Conheça as principais vantagens de se ter um Volkswagen Virtus!


O principal dom da Volkswagen é lançar veículos que rapidamente caem no gosto do consumidor brasileiro, sendo que alguns se tornaram verdadeiros clássicos. O Volkswagen Virtus segue nesse caminho, e um forte indicativo disso é ter se tornado líder da categoria de sedãs compactos, logo após o seu lançamento.


Vale lembrar que há décadas essa categoria figura entre as mais disputadas pelas marcas, embora tenha sido levemente ofuscada pelos SUV's, que cresceram em vendas nos últimos dez anos. Ainda assim, a concorrência é forte, e o mérito do Virtus é bastante evidente e justificável.

Quer saber mais sobre como o Volkswagen Virtus se tornou uma referência e quais as vantagens de ter um em sua garagem? Continue a leitura e veja os segredos do modelo para ser tão bem sucedido.

Design atraente

Parta se destacar em sua categoria, é necessário reunir diversos atributos positivos, e beleza é um deles. O Virtus tem porte de sedã médio e foi projetado para ser uma versão do Polo, outro carro que fez o seu nome dentro do portfólio da marca e que, ainda hoje, desempenha de forma exemplar seu papel no mercado.

Mas, voltando ao Virtus, que ganhou nome e vida própria, há uma fina harmonia entre seus traços. O visual alongado e com linhas contínuas está longe de ser umclichê em sua categoria e lança tendência aos concorrentes que virão ou passarão por reestilizações.

Esse equilíbrio com ares de inovação tende a agradar duas parcelas relevantes do público: os jovens, que buscam modelos esportivos, e as pessoas mais madura, que buscam sobriedade. Ninguém ficaria decepcionado com o design do Volkswagen Virtus.

Espaço de sedã médio

Se o porte remete a um sedã médio, o espaço interno reafirma que o Virtus vai além do convencional para a sua categoria. Isso porque o espaço interno é um dos pontos positivos do modelo, seja para o motorista e demais ocupantes, seja em relação à capacidade de carga do porta-malas. São 521 litros disponíveis para você levar o que quiser nas suas viagens!

O Virtus é um dos sedãs mais espaçosos da sua categoria e merece ser considerado até mesmo por quem pensa em aderir aos SUV's pois esses últimos, em muitos casos, decepcionam tanto em relação ao espaço interno quanto à capacidade do porta-malas, que nem sempre refletem a robustez da carroceria. Em uma escolha mais funcional, um sedã compacto pode entregar muito mais nesse quesito.

Essa otimização do espaço interno foi alcançada por meio de seu projeto singular, que usa a estratégia modular MQB.

Desempenho

Como visto, design e conforto são pontos positivos do Volkswagen Virtus, e o mesmo pode se falar sobre o desempenho do modelo. As versões 2020 são equipadas com motorização 1.6 de 16 válvulas, rendendo 110/117 cv, quando abastecida com gasolina e etanol, respectivamente, na opção de entrada.

Com câmbio manual, o motor 1.6 acelera de 0 a 100 km/h em 9,8 segundos, e atinge a velocidade máxima de 195 km/h. A transmissão automática permite manter a mesma velocidade máxima e o tempo para sair da inércia até atingir os 100 km/h passa a ser de 10,6 segundos.

O Virtus também conta com motorização 1.0 TSI que, apesar de ter menos cilindradas, é ainda mais potente e entrega 116/128 cv, quando abastecido com gasolina e etanol, respectivamente. Isso ocorre por se tratar de um motor turbinado, o que compensa o menor número de cilindradas. Esse downsizing é uma tendência mundial, proporcionada pelo avanço da tecnologia e motivada por preocupações ambientais.

Os dados de aceleração do Virtus TSI com transmissão automática apontam que ele vai de 0 a 100 km/h em 9,6 segundos e a velocidade máxima é de 194 km/h. Essa versão destaca-se por entregar bom torque mesmo com baixa rotação, o que permite saídas rápidas e com maior segurança.

Consumo

O preço do combustível oscila com frequência, e ter um veículo flex e econômico é o mais indicado. Em trecho urbano e abastecido com etanol, a versão 1.6 manual rende 9,5 km/litro, enquanto as versões 1.6 automática e a 1.0 TSI rendem 9,8 e 10,2, respectivamente. Com gasolina a versão manual rende 13,8 km/litro, e as versões 1.6 e 1.0 TSI rendem 10,8 e 11,2 km/litro.

Na estrada, com etanol, a versão 1.6 manual rende 9,5 km/litro. As versões automáticas 1.6 e 1.0 TSI rendem 9,8 e 10,2 km/litro. Com gasolina, a média sobe para 13,8 km/litro na versão 1.6 manual e 13,8 e 14,6 km/litro nas versões 1.6 e 1.0 TSI, ambas com transmissões automáticas.

Esses números confirmam a tese de que a versão 1.0 TSI além de mais potente, também consegue ser mais econômica, pois seu conjunto mecânico foi projetado para entregar a maior eficiência possível.

Diferenciais do Volkswagen Virtus

O primeiro diferencial do Virtus é a nota máxima no Latin NCAP, o que o coloca entre os carros mais seguros presentes no mercado automobilístico brasileiro. Merecem destaque as versões TSI, que contam com freios a disco nas quatro rodas e também Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC).

Esse sistema atua por meio de sensores que captam situações críticas na rodagem, emitindo comandos aos freios para que os pneus atuem de modo a corrigir a falha iminente. O sistema também pode reduzir o torque do motor com essa finalidade.

O bloqueio eletrônico do diferencial e o assistente de partida em aclives são recursos advindos do ESC que melhoram a dirigibilidade em trechos íngremes.

Entre os itens de segurança, também há o sensor de fadiga, que emite um sinal sonoro com sugestão de pausa para descanso quando verifica alguma anormalidade na forma de condução. Embora as tecnologias de frenagem contribuam com a segurança, o cansaço é um fator que reduz a eficiência desses sistemas e potencializa colisões.

Também há tecnologia na cabine, que dispõe de uma central multimídia com tela tátil de 6,5 polegadas e integração para Android e IOS. Dessa forma você terá os principais aplicativos e mídias do seu smartphone disponíveis para uso no seu dia a dia, enquanto viaja ou enfrenta o trânsito, bem como vai poder ouvir suas músicas favoritas.

Por fim, outra grande vantagem do Volkswagen Virtus é seu preço, a partir de R$ 65.450 na versão de entrada. Bastante justo para tudo o que o modelo entrega.

Quer conhecer melhor o Volkswagen Virtus? Entre em contato conosco e saiba como agendar o seu test drive!



Notícias recentes
Cambagem de pneus: o que é, para que serve e os tipos!
Cambagem de pneus: o que é, para que serve e os tipos! Saiba mais...
Volante vibrando: conheça as causas e o que fazer!
Volante vibrando: conheça as causas e o que fazer! Saiba mais...
Veja dicas de como limpar o estofado do carro!
Veja dicas de como limpar o estofado do carro! Saiba mais...
Carros para aplicativos: conheça as exigências e como escolher um!
Carros para aplicativos: conheça as exigências e como escolher um! Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido