5 carros elétricos mais vendidos no Brasil

Os carros elétricos podem ter se tornado uma febre mundial somente nos últimos anos, mas acredite: sua história é centenária. A invenção dos primeiros veículos com motores elétricos ocorreu bem próxima do período dos veículos tradicionais, ainda no século XIX. Porém, os desafios eram tantos que demorariam décadas até a sua fabricação e popularização.


No Brasil, os primeiros elétricos apareceram no começo do século XX. No entanto, foi em 1965, em Jundiaí (SP), que o mecânico Mauricio Lorencini fabricou o primeiro carro elétrico em terras brasileiras. Da década de 1960 até hoje, os elétricos se tornaram uma verdadeira tendência no Brasil e no mundo, e a expectativa é que eles ganhem cada vez mais as ruas.

Mas, afinal, você sabe quais são os carros elétricos mais vendidos no Brasil? E como anda esse setor no país? Continue a leitura para descobrir!

Quais as principais características dos carros elétricos?

Antes de conhecer o mercado de carros elétricos no Brasil e os modelos mais vendidos por aqui, é importante que você entenda quais são as principais características desse tipo de automóvel.

Conhecido em inglês como eletric vehicle (EV), o carro elétrico, como o próprio nome já diz, é movido por um motor elétrico, que recebe energia de baterias recarregáveis. Essas baterias são de extrema importância, pois sem elas seria impossível converter energia química em energia elétrica e fazer o veículo funcionar.

O grande diferencial dos elétricos é sua característica não poluente, o que significa que eles não emitem gases nocivos no meio ambiente. Eles também são mais silenciosos que os motores à combustão. Além disso, há modelos 100% elétricos e os híbridos, que contam com ao menos um motor elétrico e um à combustão.

Qual a situação do mercado de carros elétricos no Brasil atualmente?

Quando comparados aos modelos à combustão, os números dos automóveis elétricos ainda seguem tímidos no Brasil. Isso se deve a alguns desafios que vêm sendo enfrentados nos últimos anos, mas como a indústria mundial tem investido cada vez mais nesse segmento — com muitos países até mesmo se aliando para eliminar os veículos à combustão —, a expectativa é que essas dificuldades deixem de existir pouco a pouco. Um reflexo disso é a queda no preço dos elétricos no Brasil nos últimos anos.

Tudo isso contribuiu para que o setor de elétricos alcançasse números históricos. Em janeiro de 2022, foram 2.558 carros elétricos, híbridos e híbridos plug-in emplacados no país, um aumento de 93% se comparado com janeiro de 2021, quando houve 1.321 emplacamentos.

Quais são os 5 carros elétricos mais vendidos no Brasil?

Como você percebeu, os modelos elétricos têm ganhado cada vez mais espaço no mercado, tanto no Brasil quanto no mundo. Por isso, não estranhe se, muito em breve, boa parte de seus conhecidos tiver um carro elétrico para chamar de seu.

Como essa é uma realidade que veio para ficar, é importante que você conheça, desde já, quais são os principais modelos disponíveis no mercado. A seguir, separamos os 5 carros elétricos mais vendidos no Brasil no último ano. Confira!

1. Volvo XC40 Recharge

No final de 2021, a Volvo pegou muita gente de surpresa ao anunciar que o XC40 seria vendido no Brasil somente em sua versão 100% elétrica. Mais um sinal de que os elétricos vieram para ficar, não é mesmo?

O Volvo XC40 Recharge é um carro bastante ligado à tecnologia, tendo como principal característica o fato de não parecer com um elétrico visualmente. Ele é silencioso, possui rodas de 20” e chega a 408 cv ao combinar os dois motores elétricos, com 67,3 kgfm de torque.

2. Nissan Leaf

Único modelo japonês 100% elétrico vendido no país, o Nissan Leaf já é um sucesso no Brasil e no mundo. O modelo está em sua segunda geração e é comercializado no país desde 2019, chamando a atenção pela ótima autonomia e por seus sistemas inovadores.

O Leaf entrega uma potência equivalente a 149 cv e torque de 32,6 kgfm, além de ser equipado com tecnologias bem interessantes. É o caso do e-Pedal, que permite ao motorista utilizar apenas o pedal do acelerador para acelerar, desacelerar e parar o veículo.

3. Porsche Taycan

Com visual de superesportivo, o Taycan é o modelo de maior potência desta lista — ele chega a 761 cv de potência e 107,1 kgfm de torque, indo de 0 a 100 km/h em apenas 2,9 segundos.

A direção deste carro da Porsche pode ser totalmente ajustada eletronicamente, por meio de recursos como controle de estabilidade e tração e vetorização de torque. O Taycan ainda tem painel de instrumentos de 16,8”, botão de partida e ar-condicionado de fluxo inteligente.

4. Audi E-Tron

Este modelo tem feito bastante sucesso pelo mundo, sobretudo na Europa. No Brasil, a popularidade também é grande, mesmo com os valores bastante altos — ele custa a partir de R$ 529 mil.

O E-Tron tem dois motores elétricos e tração integral, entregando um total de 408 cv de potência 67,7 kgfm de torque. Seu maior diferencial é a esportividade, além de ter grande autonomia e detalhes que fazem a diferença, com a elegância tradicional dos modelos da Audi.

5. JAC iEV 20

Fechando a nossa lista temos o JAC iEV 20, que ganhou bastante fama por ser o carro elétrico mais barato do país (ele pode ser adquirido por R$ 120 mil). Trata-se de uma versão reestilizada do antigo J2, que saiu de linha em 2017. Ele possui 68 cv, torque de 21,9 kgfm e velocidade máxima de 102 km/h.

Os carros elétricos chamam cada vez mais a atenção dos motoristas graças à alta tecnologia embarcada, grande conforto e emissão zero de poluentes. E se o aumento nas vendas do setor foi de quase 100% no Brasil entre 2021 e 2022, é bem provável que os números cresçam ainda mais nos próximos anos. Por isso, fique atento a esses modelos para não ficar de fora das tendências.

Gostou de conhecer os carros elétricos mais vendidos no Brasil? Então, que tal adquirir o seu elétrico? Fale com o Grupo AB agora mesmo e conheça os nossos modelos!





Notícias recentes
Conheça as novas versões do Honda City: EX e LX!
Conheça as novas versões do Honda City: EX e LX! Saiba mais...
Dolphin Mini: conheça mais sobre esse lançamento BYD
Dolphin Mini: conheça mais sobre esse lançamento BYD Saiba mais...
Veja dicas de como cuidar da sua Harley-Davidson!
Veja dicas de como cuidar da sua Harley-Davidson! Saiba mais...
Descubra tudo sobre os veículos off-road!
Descubra tudo sobre os veículos off-road! Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido