Autonomia em carros elétricos: conheça um veículo 100% brasileiro!

A autonomia em carros elétricos tem ganhado a atenção do mercado automobilístico. Muitas empresas vêm progredindo para fornecer um automóvel que não precise de motorista para conduzi-lo, aplicando tecnologia de automação robótica para isso.


Você sabia que há um veículo assim 100% desenvolvido no Brasil? Ficou curioso e quer saber mais? Então, continue a leitura deste artigo que vamos contar sobre isso. Não perca!

Nesse cenário, o que significa autonomia em carros elétricos?

A automação é uma das principais características da revolução tecnológica pela qual passamos. Atualmente, esse tipo de autonomia, que permite um automóvel andar sem um motorista, está presente em veículos elétricos de diversas maneiras. 

Isso desde sua versão parcial por meio de mecanismos de frenagem automatizada diante da iminência de uma colisão — até carros equipados com sensores e sistemas de pilotagem automática, que em teoria se dirigem sozinhos. Assim, o significado desse conceito é bastante diverso.

Como isso impacta a indústria automobilística?

A indústria automobilística vem progredindo quanto ao desenvolvimento de carros elétricos e autônomos. Enquanto isso, a primeira característica é uma demanda do mercado consumidor atual, que se preocupa muito com sustentabilidade. A segunda, apesar de ter sido imaginada pela ficção científica há muito tempo, só agora entrou no radar dos clientes.

Ademais, os automóveis movidos por energia limpa já contam com incentivos governamentais e metas para a transição completa da frota em diversos países do mundo. Dessa forma, isso é uma prioridade. 

Entretanto, as pesquisas para dar esse tipo de autonomia a carros, mesmo os com motores a combustão, não são negligenciadas por esse setor. De fato, modelos funcionais já são apresentados em eventos pelo mundo, como é o caso do veículo brasileiro.

Afinal, qual é o primeiro veículo elétrico com autonomia de direção totalmente desenvolvido no Brasil?

O primeiro carro elétrico e com autonomia de direção desenvolvido totalmente em nosso país é fruto de uma parceria entre a Lume Robotics e a Hitech Electric — apoiada pela Positivo Informática. Ele não precisa de um motorista supervisionando o volante, tendo sua segurança garantida por um botão de parada total e outro de acionamento.

Porém, não pense que vai vê-lo pelas ruas. Seu foco são os ambientes fechados e controlados, como plantas fabris, depósitos, campi universitários etc., uma vez que essas áreas são facilmente mapeadas pela tecnologia.

Batizado de e.coTech4, ele é comandado por meio de uma smartphone, no qual o usuário apenas indica o destino. A partir disso, o veículo pode usar uma rota pré-programada ou o mapeamento para chegar. Mais que isso, está apto a se adaptar a mudanças no espaço ou a questões climáticas.

Capaz de atingir uma velocidade máxima de 50 km/h e rodar até 100 quilômetros antes de precisar de uma recarrega, sua bateria necessita de seis horas para ser completada, utilizando uma tomada convencional de três pinos

Outra característica é que conta com todos os softwares embarcados, além de criar a própria rede para receber os comandos. Ou seja, funciona mesmo em ambientes sem conexão com a internet.

O que esperar de novos modelos de carros elétricos com autonomia de direção?

A tecnologia do e.coTech4 pode ser utilizada em outros modelos de veículos. Com o avanço da regulamentação sobre o assunto, os testes tendem a aumentar, permitindo ampliar tanto as possibilidades quanto a escala da oferta dessa autonomia em carros elétricos.

De qualquer maneira, inovações que ajudem a melhorar logística e mobilidade não devem parar. Não só porque esses são grandes problemas mundiais, mas também por impactarem a vida cotidiana das pessoas.

A autonomia em carros elétricos é uma tendência. Aliando soluções para dois grandes problemas contemporâneos: transporte e sustentabilidade. Com o e.coTech4, primeiro modelo de veículo com essas características completamente desenvolvido no Brasil, mais um avanço nesse sentido foi feito.

E você, está pronto para abrir mão do controle do seu carro? Comente, queremos saber sua opinião!



Notícias recentes
Veja dicas de como cuidar da sua Harley-Davidson!
Veja dicas de como cuidar da sua Harley-Davidson! Saiba mais...
Descubra tudo sobre os veículos off-road!
Descubra tudo sobre os veículos off-road! Saiba mais...
Entenda como funciona o cartão de estacionamento para idoso!
Entenda como funciona o cartão de estacionamento para idoso! Saiba mais...
Saiba como funciona o motor de três cilindros!
Saiba como funciona o motor de três cilindros! Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido