Entenda agora como funciona a avaliação de carros usados!


Antes de anunciar a venda de um carro usado na internet ou levá-lo até uma concessionária, é muito importante ficar atento e tomar alguns cuidados. Afinal, a compra e venda de automóveis é algo bastante delicado e causar uma boa impressão pode influenciar diretamente na realização ou não da venda.


Quando o assunto é a compra de um veículo, os cuidados devem ser redobrados. Isso porque é preciso fazer a avaliação de carros usados, checando todos os equipamentos e acessórios com atenção, para não ter que encarar surpresas assim que o negócio já estiver fechado.

Para que todo esse processo seja feito de forma simples e fácil, preparamos este post com tudo o que você precisa saber sobre a avaliação de carros usados. Leia até o fim para conferir!

Como é feita a avaliação?

Geralmente, quatro parâmetros são analisados durante a avaliação de carros usados, que deve ser feita por um mecânico de confiança apto a exercer um trabalho profissional e detalhado. São eles: motor, lataria, pneus e estado geral de conservação do automóvel.

Mas antes de contratar o serviço de um profissional para esse procedimento, você mesmo pode fazer uma inspeção no veículo. Nesse caso, é necessário fazer uma inspeção visual, analisando todo o aspecto geral do carro, além de checar o desgaste de peças e, claro, fazer o test drive.

Qual é a importância da avaliação de carros usados?

Todo veículo usado, mesmo os mais bem conservados, têm um passado e podem esconder problemas sérios,
 sejam eles mecânicos, estruturais ou na documentação. Como uma olhada superficial dificilmente ajuda a identificar algum problema, fazer a avaliação de carros usados é imprescindível para analisar toda a situação do veículo e escolher a uma opção segura e adequada para você, garantindo, assim, uma compra de sucesso.

O que considerar durante a avaliação?

Agora que já sabe como é feita uma avaliação de carros e a sua importância, chegou a hora de conferir algumas dicas importantes para não ser pego desprevenido e fazer uma boa compra de um veículo usado. Acompanhe a seguir!

Fique atento à pintura

A lataria e a pintura parecem perfeitas e bem enceradas à primeira vista? Não se deixe enganar! É necessário procurar por imperfeições que, na maioria das vezes, são difíceis de serem identificadas apenas com um olhar, como diferenças de tonalidade e textura e alinhamento das portas e porta-malas desiguais, pois isso revela um possível trabalho de recuperação na pintura.

Verifique o motor

O estado do motor é uma das características mais importantes na hora de escolher um automóvel usado. Portanto, abra o capô e verifique se ele está funcionando bem. Vazamentos de óleo nas juntas, ruídos fora do comum e fumaça densa e escura podem ser sinais de que o motor do veículo não está em boas condições.

Avalie a parte elétrica

Para evitar dores de cabeça no futuro, também é importante avaliar todo o funcionamento elétrico do carro, como vidros, travas, teto solar, central multimídia e ar-condicionado, além de checar se todas as luzes estão acendendo de forma apropriada.

Confira toda a documentação

Por fim, você não pode se esquecer de conferir a documentação do veículo. Nesse caso, observe se o IPVA e o licenciamento estão pagos, se o Documento Único de Transferência (DUT) está em aberto ou se o automóvel tem alguma multa ou algum financiamento em aberto.

Viu como a avaliação de carros usados é importante e pode ser feita por você mesmo? Mas lembre-se de contar com a ajuda de um profissional especializado para não ter erros! Além disso, é importante procurar uma concessionária de qualidade e que seja reconhecida no mercado na hora de adquirir um automóvel, pois isso aumentará as chances de fazer uma boa compra.

Gostou deste post? Então aproveite para compartilhá-lo em suas redes sociais para que seus amigos também entendam como funciona a avaliação de carros usados!




Notícias recentes
Cambagem de pneus: o que é, para que serve e os tipos!
Cambagem de pneus: o que é, para que serve e os tipos! Saiba mais...
Volante vibrando: conheça as causas e o que fazer!
Volante vibrando: conheça as causas e o que fazer! Saiba mais...
Veja dicas de como limpar o estofado do carro!
Veja dicas de como limpar o estofado do carro! Saiba mais...
Carros para aplicativos: conheça as exigências e como escolher um!
Carros para aplicativos: conheça as exigências e como escolher um! Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido