Como aumentar a vida útil da bateria do carro? Veja 5 dicas


A bateria do carro é uma das peças mais notáveis do automóvel e é responsável por oferecer o melhor desempenho para o motorista. Porém, muita gente só se dá conta da sua importância quando ela manifesta algum problema.


A ferramenta dura entre 2 e 4 anos, mas pode variar, dependendo do fabricante, assim como do modo como o veículo é utilizado. Por isso, investir em boas práticas de conservação é sempre a melhor saída para aumentar sua vida útil.

Veja a seguir algumas dicas sobre como preservar a bateria do carro para que ela não deixe você na mão. Boa leitura!

1. Desligue tudo antes de dar a partida

Dar a partida no automóvel é um instante que demanda muita energia da bateria. Logo, deixar os componentes ligados, como rádio e faróis, e girar a chave na ignição faz a peça sofrer uma sobrecarga considerável, reduzindo sua durabilidade.

Ademais, se você tiver um sistema de som robusto, que consome muita carga (módulos fortes em volumes altos), ligar o carro no momento em que ele está funcionando, pode avariar algum dispositivo eletrônico.

Importante! Antes de desligar o veículo, desligue também os demais acessórios, do mesmo modo como você faz durante a partida.

2. Mantenha a bateria bem segura e apertada

A bateria do carro precisa estar sempre bem fixada e segura na câmara. Caso ela se desloque ligeiramente enquanto transita por estradas irregulares, os impactos podem soltar os cabos, fazendo com que ela não carregue adequadamente, ou que haja um curto circuito.

O fato da bateria ficar folgada não prejudicará sua vida útil, mas é um risco para a sua segurança. Por isso, você precisa checar regularmente se os cabos estão em perfeitas condições de funcionamento e se a peça está bem presa no lugar.

3. Não deixe o carro parado por muitos dias

Se você se ausentar por alguns dias ou semanas, peça para alguém acionar o motor. Segundo o professor do curso de Engenharia Mecânica Automobilística do Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana), Edson Esteves, o certo é fazer o procedimento toda semana para que o consumo de energia de componentes, como alarme, som e central de injeção, não descarregue a bateria.

Não parece, mas esses são acessórios que funcionam o tempo todo. Aliás, é por esse motivo que não se pode desconectar a bateria de veículos de luxo ou altamente equipados. Se ela for desativada, tais dispositivos podem ficar desconfigurados — problema que só a concessionária tem condições de resolver.

4. Evite instalar acessórios não originais no carro

Não somente pela complexidade dos sistemas elétricos da atualidade, mas também por causa do consumo de carga que eles podem representar, a amperagem da bateria pode não suportar. Exigir mais do que ela pode suportar é certeza da redução da sua durabilidade.

Componentes de segurança, como rastreadores de qualidade duvidosa, podem comprometer a bateria do carro. Isso porque eles demandam uma boa quantidade de energia, fazendo com que a peça descarregue precipitadamente.

5. Controle a corrosão

Segundo Esteves, é imprescindível ficar atento à corrosão das polaridades da bateria, pois o interior da peça é composto por ácidos muito fortes que — conforme as condições ambientais e climatéricas — faz com que seus terminais sofram corrosão com o passar do tempo e prejudiquem o processo de carregamento.

Se você notar a presença de ferrugens nos polos da sua bateria, utilize água com gás e escova de aço para realizar a limpeza. Depois, use um spray lubrificante para prevenir a presença de corrosões.

Com as dicas mencionadas neste post, você certamente aumentará a duração da bateria do carro. Basta ter bastante cautela e seguir essas recomendações para evitar que o seu automóvel falhe ou apague na estrada.

Se você achou este artigo útil, compartilhe-o com seus amigos nas suas redes sociais. Assim, eles também saberão como conservar a bateria do automóvel!



Notícias recentes
Conheça as novas versões do Honda City: EX e LX!
Conheça as novas versões do Honda City: EX e LX! Saiba mais...
Dolphin Mini: conheça mais sobre esse lançamento BYD
Dolphin Mini: conheça mais sobre esse lançamento BYD Saiba mais...
Veja dicas de como cuidar da sua Harley-Davidson!
Veja dicas de como cuidar da sua Harley-Davidson! Saiba mais...
Descubra tudo sobre os veículos off-road!
Descubra tudo sobre os veículos off-road! Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido