Carta contemplada: como funciona nos consórcios de veículos?


Quando o assunto é a aquisição de um novo veículo, não faltam alternativas de crédito no mercado para facilitar a compra e garantir condições diferenciais e vantajosas, seja qual for o seu tipo de perfil.


Sabia que o consórcio é uma ótima maneira de realizar o sonho de ter o carro próprio? Mas, se você optar por essa alternativa de negócio, primeiro vai precisar ter a sua carta contemplada antes de, finalmente, ter um automóvel novinho em mãos.

Se ainda não sabe o que é carta de crédito e tem dúvidas sobre consórcio, pode ficar tranquilo — continue a leitura deste post e saiba como isso funciona!

O que é o consórcio?

Não dá para falar de carta de crédito sem explicar o que é consórcio, não é mesmo? Então vamos lá! Basicamente, consórcio é um modelo de aquisição em que pessoas físicas ou jurídicas se unem em um grupo com o objetivo de adquirir um determinado bem, que pode ser tanto um veículo quanto um imóvel, por exemplo.

Os participantes, então, pagam uma contribuição mensal e formam um fundo comum, que é utilizado para contemplar os consorciados por meio de sorteios e ofertas de lances. Ao ser contemplada, a pessoa tem acesso à sua carta de crédito e, finalmente, pode adquirir o bem que escolheu.

Quais são as vantagens do consórcio?

Quando bem planejado, o consórcio oferece diversas vantagens — não à toa é considerada uma das formas mais estratégicas para adquirir um automóvel e manter a vida financeira organizada.

Um de seus principais atrativos é a isenção de pagamento de juros cobrados em outras modalidades de compras de bens, ou seja, é possível parcelar 100% do valor totalmente sem juros. No consórcio, existe apenas a taxa de administração, cujo valor é bem mais acessível se compararmos a outras formas de compra parcelada.

O que é a carta de crédito?

Ao ser contemplado em um consórcio, você não vai receber o dinheiro em sua conta e nem receber o bem desejado na porta de casa. Na verdade, você vai receber a chamada carta de crédito, como abordamos nos últimos tópicos.

Essa carta nada mais é do que um documento com o valor que corresponde ao escolhido no momento em que você contratou o consórcio e que poderá ser usada para a compra do bem, funcionando como um vale-compras.

Imagine que você participa de um consórcio de veículos no valor de R$ 60 mil, por exemplo. Ao ser contemplado, a carta de crédito vai permitir a compra de um automóvel de seu interesse com esse valor. Também é possível optar por não comprar nada, recebendo o valor em dinheiro de acordo com as regras estabelecidas em contrato.

Por outro lado, imagine que o consórcio tenha duração de 100 meses, e você foi contemplado após o pagamento da 50ª parcela. Nesse caso, mesmo já tendo recebido sua carta de crédito, você terá que continuar a efetuar os pagamentos até completar todas as 100 parcelas.

Como funciona a contemplação da carta de crédito?

Como já abordamos, o acesso à carta de crédito se dá após o participante do consórcio ser contemplado. E como funciona essa contemplação? A pessoa pode ser contemplada a qualquer momento durante o prazo total do grupo, e pode ocorrer de duas maneiras. São elas:

  • sorteio: a definição dos números sorteados geralmente é feita a partir dos resultados da Loteria Federal ou por meio de sorteios em assembleias online. Aqui, todos os consorciados concorrem em condições iguais;
  • lance: funcionando como um leilão, o modelo de lance pode ser feito pela internet ou presencialmente. É um valor ofertado pelo consorciado que vai corresponder à antecipação de todas as parcelas do consórcio, ou seja, a pessoa deverá fazer o pagamento integral das parcelas e receber sua carta de crédito antes do esperado, sem precisar contar com a sorte.

O que é a carta de crédito contemplada?

Essa carta nada mais é do que uma cota de crédito que já foi contemplada em um grupo de consórcio. Isso quer dizer que, com a carta contemplada em mãos, a pessoa não vai precisar esperar até o final do prazo ou ser sorteado para poder utilizar o crédito na compra do bem de seu interesse.

Essa cota pode até mesmo ser transferida para outra pessoa, desde que isso esteja previsto no contrato do consórcio e a administradora esteja de acordo. Assim, outro indivíduo poderá adquirir a carta contemplada e utilizá-la para fazer uma aquisição.

Quais são os principais cuidados ao adquirir a carta contemplada?

Se você não faz parte de um consórcio e deseja comprar um bem de forma imediata, adquirir uma carta contemplada pode ser uma boa estratégia para isso. Mas é preciso ficar atento para que todo o processo seja feito sem imprevistos. Abaixo, separamos os principais cuidados:

  • verifique a origem da carta de crédito, pois é impossível ter certeza se o vendedor é confiável logo de cara. Para isso, veja com a administradora se a carta de crédito realmente existe e se ela foi mesmo contemplada;
  • consulte se a administradora é autorizada a emitir cartas de crédito pelo Banco Central, afinal, o próprio vendedor pode ter caído em um golpe sem saber;
  • fique atento ao contrato e às cláusulas do consórcio, observando as taxas administrativas e as parcelas restantes;
  • tenha a certeza de que a carta de crédito tem o mesmo valor do bem que você pretende comprar. Pode parecer um detalhe óbvio, mas muitas pessoas acabam se esquecendo disso;
  • conheça as regras de utilização da carta para não ser pego desprevenido, pois muitas administradoras contam com condições próprias.

Agora que você já sabe as principais informações sobre consórcio e carta de crédito, deu para perceber que não é difícil ter uma carta contemplada em mãos e, finalmente, conseguir o carro dos sonhos, não é mesmo? Só não se esqueça de verificar se o valor de cada parcela do consórcio cabe em seu orçamento, para que tenha tranquilidade durante todo o procedimento e possa quitar as prestações sem preocupação.

Se você gostou deste post e quer comprar um novo veículo, entre em contato com o Grupo AB e saiba como podemos ajudar você nessa escolha!



Notícias recentes
Confira 4 vantagens de ter um carro com teto solar
Confira 4 vantagens de ter um carro com teto solar Saiba mais...
Saiba o que é e para que serve a correia dentada do carro!
Saiba o que é e para que serve a correia dentada do carro! Saiba mais...
Saiba quais foram eleitos os melhores carros do ano de 2018
Saiba quais foram eleitos os melhores carros do ano de 2018 Saiba mais...
Saiba como evitar o desgaste prematuro dos pneus do carro
Saiba como evitar o desgaste prematuro dos pneus do carro Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome e Sobrenome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido
Campo obrigatório