Como é a autonomia de carros elétricos? Nós explicamos!


A autonomia de carros elétricos representa um grande desafio e ainda afasta muitos compradores, uma vez que ela costumava ser baixa, principalmente para quem gosta de pegar estrada constantemente. Porém a tecnologia tem evoluído bastante e esse problema tem desaparecido aos poucos.


Neste texto, vamos explicar como funciona a autonomia de carros elétricos, como eles são recarregados, os melhores modelos do mercado e muito mais!

Como funciona a autonomia de carros elétricos?

A autonomia de um carro elétrico é quanto o veículo consegue andar com uma carga. De acordo com Sérgio Habib — especialista do setor que trouxe marcas como Citroen e JAC ao Brasil —, esses automóveis são recomendados para uso urbano, já que em percursos maiores eles não são tão eficientes.

Um dos principais problemas é a capacidade limitada de armazenamento das baterias. Contudo a tecnologia vem evoluindo e trazendo recursos para melhorar a autonomia dos carros. É o caso do Sistema de Recuperação de Energia (KERS), que aproveita a energia gerada nas frenagens para recarregar o veículo, aumentando a distância percorrida até a próxima carga.

Como eles são recarregados e onde isso é feito?

Porém, mesmo com a ajuda do KERS, uma hora as baterias precisam ser recarregadas. Nesse caso, é preciso ir a um posto de recarga ou fazer isso em casa. Isso mesmo! Muitos dos carros elétricos já vêm com um carregador e não exigem mudanças na instalação elétrica da residência. É só plugar o automóvel e esperar.

A recuperação de 80% da carga costuma demorar cerca de uma hora — quando em modo rápido —, enquanto para atingir os 100% o tempo pode chegar a até 8 horas. Entretanto uma nova tecnologia desenvolvida nos Estados Unidos promete fazer isso em apenas 10 minutos, o que resolveria um grande problema desses carros.

Um detalhe importante na hora do carregamento — principalmente quando for em postos — é observar o tipo de plugue, pois existem os padrões Norte-Americano, Europeu e Japonês. Eles são diferentes entre si e nem sempre a opção correta estará disponível no local escolhido.

Quais são os carros com melhor autonomia do mercado?

Atualmente, o carro elétrico com maior autonomia é o Tesla Model S Long Range, que roda quase 600 quilômetros com uma única carga. No Brasil, o modelo mais eficiente é um dos principais à venda: o Jaguar I-Pace, um SUV bem espaçoso, perfeito para famílias. São quase 470 quilômetros rodados.

Porém modelos como o Nissan Leaf se destacam pelo ótimo custo-benefício. Esse sedã tem uma autonomia máxima de 389 quilômetros e muito conforto. Não é por acaso que esse é o elétrico mais vendido do mundo. Modelos mais simples como o JAC iEV40 e o Renault Zoe também são boas opções para quem busca um carro mais compacto.

Quais são as vantagens de um carro elétrico?

Depois de conhecer um pouco mais sobre os carros elétricos, você deve estar se perguntando: eles trazem alguma vantagem? Esses veículos são mais econômicos, não poluem o ambiente e, ao contrário do que muitos pensam, seu custo de manutenção é reduzido.

Isso de deve ao fato de eles terem muito menos peças quando comparados a modelos que utilizam combustíveis fósseis. Sendo assim, eles raramente sofrem com problemas mecânicos. Outro fator positivo para os elétricos é o custo, que, apesar de ainda ser um pouco alto, tem caído bastante.

A autonomia de carros elétricos tem crescido bastante e eles tendem a ser o futuro, principalmente com o desenvolvimento da tecnologia e a redução no valor de compra. Com isso, preocupações como a de não andar com o tanque na reserva e combustível adulterado serão coisas do passado.

Gostou de aprender um pouco mais sobre os carros elétricos? Então não perca tempo, assine nossa newsletter e tenha ótimos conteúdos em seu e-mail!



Notícias recentes
Conheça as novas versões do Honda City: EX e LX!
Conheça as novas versões do Honda City: EX e LX! Saiba mais...
Dolphin Mini: conheça mais sobre esse lançamento BYD
Dolphin Mini: conheça mais sobre esse lançamento BYD Saiba mais...
Veja dicas de como cuidar da sua Harley-Davidson!
Veja dicas de como cuidar da sua Harley-Davidson! Saiba mais...
Descubra tudo sobre os veículos off-road!
Descubra tudo sobre os veículos off-road! Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido