Câmbio automático ou automatizado: quais as diferenças?

Você pode até não pensar sobre isso, mas o carro que você dirige hoje, seja ele um modelo de entrada, seja top de linha, conta com tecnologias incríveis e que sequer existiam no mercado automotivo há alguns anos. Por isso, para mantê-lo atualizado, resolvemos escrever um conteúdo sobre as diferenças entre o câmbio automático ou automatizado.


São duas opções que trazem muito mais conforto para o motorista e influenciam muitos detalhes, que passam pela concepção interna dos câmbios, troca de marchas, conforto do condutor, presença de embreagem, entre outros pontos. Continue a leitura do post e aprenda mais sobre o assunto!

O que é o câmbio automatizado?

Um câmbio automatizado conta com os mesmos componentes do modelo manual tradicional, com a caixa de marchas e uma embreagem comum. No entanto, isso não quer dizer que não conte com uma tecnologia moderna e interessante. Ele apresenta, por exemplo, sensores que avaliam o funcionamento do motor e fazem a mudança de marchas automaticamente.

Com isso, o condutor não precisa apertar o pedal nem movimentar a alavanca, trazendo muito mais conforto para a direção. Costuma ter um custo menor do que o automático e uma manutenção mais simples, tendo em vista que conta com grande quantidade de peças e boa mão de obra especializada disponível no mercado.

O que é o câmbio automático?

Já o chamado câmbio automático é uma opção um pouco mais moderna e presente, sobretudo, em marcas de grande qualidade e modelos de luxo. O sistema conta com componentes específicos, que foram especialmente projetados para suas funções, ficando muito diferente das peças de uma transmissão tradicional.

No lugar da embreagem, há um conversor de torque. Também existe um módulo eletrônico e dispositivos hidráulicos. O próprio software estabelece a hora de trocar a marcha, que se torna quase imperceptível para o motorista e passageiros. A direção se torna mais agradável, mas existe um preço a ser pago, inclusive com o aumento do consumo de combustível.

Qual é a melhor alternativa?

Agora que já sabe quais são as principais diferenças entre o câmbio automático ou automatizado, é bem provável que tente decidir qual a melhor alternativa para você. Trata-se de uma resposta que deve ser bastante individualizada e é preciso levar em conta diversos fatores, pessoais e financeiros.

Se você quer conforto, mas não está com muito dinheiro sobrando, o câmbio automatizado pode ser a opção mais indicada. Já quem não abre mão de uma direção extremamente agradável pode investir no câmbio automático. No entanto, não se esqueça de que, assim, eleva-se o consumo do veículo e, com isso, a autonomia diminui um pouco.

Agora você já sabe quase tudo sobre câmbio automático ou automatizado. Ambos são uma evolução do mercado automotivo, que podem trazer muito conforto para as pessoas e tornam a direção bem mais agradável ao condutor. Escolher o melhor para suas necessidades é papel importante para alcançar os benefícios de que precisa.

Gostou de conhecer melhor as diferenças entre câmbio automático ou automatizado? Então, compartilhe o post em suas redes sociais para mais pessoas aprenderem sobre o tema!



Notícias recentes
Veja dicas de como cuidar da sua Harley-Davidson!
Veja dicas de como cuidar da sua Harley-Davidson! Saiba mais...
Descubra tudo sobre os veículos off-road!
Descubra tudo sobre os veículos off-road! Saiba mais...
Entenda como funciona o cartão de estacionamento para idoso!
Entenda como funciona o cartão de estacionamento para idoso! Saiba mais...
Saiba como funciona o motor de três cilindros!
Saiba como funciona o motor de três cilindros! Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido