6 cuidados que você deve ter ao viajar de moto


Para muitas pessoas, viajar é uma excelente terapia. Afinal, isso nos permite conhecer novos lugares, diferentes pessoas e outras culturas, além de ter uma visão diferente da qual estamos habituados a conviver diariamente e, assim, redescobrindo novas formas de nos encantar com o mundo e com a vida.

Agora, viajar de moto é juntar tudo isso e adicionar uma pitadinha de aventura, prazer e adrenalina, que tornam a experiência ainda mais fascinante e inesquecível. Melhor ainda será se esses momentos inesquecíveis forem positivos, sem contratempos que chateiam e tragam dissabores estragando seu passeio, não é mesmo?

Para que a viagem seja feita com sucesso, é importante tomar algumas medidas preventivas com a segurança pessoal do motoqueiro e cuidados com a mecânica da moto. Então, se liga nas nossas dicas e boa viagem!

1. Monte seu roteiro antes de pegar a estrada

Fazer um planejamento prévio antes de iniciar tudo é um bom começo para quem quer ter o controle sobre a viagem.

Por isso, faça um itinerário bem cuidadoso, tomando precaução com os pontos de parada e as rodovias por onde pretende trafegar. Procure escolher estradas mais movimentadas e em melhor estado de conservação sempre que possível, para sua segurança e maior conforto na viagem.

2. Fique atento aos itens de segurança da moto

Essa é uma dica básica, mas que sempre vale a pena lembrar. Verifique os itens de segurança e as condições mecânicas da moto e, com isso, evite ter dores de cabeça no caminho. Passe por uma revisão completa e cuidadosa no mecânico de sua confiança.

Analise se os pneus estão em condições de viajar e bem calibrados. Olhe o sistema de iluminação e veja se as lâmpadas estão todas funcionando perfeitamente. Cheque os freios e faça uma lubrificação nas correntes e, também, a troca de óleo. Não brinque com a sua segurança!

3. Leve um kit de segurança

Alguns imprevistos podem acontecer, mesmo tomando todas as precauções com a parte mecânica da motocicleta.

Portanto, leve na bagagem um kit básico de ferramentas e algumas lâmpadas e fusíveis de reserva. Com esse cuidado, em caso de uma situação de urgência, você mesmo pode fazer pequenos reparos que eventualmente sejam necessários durante a viagem.

4. Tenha cuidado com a bagagem

Se puder escolher, utilize um baú ou um alforje para transportar a bagagem. No entanto, se preferir levar mochila, cuide para que ela tenha presilha peitoral nas alças e uma cinta abdominal, para evitar que fiquem soltas e causem desequilíbrio nas curvas.

Coloque seus pertences em sacos plásticos para evitar que se molhem caso haja chuva no percurso. Além disso, tenha um excesso de cuidado amarrando bem a bagagem, mesmo que escolha o alforje, pois todo cuidado é pouco.

5. Dê atenção aos equipamentos de segurança pessoal

Seja cuidadoso com sua segurança pessoal! As vestimentas e demais itens devem estar em perfeito estado de conservação. Utilize capacetes fechados e certifique-se do prazo de validade. Use jaquetas com protetores internos, luvas, botas e calças apropriadas.

Por dentro do capacete, é recomendado utilizar óculos escuros de acetato (um tipo de plástico), caso seu capacete não possua lentes escuras retráteis. Os óculos com armação de metal podem penetrar o nariz em caso de impacto frontal de algum objeto, o que não acontece com os modelos de plásticos, que são anatômicos junto ao rosto.

6. Dirija com segurança

Além de seguir todas essas dicas, também é fundamental praticar uma direção responsável e defensiva.

Cuide para manter uma distância segura de outros veículos e sempre respeite a velocidade indicada na via e nas placas de trânsito. Isso vai trazer mais paz e prazer na viagem de moto dos seus sonhos. Tenha a responsabilidade de conduzir a viagem para você e para as outras pessoas. Aí, é só aproveitar bem esse momento!

Quer mais dicas sobre veículos e viagens? Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de todo o nosso conteúdo sobre viajar de moto! Estamos no Facebook, no Instagram, no Twitter e no YouTube.




Notícias recentes
Confira 4 vantagens de ter um carro com teto solar
Confira 4 vantagens de ter um carro com teto solar Saiba mais...
Saiba o que é e para que serve a correia dentada do carro!
Saiba o que é e para que serve a correia dentada do carro! Saiba mais...
Saiba quais foram eleitos os melhores carros do ano de 2018
Saiba quais foram eleitos os melhores carros do ano de 2018 Saiba mais...
Saiba como evitar o desgaste prematuro dos pneus do carro
Saiba como evitar o desgaste prematuro dos pneus do carro Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome e Sobrenome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido