quinta, 14 de setembro de 2017

11 coisas que você não precisa fazer a bordo do Volvo XC90

Confira tudo o que os motoristas do SUV tecnológico não precisam mais fazer (e torcemos para que motoristas de outros carros também possam não ter que fazer em breve).

Quanto mais caros os carros são, mais mimos os motoristas e passageiros costumam encontrar na cabine para ter uma viagem mais confortável. Com o Volvo XC90 também é assim, mas o carro tecnológico também conta com algumas funções raras em outros carros e que assumem o controle de diversas funções pelo motorista. Ou seja, quem viaja atrás do volante pode se dar o luxo de não fazer algumas coisas que outros motoristas ainda têm que fazer. Então, listamos aqui as 11 coisas mais legais que o XC90 faz por você.

1 - Não precisa controlar a velocidade máxima

Manter a velocidade do carro dentro dos limites máximos estabelecidos dentro ou fora das grandes cidades pode ser tarefa complicada as vezes. Especialmente quando o motorista dirige por uma via de velocidade constante ou em rodovias, com menos oscilações de máximas. Em qualquer situação, basta acionar o controle automático de velocidade por um botão do lado esquerdo do volante multfuncional do XC90. Depois de estabelecer de que velocidade o carro não pode ultrapassar, o motorista pode relaxar...

2 - Não precisa frear e acelerar no trânsito

... E pode continuar relaxado mesmo se o trânsito congestionar ou se um carro entrar na frente com uma velocidade menor do que a sua. Isso porque o carro conta com sensores e radares que medem a distância do veículo da frente automaticamente. Se o XC90 estiver acelerando mais do que o outro carro, o sistema automaticamente diminui a velocidade e aciona os freios, para manter uma distância de segurança, que pode ser selecionada pelo motorista. Depois que o trânsito acelerar ou o carro sair da frente, o Volvo acelera até a velocidade máxima selecionada no controle de velocidade - ou o mais perto da máxima que puder ficar de maneira segura. Além disso, se o motorista entrar à esquerda em um cruzamento e não notar que um outro carro vem em sua direção, o XC90 é capaz de frear automaticamente para evitar a colisão.

3 - Não precisa acelerar pra ultrapassar

O motorista sempre pode cancelar o controle automático de velocidade para reassumir o controle, mas se quiser fazer isso só por um tempo específico, também pode. É o caso de ultrapassagens, por exemplo. Se o motorista resolver ultrapassar um carro mais lento em uma rodovia, por exemplo, basta acionar a seta para a esquerda. Como as leis de trânsito exigem que as ultrapassagens sejam feitas sempre pela esquerda, o XC90 entende que chegou a hora de ultrapassar. Assim, se a velocidade máxima estiver limitada a 100 km/h, por exemplo, e um carro mais lento estiver à frente, o carro vai manter uma velocidade segura, como 80 km/h. Quando o motorista acionar a seta, o XC90 vai acelerar até a máxima limitada porque entende que deve ir mais rápido para ultrapassar, mas sem dirigir acima do limite permitido. Quando a seta é desativada, o carro volta a manter uma velocidade constante abaixo da selecionada pelo motorista.

4 - Não precisa controlar o volante

Para quem quer o máximo de autonomia, o SUV ainda pode assumir não só o controle de velocidade, como o dos movimentos do volante. Ativar a função é semelhante a selecionar o controle automático de velocidade, por botões no volante. Mas, o carro sueco precisa de algumas condições muito específicas para virar um semi-autônomo. São analisadas, por exemplo, a velocidade em que o carro está e a condição das pinturas de faixas no asfalto. Quando essas condições permitem que o carro assuma o controle, isso é indicado no painel e o motorista percebe que o volante treme um pouco e fica mais duro. Sinal de que “alguém” já está no comando. Nos nossos testes, conseguimos ativar a função em alguns momentos. Em outros, porém, o carro alertava que não seria possível ativar, seja por conta da pintura do asfalto ou da velocidade. Em alguns casos, viajávamos a mais de 100 km/h em rodovias e o painel indicava que a velocidade era muito baixa. Por outro lado, em vias com máxima de 70 km/h, conseguimos acionar a função abaixo desse limite. Como a legislação de trânsito exige que o motorista esteja sempre apto a comandar o carro (e seja responsabilizado em caso de acidente), basta virar levemente o volante para que a função semi-autônoma seja desativada.

5 - Não precisa se preocupar com ponto cego (mesmo em manobras)

A chance de você se envolver em um acidente enquanto manobra é menor se seguir as indicações do XC90O carro não só monitora a distância do carro para paredes e outros carros, como emite um alerta diferente (e mais intenso) se algum carro estiver se aproximando do seu ponto cego. Sabe quando você estaciona em uma vaga em frente a uma loja, por exemplo, e precisa sair de ré na rua? Nessas situações, as colunas do carro podem prejudicar a visibilidade, não tem jeito. Para amenizar isso, o conjunto de sensores e câmeras detecta se algum carro estiver se aproximando enquanto você manobra e faz o alerta.

O sistema que monitora pontos cegos também funciona quando o carro está acelerando normalmente. Se algum veículo entra na zona do ponto cego, uma luz laranja se acende no retrovisor do lado em que há o perigo. Caso o motorista acione a seta para aquele lado, a iluminação pisca. Nessas situações, não há nenhum tipo de alarme sonoro.

6 - Não precisa fazer baliza

O XC90, como diversos outros carros lançados nos últimos tempos até por preços mais acessíveis, também faz as manobras por você. Ao se aproximar de uma vaga, basta selecionar a função do estacionamento automático na enorme tela central do Volvo para que os sensores procurem por um espaço livre. Quando isso acontecer, instruções aparecem na tela para que o motorista.

Em qualquer manobra, mesmo que mais fácil que uma baliza, a tela central mostra uma imagem 360 graus ao redor do carro quando a marcha ré é engatada. A qualidade das imagens impressiona e o recurso facilita muito manobrar um carro do tamanho do XC90.

7 - Não precisa chamar o Samu

Brincadeiras a parte, a linha Volvo tem um sistema de segurança que faz contato rápido com os serviços de resgate e emergência do país por onde o carro circula. O chamado suporte de emergência pode ser acionado por um botão no retrovisor interno, que tem o símbolo SOS. Depois de pressioná-lo, o carro fará uma ligação para uma central para que os passageiros informem qualquer tipo de problema ao atendente. Há, também, um sistema que detecta quando um airbag ou os pré-tensionadores do cinto de segurança são ativados por conta de um acidente. Nesses casos, a central recebe uma mensagem e alerta automaticamente os sistemas de emergência, que se dirigem para o local que o GPS do carro indica que estão os passageiros. Hoje em dia, alguns carros mais acessíveis, como o Ford Ka, também contam com tecnologias semelhantes.

8 - Não precisa olhar para o quadro de instrumentos

O sistema que projeta informações no para-brisas à frente do motorista (head-up display) nem é inovador (aliás, deveria estar presente em mais carros), mas contribui com o conforto do motorista. Quando ativado, um pequeno projetor escondido no painel atrás do quadro de instrumentos projeta informações, como a velocidade atual e se os sistemas de condução autônoma estão ativados. O objetivo da função é evitar que o motorista tire os olhos da via, mesmo que para conferir uma informação do carro.

9 - Não precisa memorizar a velocidade máxima

Outra função bacana do XC90 (mas que ainda precisa ser aprimorada) é o alerta de velocidade máxima. O carro é capaz de identificar qual é o limite estabelecido naquela via para indicar essa informação projetando no para-brisas. Assim, você não precisa memorizar abaixo de que velocidade deve ficar, nem se preocupa por ter esquecido qual é a máxima daquele lugar. Mas, o sistema apresentou informações erradas durante o nosso teste. Então, não abra mão de conferir as placas e de garantir que não está cometendo nenhuma infração.

10 - Não precisa de chave

Além de funções mais futuristas, o XC90 também conta com tecnologias mais comuns, que são de se esperar de um carro na faixa de preços dele. É o caso do acesso e partida sem chave. Assim, o motorista não precisa se preocupar em trancar ou destrancar o carro pelos botões da chave, muito menos dar a partida do jeito convencional. Com a chave no bolso ou bolsa, basta se aproximar do SUV e apertar um pequeno botão que fica na maçaneta, ou só aproximar a mão dessa peça. Automaticamente, as portas são destrancadas. Para dar a partida, nada de botão convencional: o motorista precisa girar um seletor que fica perto do câmbio. Depois de estacionar, basta bater a porta e apertar o botão da maçaneta para que todas as portas sejam trancadas. Nem precisa perder tempo procurando a chave na mochila ou na bolsa.

11 - Não precisa puxar o freio de estacionamento

Depois de estacionar, você também não precisa mais puxar o freio de mão. Até porque isso agora é feito por um pequeno botão. Mas, mesmo que você esqueça de acionar o freio de estacionamento, o carro faz isso automaticamente quando o motorista coloca o câmbio na posição P. O contrário também acontece e o carro solta o freio quando a função D é ativada e o motorista começa a acelerá-lo.

Você não precisa esperar muito para poder conhecer seu novo Volvo. Visite uma das nossas lojas AB Gotland.

Saiba Mais sobre o mundo do automóvel:

http://www.grupoab.com.br/blog/

Conheça Grupo AB:

http://www.grupoab.com.br/

Fontes: Autoesporte.

11 coisas que você não precisa fazer a bordo do Volvo XC90
Notícias recentes
Nissan confirma Leaf Nismo Nissan confirma Leaf Nismo Saiba mais...
Accord 2018 americano chega ao mercado a partir de US$ 23.570 Accord 2018 americano chega ao mercado a partir de US$ 23.570 Saiba mais...
Honda mostra teaser do conceito Sports EV Honda mostra teaser do conceito Sports EV Saiba mais...
Volkswagen Polo 2018 chega com preços a partir de R$ 49.990 Volkswagen Polo 2018 chega com preços a partir de R$ 49.990 Saiba mais...
Busca


Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido