Confira o passo a passo de como limpar os vidros do carro


Deixar os vidros do carro limpos é uma prática essencial em busca da garantia de segurança ao motorista e a todos os passageiros. Afinal de contas, eles sujam e as manchas afetam bastante a visibilidade, podendo provocar acidentes de diferentes maneiras.


Por isso, muita gente tenta usar todo tipo de solução de limpeza para descobrir a melhor forma de assegurar a perfeição do vidro do carro. E a notícia boa é que existem diversas técnicas de aplicação com eficácia comprovada para alcançar o serviço ideal!

Se interessa pelo assunto? Então continue a leitura conosco e confira o passo a passo de como limpar vidros do carro!

Conte com uma toalha de microfibra

As toalhas de microfibras podem ser usadas para realizar a limpeza das manchas mais difíceis, geralmente entregando ótimos resultados. É indicado optar por um pano de microfibra que tenha um tecido justo, já que facilita o processo de limpeza do local.

Desse modo, é necessário que o proprietário do veículo tome cuidado com microfibras baratas, pois a maioria delas perde as fibras sem muito esforço. Ao fazer a limpeza dos vidros do carro, molhe apenas um lado da toalha com água. Após a finalização do processo, use o lado seco para suavemente retirar qualquer sinal de linha de limpeza, sobretudo dos vidros embaçados.

Grande parcela dos materiais de microfibra de boa qualidade elimina qualquer tipo de resíduo. Saiba que esse método é valioso principalmente para a parte de fora dos vidros e, para promover a limpeza do interior, exige-se uma suavidade maior, em especial se seu veículo tiver Insulfilm.

Faça a limpeza externa e interna

Para que o processo de limpeza receba bons acréscimos de eficiência, vá para o lado do passageiro e aplique o limpa-vidros no pano de microfibras de cerdas curtas, esfregue para retirar a sujeira e finalize com outro pano seco.

Se o vidro do seu veículo leva Insulfilm, use somente o pano de microfibra para retirar a poeira e as partes embaçadas. Porém, caso haja muita sujeira no local, aplique um pouco de limpa-vidros no pano e faça a limpeza a partir de movimentos horizontais e verticais, encerrando com um pano seco.

Evite produtos com amônia

Há inúmeros produtos de limpeza de vidro disponíveis no mercado com amônia na composição. Os donos dos veículos devem evitar a aplicação dessas substância, visto que a amônia não é indicada para superfícies comuns de carros, como couro, borracha e vinil.

É necessário destacar que a fumaça da amônia é tóxica e jamais pode ser inalada em um local fechado. Além do mais, os limpadores de vidro com compostos de amônia não devem ser aplicados para limpar vidros com Insulfim, visto que oferecem o risco de causar danos sérios ao material.

Conheça os principais mitos sobre como limpar vidros do carro

Existe uma série de mitos relacionados à limpeza dos vidros de veículos. Por essa razão, listamos alguns abaixo: confira e evite erros durante o processo de higienização!

''Todo limpa-vidros é ótimo''

Este é um dos mitos em que muitos proprietários acreditam, já que vários produtos que prometem limpar os vidros não garantem um resultado satisfatório.

Portanto, analise a composição do produto antes de comprá-lo e verifique se ele é capaz de retirar as impurezas, desengordurar os vidros e não deixar marcas depois da aplicação. Então, vale a pena ressaltar que o assunto vai além da qualidade do material: às vezes você está aplicando um produto com o agente químico errado para a situação.

''Esponjas são melhores que os panos''

Entenda que não existe uma infinidade de esponjas e panos no mercado: nenhum é mais eficiente do que outro, ou seja, é impossível definir um como o mais recomendado para fazer a limpeza de cada parte do carro.

Por exemplo, as esponjas devem ser aplicadas nas rodas, grades, pneus e para sujeiras mais pesadas. Já para os vidros é preciso usar panos com microfibras.

''Jornais são bons para limpar os vidros''

Mesmo que muitos brasileiros conservem o costume de usar jornais para fazer a limpeza dos vidros, essa não é exatamente uma boa opção...

Isso porque o jornal não proporciona uma higienização completa e, de quebra, também é capaz de danificar os vidros e o Insulfim, caso haja.

''Pode deixar os vidros no sol para secar''

Grande mito. Ao optar por essa prática, você pode até fazer os vidros secarem, mas a chance de eles ficarem manchados cresce de maneira substancial.

O melhor é fazer a secagem sob a sombra e usando microfibras para que os vidros não sofram nenhum tipo de dano.

''Não é interessante utilizar detergente de louças''

O detergente de louças figura na lista dos grandes vilões, pois causa o risco de danificar o carro como um todo. Em longo prazo você pode se arrepender bastante, portanto.

No mesmo supermercado em que você compra um detergente, dá para encontrar produtos específicos visando a limpeza dos vidros. Aliás, esses itens podem até estar disponíveis por um valor bem próximo ou mesmo inferior ao do detergente.

''Soluções caseiras são ótimas opções''

A eficiência de soluções caseiras é um mito. Sobretudo quando produzidas de forma errônea, elas podem prejudicar o vidro do veículo.

Procure por estratégias de limpeza capazes de ajudar de fato no veículo, fugindo de produtos cuja real eficácia você passa longe de conhecer.

''Água com gás e vinagre tem eficiência''

Enorme mito. Essa não é uma solução benéfica para o vidro do seu carro; aliás, trata-se de uma ação que pode ocasionar prejuízos para o proprietário.

O vinagre é um produto extremamente ácido e capaz de afetar todo o veículo.

Portanto, conforme observamos, é fundamental que o dono do veículo use a técnica correta de como limpar vidros do carro. Caso você use algum spray, jamais pulverize diretamente em cima do vidro: é preciso pulverizar o limpador em uma toalha de microfibra e depois aplicar. Em caso de dúvidas, busque a ajuda de profissionais especializados!

Gostou do post? Então aproveite a visita ao blog para assinar nossa newsletter e ficar por dentro desse e de outros assuntos importantes!



Notícias recentes
Nissan March
Nissan March Saiba mais...
Saiba o que é e para que serve a correia dentada do carro!
Saiba o que é e para que serve a correia dentada do carro! Saiba mais...
Saiba quais foram eleitos os melhores carros do ano de 2018
Saiba quais foram eleitos os melhores carros do ano de 2018 Saiba mais...
Saiba como evitar o desgaste prematuro dos pneus do carro
Saiba como evitar o desgaste prematuro dos pneus do carro Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido