Carros sustentáveis? Sim, nós temos! Escolha sua melhor alternativa

A sustentabilidade é um assunto cada vez mais presente nas indústrias de todo o mundo, especialmente nas montadoras de veículos, que são as responsáveis pela emissão de gases poluentes na atmosfera.


Desse modo, as fabricantes buscam desenvolver carros sustentáveis, que consigam satisfazer as necessidades humanas sem afetar os recursos naturais. Sendo assim, as empresas já estão mudando os seus processos de criação para contribuir com um consumo mais consciente da sociedade.

Diversos carros foram lançados pelas montadoras com características sustentáveis. Continue a leitura e conheça 5 modelos já disponíveis no mercado!

Como ser sustentável?

Primeiramente, é preciso saber que ser sustentável significa não afetar os recursos naturais para as próximas gerações. Para atingir esse objetivo, é necessário ser socialmente justo, economicamente viável e ecologicamente correto.

Para um veículo ser considerado sustentável é necessário considerar alguns fatores, como a pontuação verde. Para isso, são utilizados alguns parâmetros, por exemplo:

  • emissão de carbono;
  • manufatura;
  • economia de combustível;
  • impacto ao meio ambiente;
  • fonte de energia utilizada.

Esses aspectos precisam ser avaliados criteriosamente, pois existem carros elétricos que podem ocasionar um elevado impacto global, o que depende dos efeitos que a sua fonte de energia provoca ao meio ambiente.

Logo, para que os veículos sejam considerados sustentáveis, é necessário que sua fonte de energia também o seja. Sendo assim, é preciso ter atenção às informações relacionadas ao automóvel que está adquirindo.

Quais são os 5 carros mais sustentáveis no mercado?

Várias montadoras criaram carros sustentáveis para ajudar na preservação do meio ambiente, sendo que cada modelo apresenta suas peculiaridades. No entanto, o principal objetivo desses carros é emitir uma menor quantidade de gás carbônico na atmosfera. Confira, a seguir, os principais lançamentos!

1. Nissan Leaf

Lançado pela Nissan em 2010, o Leaf é 100% elétrico e tem uma boa pontuação no quesito sustentabilidade. Sua recarga pode ser feita em tomadas de 110v ou 220v em até 8 horas e basta apenas uma carga para que o condutor percorra em torno de 170 km.

Este hatch médio foi o primeiro elétrico a ser comercializada em larga escala no mundo, sendo um dos modelos da categoria mais vendidos no Brasil. Ele rende 149 cv e 32,6 kgfm de torque, indo de 0 a 100 km/h em apenas 7,9 segundos.

2. Volvo XC40 Recharge Plus

O XC40 Recharge Plus é um dos veículos elétricos mais baratos comercializados pela Volvo no mercado brasileiro. Seu destaque fica por conta do motor único Single Electric, que entrega 234 cv e 33,6 kgfm. Já a bateria é de 69 kWh e oferece uma autonomia de, aproximadamente, 420 km.

No que diz respeito ao visual, esse modelo da Volvo tem um estilo bastante futurista, com linhas suaves e detalhes verticais. Se você busca um bom desempenho no trânsito, ele pode ser uma ótima opção, pois acelera de 0 a 100 km/h em 7,4 segundos.

Entre os equipamentos do XC40 Recharge Plus estão itens tecnológicos que vão facilitar bastante a vida do motorista, como sistema Google Automotive Services, carregador por indução, quadro de instrumentos digital de 12,3″, entre diversos outros.

3. Volvo C40

Segundo automóvel elétrico lançado pela Volvo no mundo, o C40 possui a mesma plataforma e conjunto mecânico do seu “irmão” XC40. Ele conta com dois motores elétricos, um em cada eixo, que entregam 413 cv e 67,3 kgfm.

Quando o assunto é autonomia, o modelo acaba saindo na frente. Isso porque suas baterias de 78 kWh prometem uma autonomia de 444 km, quase o suficiente para ir do Rio de Janeiro a São Paulo sem fazer parada. Na prática, isso significa que você pode passar cerca de 10 dias sem precisar recarregar o veículo.

O desempenho do C40 também é um de seus principais atributos, pois acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4,7 segundos — embora a velocidade seja limitada a 180 km/h. O automóvel traz ainda uma série de itens eletrônicos para a segurança do condutor, como frenagem automática de emergência, alerta de saída de faixa com correção no volante e controlador de velocidade adaptativo.

4. Mercedes-Benz EQC 400

Este é o primeiro carro 100% elétrico da Mercedes, tendo chegado ao Brasil em 2020. Desde então, se destaca por seu diferencial sustentável, sendo oferecido com dois motores elétricos, de 204 cv e 38,7 kgfm cada. Assim, a potência combinada é de 408 cv e 77,5 kgfm de torque.

Mesmo sendo bastante pesado — o EQC 400 tem 2.495 kg, sendo 654 kg só das baterias —, ele não decepciona durante a aceleração, indo de 0 a 100 km/h em 5,1 segundos.

Apesar de ter sido lançado há poucos anos, não se assuste se sentir que já viu o EQC 400 em algum lugar. Isso porque ele pegou emprestada a base de outro modelo da Mercedes, o GLC. As semelhanças podem ser vistas no recorte do capô, nos vincos da parte inferior das portas e nas laterais da carroceria.

5. Volkswagen e-Delivery

Os carros elétricos podem não ser mais uma novidade no mundo, mas a situação muda quando falamos em caminhões elétricos. Montadoras como BYD, FNM-Agrale e JAC Motors já lançaram seus veículos do segmento, mas o Volkswagen e-Delivery chegou para revolucionar o mercado.

O e-Delivery é o primeiro caminhão elétrico produzido no Brasil, sendo comercializado nas versões com três ou seis packs de baterias, que entregam 110 km e 250 km de autonomia, respectivamente.

Em ambas as versões (11 ou 14), o desempenho do veículo é o mesmo: ele entrega 408 cv e 219 kgfm. Comparado a um caminhão normal, o uso do e-Delivery pode reduzir as emissões de CO² em mais de 30 toneladas, além de consumir muito menos diesel.

Como você conferiu, as fabricantes estão buscando deixar seus veículos cada vez mais adequados às novas necessidades do mundo. Afinal, carros que afetam os recursos naturais não são mais considerados aceitáveis pela sociedade. Assim, tal preocupação é muito válida para conseguir criar carros cada vez mais ecológicos e potentes.  

As montadoras que apresentam essa preocupação se destacam no mercado consumidor, tendo em vista que os clientes vão perceber sua atenção com o meio ambiente e com o próximo. Desse modo, a quantidade de frota de carros sustentáveis tende a crescer a cada dia, já que existe uma demanda forte no mercado para isso.

Aproveite a visita e compartilhe o conteúdo em suas redes sociais para que seus amigos também saibam quais são os principais carros sustentáveis disponíveis no mercado!



Notícias recentes
Dolphin Mini: conheça mais sobre esse lançamento BYD
Dolphin Mini: conheça mais sobre esse lançamento BYD Saiba mais...
Veja dicas de como cuidar da sua Harley-Davidson!
Veja dicas de como cuidar da sua Harley-Davidson! Saiba mais...
Descubra tudo sobre os veículos off-road!
Descubra tudo sobre os veículos off-road! Saiba mais...
Entenda como funciona o cartão de estacionamento para idoso!
Entenda como funciona o cartão de estacionamento para idoso! Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido