Veículos elétricos usados: vale a pena comprar?
Compre carro elétrico usado com segurança. Conheça as vantagens, os riscos (como a bateria) e use nosso checklist de inspeção específico para elétricos.
Se você pretende comprar veículos elétricos, mas os valores dos carros zero estão além do seu orçamento, já há a possibilidade de adquirir seminovos e usados em condições muito boas e alguns vem até com garantia de fábrica.
Para explicar melhor como funciona a compra de veículos elétricos seminovos preparamos um artigo bastante esclarecedor, aqui vamos apresentar os prós e contras da compra de carros elétricos usados, destacar vantagens como custo reduzido e manutenção previsível, mas também alertar sobre os riscos - especialmente o desgaste da bateria.
Montamos também um checklist de inspeção específico para elétricos seminovos e usados, com ênfase na verificação da saúde da bateria (SOH) e sistemas de carregamento, checagem de itens convencionais de dentro e fora do veículo, além de orientar o comprador sobre como minimizar riscos nesse tipo de aquisição.
Quais são as grandes vantagens de comprar um carro elétrico usado?
Não faltam motivos para a aquisição de um carro elétrico, e se o valor de um zero está além das suas possibilidades, a opção por um seminovo pode ser sua melhor opção:
Oportunidade de comprar tecnologia barata
As vantagens de carros elétricos usados são basicamente as mesmas de um novo, desde que antes de comprar seja feita uma avaliação minuciosa do veículo, e se constatado que o carro está em perfeitas condições, ou até mesmo precisando de manutenções que não sejam tão complicadas, o custo-benefício pode ser muito interessante.
O valor de depreciação dos veículos elétricos com um ou dois anos de uso varia de 40% a 50% em alguns casos, e mesmo que alguns itens precisem de reparo em um futuro próximo, excetuando a bateria que é um dos itens mais caros do carro, a compra pode valer muito a pena.
Custos de manutenção previsíveis e geralmente mais baixos
Mais uma das grandes vantagens de comprar veículos elétricos seminovos e usados é o fator economia com manutenção, uma vez que os componentes e peças são em número muito menor quando comparados com os dos carros à combustão.
Uma quantidade menor de peças significa menos desgaste em menos itens, menos reparos, menos componentes para manutenção e para substituição, consequentemente um custo significativamente reduzido, especialmente quando levamos em conta a economia com recarga, pois o carregamento da bateria tem um custo menor que o de um tanque cheio de combustíveis fósseis.
Os principais riscos e desvantagens que você precisa conhecer
Para comprar veículos elétricos usados e seminovos é preciso se atentar para alguns detalhes bastante importantes, como os que mostraremos a seguir:
A bateria: o coração (e o maior custo) do veículo elétrico
Um dos itens mais importantes a serem checados antes de comprar veículos elétricos usados e seminovos é a bateria, pois ela é um dos componentes mais caros do veículo, e precisa estar em bom funcionamento para que o carro seja bem utilizado.
Se possível conte com algum profissional que tenha habilidade para constatar o estado da bateria no momento da avaliação, e se não for possível verifique a autonomia indicada no painel e o histórico de manutenção da bateria do veículo.
A incerteza sobre o histórico de carregamento e cuidados do antigo dono
Para quem vai comprar um veículo elétrico seminovo ou usado a necessidade de avaliar os “antecedentes” é fundamental, já que é o histórico do carro que vai ser determinante na hora da compra.
A bateria não pode estar degradada, com baixa autonomia, pois os custos de manutenção deste componente são altos e o veículo precisa atender às necessidades do comprador, pois nem sempre será possível realizar o carregamento de forma rápida e acessível.
Então como já mencionamos antes, contar com a avaliação de um profissional que conheça bem os veículos elétricos podem ser decisivo na compra, uma vez que elaborar um diagnóstico preciso da bateria não é tão fácil.
Há um outro fator a ser considerado, a obsolescência, pois alguns modelos podem ter componentes mais antigos e nem sempre a bateria dos veículos elétricos será compatível, então é necessário checar se será possível encontrar todas as peças de reposição em caso de danos.
O que verificar na bateria antes de comprar um elétrico usado?
Para que a compra de veículos elétricos usados ou seminovos seja bem sucedida, é imprescindível verificar alguns itens, especialmente a bateria, que é o coração dos elétricos. Seguem algumas dicas:
Saúde da Bateria (State of Health - SOH): o indicador mais importante
O SOH, ou estado de saúde, é um indicador que mostra em que situação se encontra a bateria. Ele é medido em percentuais, e quando marca 100% significa que a bateria está em perfeitas condições, tal qual uma nova.
Se o SOH marcar 80% é sinal que a bateria se degradou, perdendo sua capacidade máxima de armazenamento de energia, ou seja, só será possível alcançar até 80% da capacidade original no carregamento completo.
Como ele é capaz de avaliar a condição geral e vida útil da bateria, o SOH pode determinar em que momento ela deverá ser substituída, e demonstra a autonomia real de um veículo elétrico usado ou seminovo, permitindo que o comprador análise se a capacidade atual de recarga pode atender suas demandas de uso do carro.
A importância do relatório de diagnóstico oficial da marca
Mais um dos cuidados que o interessado em comprar veículos elétricos usados e seminovos deve ter é com o relatório de diagnóstico oficial da montadora do carro. É ele quem avalia de forma minuciosa o SOH da bateria, além de acessar os dados do proprietário ou proprietários, bem como as atualizações de software no decorrer do uso do veículo elétrico.
O diagnóstico oficial também é capaz de identificar problemas crônicos e falhas nos sistemas do veículo. Ele oferece confiança, precisão e dados minuciosos sobre o verdadeiro estado dos veículos elétricos, incluindo uma conformação das mais importantes, se a bateria está dentro dos parâmetros exigidos pelos fabricantes para que siga garantida, uma vez que muitas montadoras oferecem garantias extensas para a bateria do carro.
Checklist para inspecionar um veículo elétrico usado
Seguem abaixo algumas dicas de profissionais da área sobre o que deve ser verificado antes de adquirir um veículo elétrico usado ou seminovo:
Itens convencionais: pintura, interior, suspensão e freios
Verifique se não há nenhum ponto amassado ou ponto de ferrugem na lataria, se a pintura está em perfeito estado e toda por igual. Cheque o estado dos pneus e se eles são os indicados para um veículo elétrico.
Teste a eficiência do sistema de frenagem, já que os freios de fricção desgastam com o tempo ou no caso de ficarem muito tempo sem uso é possível que precisem de manutenção. Verifique se o interior do carro está bem cuidado, bancos, teto, portas, assoalho, porta-malas, painel e todos os seus componentes.
Mais um item que deve ser verificado, se possível durante um test-drive, é a suspensão dos veículos elétricos usados. Tenha atenção a ruídos estranhos e impactos mais fortes ao passar por pisos irregulares, pois podem ser sinais de problema no sistema de suspensão, que é mais exigido em elétricos devido ao seu peso maior.
Itens específicos: sistema de carregamento, bateria de 12V e atualizações de software
Como mencionamos anteriormente, a análise do estado da bateria e o SOH são imprescindíveis para quem quer comprar veículos elétricos, incluindo seu ciclo de carga. Os sistemas devem estar atualizados, então é importante checar se as atualizações de softwares foram corretamente realizadas.
Verifique o histórico de manutenção do veículo, se foram trocados componentes como pneus e freios para ter uma ideia da vida útil deles, e não esqueça de ver se a documentação está em dia, se não há multas ou impostos em aberto.
Para quem está em busca de veículos elétricos seminovos e usados, o Grupo AB conta com veículos em ótimo estado de conservação, previamente verificados pelos melhores profissionais, e com assistência técnica em dia. Entre em contato com nossas lojas e agende uma visita.