7 dicas de como aumentar a vida útil da embreagem do carro

A embreagem faz a ligação do motor do carro à sua transmissão, por meio do atrito. Vale a pena ressaltar que, dependendo de sua utilização, é possível reduzir a sua durabilidade com muita facilidade. Logo, prestar sempre atenção durante o uso se faz extremamente necessário.


Nesse sentido, saiba que a embreagem é formada por um rolamento, um disco revestido com um material de elevado atrito e o platô. Para que o carro funcione corretamente, todos esses itens devem exercer a função com excelência. Continue a leitura e conheça 7 dias de como aumentar a vida útil da embreagem do carro!

1. Não fique com o pé apoiado no pedal 

Não é indicado deixar o pé em cima do pedal da embreagem. Afinal de contas, isso pode causar um atrito desnecessário. Como consequência, a peça item tende a se desgastar mais rápido, visto que a prática gera um aquecimento. 

2. Evite trocas ríspidas de marcha 

Fazer trocas muito rápidas das marchas é capaz de proporcionar diversos prejuízos para os proprietários dos veículos, pois essa prática provoca trancos no motor. Então, os seus coxins sofrem danos por causa da força provocada. 

3. Utilizar a marcha errada 

Não é recomendado arrancar o carro com marcha errada, o que prejudica todo o desempenho do veículo. Saiba que isso gera atritos e vibrações desnecessárias no sistema de embreagem. Além do mais, o motorista precisa evitar dirigir com marcha mais alta que a necessária, prática que também afeta o sistema.  

4. Descanse o pé 

Descansar o pé na embreagem é um hábito de diversos motoristas e, muitos deles nem percebem. Porém, essa prática acentua o desgaste do sistema de embreagem pois, além de forçar as molas de pressão do platô, aumenta o desgaste do disco. 

5. Evite segurar o carro com a embreagem em ladeiras 

É muito comum os motoristas segurarem o carro com a embreagem em ladeiras. Mas vale lembrar que essa ação ocasiona o desgaste excessivo das áreas de atrito da embreagem e, assim, danifica o seu funcionamento. Logo, use a embreagem durante a saída e nas mudanças de marcha apenas.

6. Evite arrancadas 

Não se deve realizar uma liberação lenta da embreagem com uma rotação muito elevada do motor. Essa ação ocasiona um atrito elevado aos componentes, e com isso eles se desgastam em excesso antes do tempo. 

7. Não leve muito peso 

O manual do veículo deixa clara a quantidade de peso necessária para realizar algum transporte. Assim, não é interessante levar mais peso que o indicado, pois os componentes do carro precisarão lidar com uma situação para a qual não foram preparados e, consequentemente, tendem a estragar com mais facilidade. 

Portanto, ao implantar as dicas mencionadas, você aumentará a vida útil da embreagem do seu carro. Com isso, evita possíveis gastos e faz um passeio mais seguro, por exemplo. A embreagem é fundamental para o pleno funcionamento do veículo, ela precisa sempre estar em boa condição. 

Gostou do post? Então aproveite para seguir nossas redes sociais e ficar por dentro de outros assuntos. Estamos no Facebook e Instagram



Notícias recentes
Veja dicas de como cuidar da sua Harley-Davidson!
Veja dicas de como cuidar da sua Harley-Davidson! Saiba mais...
Descubra tudo sobre os veículos off-road!
Descubra tudo sobre os veículos off-road! Saiba mais...
Entenda como funciona o cartão de estacionamento para idoso!
Entenda como funciona o cartão de estacionamento para idoso! Saiba mais...
Saiba como funciona o motor de três cilindros!
Saiba como funciona o motor de três cilindros! Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido