Como funciona e quais as vantagens de ter um carro com motor 2.0?


Um carro 2.0 atende a propostas e públicos específicos, pois esse motor geralmente equipa veículos robustos e com maior valor de mercado. O número superior de cilindradas e potência faz parte de conjuntos sofisticados e é direcionado a compradores mais exigentes.


Mas essa sofisticação, que por vezes pode ser entendida como luxo, não se trata de um gasto supérfluo na maioria dos casos. Para muitos, afinal, o carro representa um instrumento de trabalho que exige longos períodos de funcionamento. Nesse contexto, o conforto oferecido faz diferença substancial sobre a própria qualidade de vida.

Quer saber mais a respeito das vantagens que acompanham um carro com motor 2.0? Selecionamos as principais para você considerar quando for comprar seu próximo veículo, além de trazer uma lista com os modelos de destaque no mercado. Confira!

Quais as principais vantagens do carro 2.0?

Apesar de mais caros, os carros 2.0 apresentam diversos pontos positivos quando comparados a outros automóveis. Veja, a seguir, os grandes benefícios que um carro equipado por essa motorização garante ao consumidor!

Maior potência

Além de disponibilizar um número maior de cilindradas, um carro 2.0 também entrega mais potência (cv), o que se reflete no fôlego do automóvel. Mesmo considerando as limitações relacionadas à velocidade em vias urbanas e rodovias, há inúmeras vantagens em possuir um veículo potente.

Por exemplo, um carro 1.0 tende a causar maior ruído e até mesmo trepidações na faixa de 100/120 km/h. Já o 2.0 consegue se mover a essa velocidade sem transmitir a sensação de que precisa realizar um esforço descomunal para manter constância durante parte de uma viagem.

A prudência é indispensável ao conduzir qualquer tipo de veículo. No entanto, em modelos mais comuns em estradas, uma motorização potente garante conforto e segurança para condutor e passageiros.

Agilidade

Um veículo de motor mais potente, ao contrário do que se costuma imaginar, aumenta a segurança em vez de diminui-la. Isso pode ser perfeitamente exemplificado pelas retomadas e ultrapassagens, situações em que a maior agilidade de um motor 2.0 presta importante ajuda.

Tal máxima vale para a utilização na cidade e especialmente em rodovias, nas quais entrar em uma faixa em baixa velocidade eleva o risco de colisão. Vias expressas em trechos urbanos têm a mesma regra: quanto menor o tempo para se chegar à velocidade média, maior a segurança.

Alto desempenho

Um motor 2.0 é capaz de assegurar desempenho bem superior ao de veículos com motorização menos potente, sem precisar desembolsar muito mais para isso. E se conforto e potência figurarem como itens necessários ao seu dia a dia, tal escolha ganha ainda maior relevância.

A partir do avanço da tecnologia embarcada nesses motores, aliada à frequente busca por eficiência e menor nocividade ao meio ambiente, o consumo de combustível não é muito maior que nos carros de menos cilindradas.

Especialmente na estrada essa relação se inverte. Afinal de contas, na velocidade de cruzeiro, um automóvel mais potente pode ser mais econômico que um 1.0, dado o menor esforço feito pelo conjunto mecânico.

Quais modelos de carro 2.0 estão em destaque no momento?

Depois de conferir as principais vantagens dessa motorização, chegou a hora de conhecer os modelos 2.0 que figuram entre os preferidos dos condutores. Acompanhe a seguir!

Volkswagen Jetta

O sedan da Volkswagen chama a atenção por seu estilo esportivo, presente tanto no visual quanto no desempenho — ele vai de 0 a 100 km/h em apenas 6,8 segundos. Isso é garantido pelo motor 2.0 TSI de 230 cv, que oferece força de sobra com 350 Nm de torque.

Multifacetado, ele se dá bem no dia a dia da cidade e em estradas no fim de semana. Entre os diferenciais do Jetta estão o painel digital Active Info Display, bancos de couro com regulagem elétrica, volante multifuncional de couro com shift paddles, sistema de seleção do perfil de condução, entre outros.

Volkswagen Tiguan

A montadora alemã aparece em nossa lista mais uma vez com o Tiguan, modelo disponibilizado no Brasil somente na versão R-Line, com motor 2.0 turbo de 220 cv. A antiga versão 1.4 TSI saiu de linha para a chegada do Taos, novo carro da Volkswagen.

O Tiguan traz o mesmo painel digital do Jetta, o Active Info Display, além de outras funcionalidades bem interessantes, como controle adaptativo de velocidade e distância e seleção de perfil de condução. Ele ainda é ideal para famílias grandes, pois conta com sete lugares e assentos rebatíveis.

Honda Civic

Atualmente, o Civic é o carro médio mais comercializado no Brasil. Ele tem motor 2.0 com 150/155 cv de potência a 6.300 rpm, além de 19,3/19,5 kgfm de torque a 4.700 rpm com gasolina e 4.800 rpm usando etanol.

Para o modelo, a montadora japonesa decidiu implementar a tecnologia MA-EPS, que indexa a direção elétrica com o ESP, e o sistema FlexOne, substituindo o antigo sistema que emprega partida a frio por meio do tanque de gasolina e quatro injetores no cofre do motor.

Honda Accord

Se o Civic ocupa o topo do ranking dos carros médios mais vendidos do país, o Accord é o modelo da Honda de maior refinamento no mercado nacional. Em sua 10ª geração, o sedan está disponível em versão única Touring, com motor 2.0 turbo de 256 cv e transmissão automática de 10 marchas.

Entre seus principais itens de série figuram central multimídia de oito polegadas, compatível com Android Auto e Apple CarPlay, controle de estabilidade e tração, assistente de ponto cego, ajuste elétrico para os bancos dianteiros etc.

Chevrolet Equinox

Com motor 2.0 turbo a gasolina de 262 cv de potência e 37 kgfm de torque, o Equinox tem transmissão automática de nove marchas e tração integral adaptativa. Ele possui um ótimo espaço interno, é estiloso e considerado ideal para ambientes urbanos, contando até mesmo com um anulador de ruídos, que reproduz ondas inversas às dos ruídos externos para deixar o ambiente mais silencioso.

O problema é que, a partir da versão 2021, a Chevrolet decidiu comercializar o Equinox apenas com motor 1.5 turbo de 172 cv. No entanto, você ainda consegue adquirir o modelo na configuração 2.0 na versão 2020.

Portanto, além do valor do veículo, há uma série de outros aspectos a serem ponderados na escolha do automóvel ideal para o seu uso. O tipo de motorização, colocando na balança as vantagens do carro 2.0, por exemplo, também deve constar nos critérios analisados antes de fechar negócio.

Está decidido a comprar um modelo 2.0? Então acesse o nosso portal, conheça as alternativas disponíveis e escolha a certa para você!



Notícias recentes
Cambagem de pneus: o que é, para que serve e os tipos!
Cambagem de pneus: o que é, para que serve e os tipos! Saiba mais...
Volante vibrando: conheça as causas e o que fazer!
Volante vibrando: conheça as causas e o que fazer! Saiba mais...
Veja dicas de como limpar o estofado do carro!
Veja dicas de como limpar o estofado do carro! Saiba mais...
Carros para aplicativos: conheça as exigências e como escolher um!
Carros para aplicativos: conheça as exigências e como escolher um! Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido