Como é dirigir a linha Meteor da VW de caminhões?

O caminhão VW Meteor foi lançado no Brasil em 2020. Desenvolvido no país, o veículo apresenta componentes nacionais e é o maior modelo da marca ao redor de todo o mundo. Não à toa, tem o objetivo de inserir a Volkswagen no segmento de caminhões extrapesados. 


O Meteor figura entre os cavalos mecânicos de entrada da linha Constellatio e da linha Premiun MAN TGX. A marca espera que essa versão entregue bons resultados de venda e, para isso, usou as principais inovações da área para proporcionar ao motorista uma boa experiência. Continue a leitura e saiba como é dirigir a linha Meteor da VW de caminhões! 

Quais as principais características do caminhão VW Meteor? 

É fundamental conhecer as mais relevantes características do novo modelo de caminhão da Volkswagen. Ele foi criado para acrescentar segurança e conforto ao transporte. Confira! 

Comprimento 

O Meteor é um caminhão enorme. Ele tem 7.326 mm de comprimento de 74 mil toneladas de peso bruto total. Sendo mais de 50 toneladas de carga e um motor turbo diesel de 12,4 litros, que entrega 520 cv de potência e 254,9 kgfm de torque. 

Dimensões 

A distância entre-eixos é de 3.600 mm, com entre-eixos traseiro de 1.400. O balanço dianteiro mede 1.510 mm e o traseiro tem 816 mm. A altura da cabine leito teto baixo ao leito teto alto apresenta 3.207mm, enquanto a distância da quinta roda ao eixo traseiro anterior atinge 475 mm e a altura da quinta roda roda ao solo mede 1.294 mm.

Já a distância do centro do eixo dianteiro ao final da cabine tem 806 mm, a largura máxima dianteira sem retrovisores mede 2.545 mm, já com retrovisores 3.036 mm e a largura máxima traseira bate em 2.550 mm. O peso bruto do veículo é de 23.000 kg e o peso bruto total combinado chega na casa dos 74.000 kg. 

Cabine 

A cabine do caminhão apresenta uma cabine sofisticada e diferenciada, acompanhando as linhas de design nos novos modelos da marca. Para proporcionar uma boa viagem ao motorista, ela é confortável e muito espaçosa, o que permite se locomover internamente.

O volante possui caráter multifuncional, ou seja, o condutor pode realizar diversas ações por meio dele, e o painel do veículo é mais ergonômico. 

Motor 

O motor do caminhão Meteor é o MAN D 2676 de 12,5 litros. A versão de 520 cv de potência a 1.800 rpm, tem torque de 2.500Nm na faixa de 1.000 a 1.400rpm. Já o propulsor do 6x2 consegue entregar 460 cv a 1.800 rpm e torque de 2.300 Nm na faixa de 950 a 1.400 rpm. 

Para que o veículo alcançasse essa combinação de torque, reduzido consumo e ótima potência, foi preciso modificar 130 componentes do motor. Além do mais, o sistema de injeção common rail com os novos pistões e turbo compressor com controle eletrônico, melhora significativamente a eficiência de combustão, favorecendo a elevação da densidade de potência, com ótimo desempenho, durabilidade e baixo consumo de combustível

Transmissão

A transmissão é de 12 velocidades ZF Traxon automatizada, mas tem a opções de 16 velocidades. De quebra, ainda há como opcional a nova função “Predictive Shifthing”, que realiza a escolha das marchas de forma inteligente, conforme a rota, sem a intervenção do motorista e, desse modo, baixa o consumo de combustível. 

Suspensão 

O caminhão conta com a nova suspensão “Full Air” de quatro bolsas pneumáticas por eixo, controle de distribuição de cargas e bolsões com sistema snap-on, que proporciona uma maior estabilidade nas rodovias e ganhos de integridade para a carga durante a realização de transporte. 

Como é dirigir um caminhão dessa linha? 

Você tem a sensação de dirigir um veículo leve, uma vez que o VW Meteor conta com muita tecnologia, é confortável, apresenta uma cabine ampla, possibilita prazer na direção, proporciona uma visão privilegiada e garante um ótimo desempenho. 

Ao dirigir esse caminhão, mais parece a experiência de dirigir um carro. No primeiro momento você pode ficar assustado com o tamanho. A cabine do automóvel é bem ampla, foi pensada para uma estadia, uma vez que os motoristas precisam ficar dias ou semanas na estrada. 

Caso o condutor sinta sede durante a noite, ele consegue encontrar água gelada em uma geladeira portátil inserida no caminhão. Caso não queira dormir, basta fechar a cortina blackout das janelas e o para-brisa. Assim, evita-se a entrada de luz durante o dia. Para proporcionar mais conforto, o caminhão conta com ar-condicionado e rádio. 

Vale ressaltar, claro, que a sensação de dirigir o caminhão é uma das melhores. O motorista consegue ter uma visão ampla do local e a direção chama atenção pelo conforto. O caminhão tem um freio excelente, muito preciso, e o veículo para rapidamente. 

Quais os benefícios dos veículos da linha Meteor? 

Os benefícios da linha Meteor são inúmeros, uma vez que a marca busca satisfazer os desejos do público-alvo. Entretanto, podemos destacar a segurança, o conforto, a estabilidade e dimensão. 

A primeira coisa que as organizações de transporte buscam garantir para os seus motoristas é a segurança. Assim, o caminhão com itens integrados visando assegurar uma viagem mais tranquila atrai mais olhares no mercado.

Outro ponto que conta bastante é o conforto proporcionado pela cabine. O motorista consegue dormir quando se sente cansado, reduzindo a chance de um possível acidente. Além de ter água gelada e poder realizar as refeições com tranquilidade.

A estabilidade do veículo garante uma viagem mais segura, já que as curvas são melhor executadas e a dimensão não pode ficar de lado. Ela entrega a possibilida de transportar uma boa quantidade de carga.  

Portanto, o caminhão VW Meteor é um dos mais completos da marca e não deixa nada a desejar. O motorista faz o transporte de mercadorias de forma eficiente e segura em uma viagem confortável e tranquila. Os aparatos tecnológicos inseridos no transporte visam garantir todos os benefícios mencionados. A marca busca sempre entregar ao mercado aquilo que o cliente precisa, por isso que o caminhão é uma excelente opção. 

Gostou do nosso post a respeito do VW Meteor? Então, aproveite para acessar nosso site e ficar por dentro das novidades!



Notícias recentes
Conheça as novas versões do Honda City: EX e LX!
Conheça as novas versões do Honda City: EX e LX! Saiba mais...
Dolphin Mini: conheça mais sobre esse lançamento BYD
Dolphin Mini: conheça mais sobre esse lançamento BYD Saiba mais...
Veja dicas de como cuidar da sua Harley-Davidson!
Veja dicas de como cuidar da sua Harley-Davidson! Saiba mais...
Descubra tudo sobre os veículos off-road!
Descubra tudo sobre os veículos off-road! Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido