Caminhões elétricos: tendência para agitar o mercado e facilitar a vida dos profissionais da estrada

A indústria automobilística está em constante evolução e a tendência atual é voltada ao desenvolvimento de veículos não poluentes, o que contribui diretamente à preservação do meio ambiente. Nesse universo, os caminhões elétricos estão se tornando cada vez mais acessíveis e produzem uma nova realidade comercial ao redor do mundo.

Caminhões elétricos


Esses modelos conquistam, aos poucos, a confiança de motoristas autônomos e transportadoras, independente do porte do empreendimento. Naturalmente, são mais caros que os modelos de motor a diesel, o que gera pesquisa e fonte de estudo maiores a fim de conhecê-los com mais propriedade antes de adotá-los.


Como um caminhão elétrico funciona?



O caminhão elétrico, como imaginado, é movido à eletricidade oriunda do armazenamento em suas baterias. Elas são as responsáveis pela tração — diferentemente das convencionais explosões dos clássicos motores a diesel.



Já os caminhões tradicionais usam baterias que impulsionam o motor de arranque e essa dinâmica atinge diretamente sua durabilidade, que geralmente se resume a poucos anos. Já as de um modelo elétrico se destacam por sua durabilidade e alta capacidade. Temos, portanto, um enorme diferencial entre eles, concorda?



Contudo, a tecnologia embarcada para alcançar esses objetivos torna os caminhões elétricos, inevitavelmente, mais caros. Há modelos que custam cerca de três vezes mais que os seus coirmãos a diesel. Em contrapartida, seu custo operacional gera uma boa economia: as despesas são cerca de 65% menores!



No quesito potência, condição importantíssima à aquisição, os caminhões elétricos não deixam a desejar e entregam desempenho similar aos comuns, o que te faz não se preocupar com esse tópico e prever o retorno do investimento dentro de uma média de sete anos.



E ruído e vibrações gerados pelo caminhão? São bem menores, o que contribui para o conforto do motorista!



Quais são as opções de venda de modelos de caminhão elétrico no Brasil?


As montadoras estão de olho nesse nicho e no crescimento gradual do mercado de caminhões elétricos e possuem boas alternativas àqueles que pretendem realizar o investimento. Por exemplo, a Volkswagen Caminhões (VWCO) é a primeira fabricante em território nacional e possui os seguintes modelos disponíveis: e-Delivery (4×2) para 11 toneladas e versão 6×2, para 14. São modelos que precisam levar em consideração o tipo de estrada que irão enfrentar, principalmente pelas condições de nossas rodovias. O investimento em suspensão pneumática, mais robusta nesse caso, tem como função a proteção à bateria contra eventuais danos.



A expectativa do mercado nacional é que a implementação dos caminhões elétricos tenha o mesmo fluxo do que ocorre no continente Europeu (que está na vanguarda) e, com mais montadoras aderentes a esse mercado. A Europa já possui dados que comprovam o quanto esses modelos são benéficos por não emitirem poluentes e promoverem vantagem financeira. Por outro lado, aqui no Brasil, ainda temos muito o que desenvolver e aprimorar, até porque dependemos bastante da importação dessa tecnologia à fabricação. Mesmo diante desse cenário, a Volkswagen foi capaz de desenvolver o modelo indicado com 50% de sua tecnologia desenvolvida por aqui.



O e-Delivery possui sistema regenerativo de freios, ou seja, usa o movimento do próprio veículo para gerar energia. Seus recursos também incluem assistente de rampa e ar-condicionado que nem 2% da energia elétrica usada no veículo é capaz de consumir. Sensacional!



Outro ponto superimportante é que ao adotar a tecnologia no seu empreendimento, o posicionamento de sua marca junto a sociedade é automaticamente relacionado ao comprometimento com a causa ambiental. Pense nisso!



Vantagens



Sua solução é sim, sustentável


Os motores elétricos trazem baixo impacto social e são ecologicamente corretos, se comparados aos tradicionais. Por não queimarem combustível, não emitem poluentes, que favorece diretamente à preservação da camada de ozônio e sua tecnologia reduz os gases que causam o efeito estufa. Logo, a longo prazo, contribuirão para o controle do aquecimento global (trarão impactos positivos à saúde da população e irão ajudar a geração do presente a contribuir para o bem das futuras).



Gera possibilidade para integrar e embarcar outras tecnologias


Essa condição é ainda mais flexível, com motores, direções, central de comando e computadores de bordo, além dos rastreadores (já obrigatórios no transporte de cargas), que transfere ao usuário estrutura integral para a segurança, não só da carga, como também do próprio veículo.



O motor elétrico, se comparado ao diesel, é tão potente quanto e entrega alta eficiência


Esqueça a resistência ao caminhão elétrico que você possa ter se o assunto for potência do motor, ok? Ela entrega o mesmo desempenho que um tradicional e, dependendo do modelo, gera autonomia de até 200 km! Bom, não é? Vale dizer que alguns fabricantes investem em testes para tornar seus motores ainda mais potentes, ficando acima de 100 cavalos de força!



E tenham sempre em mente: quando o condutor freia, o veículo usa o atrito e a resistência para produzir... eletricidade! Isso mesmo: essa ação auxilia o recarregamento constante das baterias e contribui à eficiência energética.



Custo operacional gera vantagem econômica a médio prazo


Embora cientes que o valor de compra seja superior, especialistas do setor indicam que o custo operacional de um modelo elétrico é 65% menor, já que o preço do quilowatt por quilômetro rodado é bem mais barato, se comparado ao diesel. Precisamos pontuar também que a quantidade de componentes mecânicos em um caminhão elétrico é bem menor e que esses terão maior durabilidade (sofrem menos desgaste e reduz sua manutenção).



Rapidez no carregamento favorece o deslocamento


As baterias que compõem os modelos de caminhão elétrico são imensas, mas não significa dizer que o seu carregamento demore horas a fio. Dependendo do modelo, o carregamento de 30% da bateria é alcançado em... 15 minutos! Isso mesmo! Essa condição, por exemplo, para empresas de logística, gera um diferencial absurdo, pois potencializa a velocidade e o fluxo das operações.



E aí? Gostou de nosso conteúdo? Continue acompanhando nossas matérias e mantenha sempre em dia suas informações em nosso blog. Até a próxima!


Notícias recentes
Veja dicas de como cuidar da sua Harley-Davidson!
Veja dicas de como cuidar da sua Harley-Davidson! Saiba mais...
Descubra tudo sobre os veículos off-road!
Descubra tudo sobre os veículos off-road! Saiba mais...
Entenda como funciona o cartão de estacionamento para idoso!
Entenda como funciona o cartão de estacionamento para idoso! Saiba mais...
Saiba como funciona o motor de três cilindros!
Saiba como funciona o motor de três cilindros! Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido