Conheça agora quais são os carros que mais desvalorizam!


Assim como uma máquina ou um aparelho eletrônico, um veículo é considerado um bem de consumo e, por isso, tem uma vida útil específica que vai determinar até quando ele vai funcionar de forma adequada.


Com o passar do tempo, os desgastes naturais causados pelo uso e o lançamento de modelos mais modernos fazem com o que carro acabe perdendo valor – é a chamada depreciação. Para se ter uma ideia, ao sair da concessionária o valor do carro já sofre uma desvalorização entre 10% e 15%!

Quer saber mais sobre esse assunto e descobrir quais são os carros que mais desvalorizam? Leia este post até o fim e confira!

O que determina a desvalorização de um veículo?

Existem diversos fatores que contribuem para que o valor de um automóvel diminua com o passar do tempo. O principal motivo é a lei da oferta e da procura: se um veículo está entre os mais vendidos do mercado, ele vai desvalorizar menos. Por outro lado, modelos com baixa procura tendem a ter uma depreciação maior.

Além disso, as condições do carro e os custos de manutenção também influenciam bastante em seu preço de revenda, uma vez que automóveis cuja manutenção e reposição de peças sejam mais baratos normalmente desvalorizam menos.

Outros fatores que também podem reduzir o valor de um veículo são quilometragem alta, número de manutenções, marca, imagem junto ao consumidor, cuidado do fabricante em relação ao pós-venda e aceitação no mercado.

Não se esqueça de que, apesar de a perda de valor ser comum, alguns modelos têm uma taxa maior de desvalorização, pois quanto maior a incidência dos fatores citados acima, mais o preço será afetado. Por isso, você deve estar sempre atento a eles antes de fechar um negócio.

Quais são os carros que mais desvalorizam?


Enfim, chegou a hora de descobrir quais são os carros que mais desvalorizam no mercado brasileiro. Para isso, pegamos como referência o ranking do Selo Maior Valor de Revenda de 2018, realizado pela Agência AutoInforme. Confira o top 5:


  1. Volvo SC90. Desvalorização em um ano: -18,6%

  2. Fiat Weekend. Desvalorização em um ano: -18,6%

  3. Lexus CT200H. Desvalorização em um ano: -16,4%

  4. Volkswagen Passat. Desvalorização em um ano: -16,3%

  5. Volkswagen SpaceFox. Desvalorização em um ano: -15,8%

Como garantir a escolha do melhor modelo?


Apesar de a desvalorização ser inevitável, você pode seguir algumas dicas para sofrer menos com a redução do preço e fazer uma boa escolha na hora de adquirir um automóvel. Aí vão algumas orientações:


  • procure saber qual é a depreciação do carro de acordo com a tabela FIPE;
  • escolha os modelos mais procurados e que estejam entre os mais vendidos do mercado;
  • prefira veículos modernos e com tecnologias avançadas, pois as chances de eles desvalorizarem serão menores. Da mesma forma, pode ser uma boa ideia evitar automóveis antigos, uma vez que eles são pouco requisitados e ficam parados no estoque por muito tempo;
  • avalie se um carro usado não pode ser uma boa ideia para você. Afinal, eles não sofrem tanta desvalorização ao sair de uma concessionária, uma vez que isso já aconteceu antes, no ato da primeira compra.

Como você conferiu neste post, a depreciação de um veículo pode influenciar diretamente em seu preço de revenda. Portanto, antes de comprar um carro novo, fique atento aos diversos fatores que contribuem para essa desvalorização para fechar um negócio de sucesso.

Agora que você já sabe quais são os carros que mais desvalorizam, aproveite para seguir as nossas redes sociais e ficar por dentro de outros conteúdos sobre o universo automotivo. Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter e YouTube!




Notícias recentes
Dolphin Mini: conheça mais sobre esse lançamento BYD
Dolphin Mini: conheça mais sobre esse lançamento BYD Saiba mais...
Veja dicas de como cuidar da sua Harley-Davidson!
Veja dicas de como cuidar da sua Harley-Davidson! Saiba mais...
Descubra tudo sobre os veículos off-road!
Descubra tudo sobre os veículos off-road! Saiba mais...
Entenda como funciona o cartão de estacionamento para idoso!
Entenda como funciona o cartão de estacionamento para idoso! Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido