pouco mais sobre os moto clubes e outros tipos de grupos de motociclistas? É só continuar a leitura deste artigo!


O que é um moto clube?


Bem resumidamente podemos dizer que é uma associação de pessoas que apreciam o motociclismo. Um moto clube é uma entidade sem fins lucrativos, que pode ser regida por um estatuto, dependendo do nível de formalidade de cada clube.


Tem também um organograma em que seus integrantes respeitam uma hierarquia com uma diretoria instituída que varia conforme regras internas de cada clube. E dentro dessa entidade, os integrantes se comprometem a manter valores de respeito mútuo e o espírito de solidariedade.


Como é o seu funcionamento?


Esse tipo de associação pode ter uma constituição jurídica com CNPJ, formação de sociedade civil organizada, estatuto e contrato social. A vantagem de se manter um registro oficializado é que facilita a entrada do clube em uma federação ou associação, podendo, assim, organizar e participar de diversos eventos em conjunto e ter benefícios em comum.


Existem clubes com regras mais rígidas, com código de ética e regimento interno, e outros clubes bem menos formais. Internamente existe uma hierarquia — no máximo até 4 níveis — assim, os integrantes alcançam postos com o tempo até conquistar a vestimenta completa com escudo e nomenclatura.


Os clubes levam muito a sério os valores de fraternidade entre os integrantes, respeito às leis de trânsito e grande cuidado com a segurança de todos.


Quais são os tipos de grupos de motociclistas?


Além dos moto clubes, existem outros tipos de grupos de motociclistas que resumidamente podemos dizer que são:


  • as confrarias, às quais os participantes se associam para ter benefícios nas viagens;

  • as irmandades, em que todos têm em comum alguma similaridade de credo, classe e o objetivo da fraternidade entre seus integrantes;

  • os moto grupos, que eliminam a figura do presidente, colocando a do líder, que geralmente é a pessoa mais experiente e exerce essa função de forma vitalícia, seguindo assim uma tradição interna.


Como participar ou criar um clube de motociclistas?


Se estiver pensando em criar seu próprio clube junto com seus amigos ou participar de um, fique sabendo que em geral, os clubes dispõe de regras sobre as contribuições financeiras e reuniões. Alguns clubes cobram mensalidades, mas outros não têm essa obrigação.


Já as reuniões seguem a mesma linha: cada clube tem seu costume de se reunir para organizar eventos, enquanto outros dispensam as formalidades e apenas combinam os encontros para curtir e confraternizar.


Quais as vantagens de participar de um moto clube?


Quem participa de um moto clube tem a vantagem de integrar diversos encontros, com pessoas que vivem a mesma paixão pelo motociclismo e conseguem fazer seus passeios com mais segurança em grupo. Sem contar a variedade de lugares novos e de pessoas encantadoras que surgem todas as vezes que acontecem esses eventos.


Ainda conseguem descontos em bares e restaurantes, já que todo o consumo é feito em médios e grandes grupos, o que facilita esse tipo de negociação com os estabelecimentos.


As pessoas que participam também têm o prazer de contribuir com diversas ações sociais, que ajudam no engradecimento do cidadão como ser humano. Um moto clube é muito mais do que andar de moto — apesar de este ser o ponto alto do grupo. É uma família que existe para dividir bons momentos e deixar a vida mais bela!


Se você gostou do artigo e quer ficar por dentro de tudo que acontece no mundo do motociclismo, assine a newsletter receba todas as nossas atualizações!




Notícias recentes
Confira 4 vantagens de ter um carro com teto solar
Confira 4 vantagens de ter um carro com teto solar Saiba mais...
Saiba o que é e para que serve a correia dentada do carro!
Saiba o que é e para que serve a correia dentada do carro! Saiba mais...
Saiba quais foram eleitos os melhores carros do ano de 2018
Saiba quais foram eleitos os melhores carros do ano de 2018 Saiba mais...
Saiba como evitar o desgaste prematuro dos pneus do carro
Saiba como evitar o desgaste prematuro dos pneus do carro Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome e Sobrenome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido