Entenda agora como funciona a avaliação de carros usados!


Antes de anunciar a venda de um carro usado na internet ou levá-lo até uma concessionária, é muito importante ficar atento e tomar alguns cuidados. Afinal, a compra e venda de automóveis é algo bastante delicado e causar uma boa impressão pode influenciar diretamente na realização ou não da venda.


Quando o assunto é a compra de um veículo, os cuidados devem ser redobrados. Isso porque é preciso fazer a avaliação de carros usados, checando todos os equipamentos e acessórios com atenção, para não ter que encarar surpresas assim que o negócio já estiver fechado.

Para que todo esse processo seja feito de forma simples e fácil, preparamos este post com tudo o que você precisa saber sobre a avaliação de carros usados. Leia até o fim para conferir!

Como é feita a avaliação?

Geralmente, quatro parâmetros são analisados durante a avaliação de carros usados, que deve ser feita por um mecânico de confiança apto a exercer um trabalho profissional e detalhado. São eles: motor, lataria, pneus e estado geral de conservação do automóvel.

Mas antes de contratar o serviço de um profissional para esse procedimento, você mesmo pode fazer uma inspeção no veículo. Nesse caso, é necessário fazer uma inspeção visual, analisando todo o aspecto geral do carro, além de checar o desgaste de peças e, claro, fazer o test drive.

Qual é a importância da avaliação de carros usados?

Todo veículo usado, mesmo os mais bem conservados, têm um passado e podem esconder problemas sérios,
 sejam eles mecânicos, estruturais ou na documentação. Como uma olhada superficial dificilmente ajuda a identificar algum problema, fazer a avaliação de carros usados é imprescindível para analisar toda a situação do veículo e escolher a uma opção segura e adequada para você, garantindo, assim, uma compra de sucesso.

O que considerar durante a avaliação?

Agora que já sabe como é feita uma avaliação de carros e a sua importância, chegou a hora de conferir algumas dicas importantes para não ser pego desprevenido e fazer uma boa compra de um veículo usado. Acompanhe a seguir!

Fique atento à pintura

A lataria e a pintura parecem perfeitas e bem enceradas à primeira vista? Não se deixe enganar! É necessário procurar por imperfeições que, na maioria das vezes, são difíceis de serem identificadas apenas com um olhar, como diferenças de tonalidade e textura e alinhamento das portas e porta-malas desiguais, pois isso revela um possível trabalho de recuperação na pintura.

Verifique o motor

O estado do motor é uma das características mais importantes na hora de escolher um automóvel usado. Portanto, abra o capô e verifique se ele está funcionando bem. Vazamentos de óleo nas juntas, ruídos fora do comum e fumaça densa e escura podem ser sinais de que o motor do veículo não está em boas condições.

Avalie a parte elétrica

Para evitar dores de cabeça no futuro, também é importante avaliar todo o funcionamento elétrico do carro, como vidros, travas, teto solar, central multimídia e ar-condicionado, além de checar se todas as luzes estão acendendo de forma apropriada.

Confira toda a documentação

Por fim, você não pode se esquecer de conferir a documentação do veículo. Nesse caso, observe se o IPVA e o licenciamento estão pagos, se o Documento Único de Transferência (DUT) está em aberto ou se o automóvel tem alguma multa ou algum financiamento em aberto.

Viu como a avaliação de carros usados é importante e pode ser feita por você mesmo? Mas lembre-se de contar com a ajuda de um profissional especializado para não ter erros! Além disso, é importante procurar uma concessionária de qualidade e que seja reconhecida no mercado na hora de adquirir um automóvel, pois isso aumentará as chances de fazer uma boa compra.

Gostou deste post? Então aproveite para compartilhá-lo em suas redes sociais para que seus amigos também entendam como funciona a avaliação de carros usados!




Notícias recentes
Confira 4 vantagens de ter um carro com teto solar
Confira 4 vantagens de ter um carro com teto solar Saiba mais...
Saiba o que é e para que serve a correia dentada do carro!
Saiba o que é e para que serve a correia dentada do carro! Saiba mais...
Saiba quais foram eleitos os melhores carros do ano de 2018
Saiba quais foram eleitos os melhores carros do ano de 2018 Saiba mais...
Saiba como evitar o desgaste prematuro dos pneus do carro
Saiba como evitar o desgaste prematuro dos pneus do carro Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido