4 cuidados para contratar um consórcio de carro


O consórcio de carro é um recurso muito interessante para quem deseja comprar um veículo e não se importa de esperar um pouco mais por isso. Entretanto, ainda que o procedimento seja muito tradicional e relativamente confiável, a boa e velha cautela é essencial.


Basicamente, um consórcio é uma espécie de financiamento em grupo no qual os participantes têm interesse em um bem específico e contribuem com uma parcela mensal para garantir a conquista de todos.

As condições variam de uma empresa para outra, mas, em geral, a entrega do veículo se dá por meio de um sorteio em que pode existir ou não preferência para aqueles que adiantam suas mensalidades. Neste post, discutimos esse assunto tão comentado, dando enfoque às precauções necessárias para evitar problemas no futuro. Continue conosco!

Como funciona o consórcio de carro?

Um consórcio de carros prevê a união de diversos indivíduos que firmam um compromisso legal de contribuir todos os meses com um fundo compartilhado, um tipo de "poupança" referida também como fundo comum. É desse montante que os valores referentes aos veículos serão retirados e repassados aos participantes para a entrega do bem acordado.

A grande vantagem desse processo em relação ao financiamento é que viabiliza-se a compra do carro sem a cobrança dos altos juros impostos pelas instituições financeiras. Na maioria das vezes, é cobrada apenas uma taxa de operação pela operadora responsável.

Em outras palavras, o consórcio de carro dá a oportunidade de adquirir o veículo que você deseja por um preço muito mais atrativo. Entretanto, há algumas considerações que devem ser feitas antes de entrar em um negócio dessa natureza.

Quais são as condições básicas previstas em um consórcio de carro?

Antes de qualquer outro ponto, é importante lembrar que quem tem interesse em adquirir um veículo por meio de um consórcio não deve ter muita pressa. Portanto, se você precisa de um automóvel com certa urgência, talvez essa não seja a sua melhor opção.

O fato é que a maioria das administradoras estabelece a entrega dos valores referentes ao carro por meio de sorteios e, sendo assim, tudo pode acontecer. Vale lembrar que, mesmo que você seja um dos primeiros a serem sorteados, o restante dos pagamentos deve continuar, sendo realizados até o final do consórcio.

Já para aqueles que não contam com muita sorte, existem empresas que dão preferência a participantes que adiantam parcelas. Em alguns casos, há também a possibilidade de realizar lances, como em um leilão. Nesse caso, leva a melhor quem estiver disposto a adiantar o maior valor.

Outro ponto muito importante é que o participante que não conseguir honrar seus pagamentos e optar por desistir do negócio poderá recuperar o dinheiro investido, mas multas serão aplicadas.

Quais cuidados tomar ao entrar nesse tipo de negócio?

Independentemente das características do consórcio, é preciso ficar de olho em alguns detalhes para evitar golpes e possíveis prejuízos. É sobre isso que falaremos a seguir. Confira!

1. Pesquise a empresa responsável

Por ser uma modalidade de negócio muito popular, são diversas as empresas e instituições que oferecem o consórcio de carro, por isso, todo cuidado é pouco com as ofertas e condições muito tentadoras.

A primeira coisa a fazer é verificar a idoneidade da administradora, ou seja, conferir se ela é autorizada pelo Banco Central a exercer esse tipo de atividade. Outro ponto importante é garantir que o patrimônio da empresa está separado do patrimônio acumulado no consórcio (patrimônio de afetação). Isso pode evitar eventuais perdas em caso de falência.

Além disso, é sempre bom consultar a reputação da administradora na internet e, se possível, conversar com antigos clientes.

2. Verifique o contrato com cautela

Jamais assine um contrato antes de lê-lo atentamente por completo. A maioria das administradoras estampam vantagens em sua publicidade e durante a conversa com seus vendedores, mas raramente citam condições e termos que possam ser vistos com ressalva pelo cliente.

No contrato de adesão, constam todos os direitos e deveres que cada uma das partes deverá cumprir ao longo de toda a sua vigência, como os possíveis juros e correções que podem incidir sobre as parcelas e as responsabilidades legais em caso de descumprimento do acordo.

Vale ficar atento também às regras gerais para consórcios no Brasil previstas na Lei 11.795/2008. Desde 2008, as empresas que realizam consórcios no país devem seguir critérios legais estipulados pelo governo.

3. Analise os prazos e faça um planejamento financeiro

A duração de um consórcio de carro pode variar de acordo com a categoria do veículo e as condições de pagamento, mas, em geral, o processo dura de 50 a 100 meses.

Esse é um período relativamente longo e incerto, principalmente para pessoas que não dispõem de uma renda estável. Por isso, é fundamental se planejar financeiramente com antecedência para garantir que você será capaz de honrar com seus compromissos.

Ainda que, por lei, seja possível reaver os valores aplicados em um consórcio, as multas e penalidades impostas pela administradora podem representar um prejuízo considerável.

4. Acompanhe de perto o andamento do consórcio

Uma empresa confiável deve prestar constas aos seus clientes sobre qualquer mudança realizada em seus procedimentos, bem como esclarecer detalhadamente as movimentações financeiras relacionadas ao fundo comum.

Essas informações são geralmente repassadas por e-mails, por correspondências ou por meio de assembleias gerais que também servem para tirar eventuais dúvidas dos participantes. Sendo assim, é importante participar desses eventos para ser alertado sobre todas as tramitações e contemplações do seu grupo.

O consórcio de carros é uma opção muito interessante, não apenas pelas condições que oferece, mas principalmente pela oportunidade de se livrar dos juros abusivos dos financiamentos tradicionais. No entanto, todo cuidado é pouco para garantir que seu objetivo não se transforme em uma verdadeira dor de cabeça no futuro.

O Grupo AB é uma rede de concessionárias com mais 50 anos no mercado. Desde 1968, entregamos veículos de várias marcas a nossos clientes com total transparência e credibilidade. E, além de tudo isso, oferecemos um consórcio de carro com condições exclusivas para ficar ainda mais fácil adquirir o automóvel que você tanto deseja.

Entre em contato conosco e veja como nós podemos ajudá-lo a conquistar o carro dos seus sonhos!




Notícias recentes
Confira 4 vantagens de ter um carro com teto solar
Confira 4 vantagens de ter um carro com teto solar Saiba mais...
Saiba o que é e para que serve a correia dentada do carro!
Saiba o que é e para que serve a correia dentada do carro! Saiba mais...
Saiba quais foram eleitos os melhores carros do ano de 2018
Saiba quais foram eleitos os melhores carros do ano de 2018 Saiba mais...
Saiba como evitar o desgaste prematuro dos pneus do carro
Saiba como evitar o desgaste prematuro dos pneus do carro Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome e Sobrenome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido