Freio ABS: como funciona, quando é obrigatório e por que investir
Entenda o que é o freio ABS, como funciona, suas vantagens, manutenção e a obrigatoriedade no Brasil para garantir mais segurança no trânsito.

O freio ABS foi criado em 1978 pela Daimler e a Bosch, e desde então se tornou um importante recurso para a segurança do condutor em caso de frenagens bruscas e pisos em condições adversas.
O sistema ABS significa Antilock Braking System, ou sistema de freio antitravamento, e como diz o próprio nome ele foi projetado para auxiliar a direção, e em casos extremos reduzir a possibilidade de riscos e fatalidades.
Para apresentar de forma mais acessível, e ainda assim técnica, o que é o freio ABS, como ele funciona e porque é tão importante para a segurança veicular. Também vamos mostrar seus principais componentes, vantagens, limitações e exigências legais no Brasil.
O que é freio ABS?
O freio ABS, ou Anti-lock Braking System, é um recurso que visa aumentar a segurança dos veículos no momento da frenagem, impedindo o travamento das rodas, permitindo ao motorista manter o controle da direção e reduzir a distância de parada. Nos casos emergenciais o freio ABS evita que o veículo derrape, aumentando a segurança e diminuindo o risco de acidentes, ou ao menos reduzindo os danos.
Como funciona o sistema de freio ABS?
Vamos mostrar a seguir como funciona o freio ABS, suas características e componentes:
Componentes principais
Os principais componentes do freio ABS são os sensores de velocidade, o controlador eletrônico, as válvulas hidráulicas e a bomba hidráulica. Os sensores de velocidade são responsáveis por monitorar a velocidade de rotação das rodas, onde se localizam, e enviar essas informações para o controlador eletrônico.
O controlador, depois de receber esses dados, é capaz de detectar se há a possibilidade de uma das rodas travar, e caso haja, envia o sinal para as válvulas, que controlam a pressão do fluido de freio em cada uma das rodas, promovendo a liberação da pressão e sua rápida retomada para evitar o travamento.
E por fim, a bomba hidráulica mantém a pressão do fluido de freio no sistema, garantindo que as válvulas sejam capazes de funcionar de forma precisa e em tempo hábil.
Atuação em frenagens bruscas
Nas situações onde a frenagem é feita de forma inesperada e brusca, a pressão do freio ABS é ajustada de forma rápida de forma evitar que as rodas sejam bloqueadas e aconteçam derrapagens ou acidentes graves.
Como ele evita o travamento das rodas
Para evitar que as rodas travem durante as frenagens mais bruscas, os sensores que monitoram cada roda individualmente e ao perceber um risco iminente , a pressão do freio é reduzida para permitir que a roda siga girando e mantenha sua aderência ao solo.
Dessa forma é possível evitar o travamento das rodas, reduzindo as chances de derrapagem, aumentando o controle sobre o veículo e promovendo mais segurança ao condutor e demais passageiros.
Quais são as vantagens do freio ABS?
Vamos conhecer um pouco mais sobre as vantagens do uso do freio ABS no seu veículo:
Segurança em pisos molhados
Uma das grandes vantagens do uso do freio ABS é sua perfeita adaptação aos mais diversos tipos de pisos, os secos, molhados, com areia, cascalho, terra, entre outros.
Estabilidade e controle do veículo
Mais uma das vantagens que o uso do freio ABS vem com a integração dele com sistemas como o ESP, que é o Controle Eletrônico de Estabilidade, promove mais segurança em curvas, reduz as chances de derrapagem, e permite um controle maior da direção para o condutor.
Cabe ressaltar que ainda que o veículo faça uso somente do freio ABS, é muito mais seguro, já que as rodas quando travam fazem que o veículo siga apenas em linha reta, então interromper este processo possibilita ao motorista maior controle sobre a direção.
Redução de acidentes
De acordo com os especialistas da área, o risco de acidentes de carros pode ser reduzido entre 6% e 39,8%, dependendo do tipo de veículo e das condições do acidente, com o uso de freios ABS em relação ao uso de um sistema convencional de freios.
Com as motos o percentual gira entre 21% a menos nas perdas de seguro e 23% menos em acidentes em comparação com motos que não utilizam freios ABS. De acordo com dados obtidos através de uma análise específica de acidentes fatais envolvendo motos, a conclusão é que o ABS pode reduzir em 37% o número de mortes em acidentes com motocicletas.
Freio ABS é obrigatório no Brasil?
Vamos saber neste tópico o que diz a legislação sobre o uso de freio ABS:
Legislação e datas
De acordo com a legislação brasileira na Resolução 311/2009, se tornou obrigatório o uso de freios ABS em carros novos vendidos no país desde o ano de 2014. Quando a decisão foi tomada, o Conselho Nacional de Trânsito concedeu às montadoras um tempo para se adaptarem gradualmente a essa nova regulamentação, até que toda a frota de veículos do país fizessem uso desse recurso.
Veículos obrigados a ter
Desde a implementação da lei em 2009, ficou determinado que em todos os veículos do país a partir de 2014, o freio ABS é obrigatório.
Multa por falta?
Desde que a lei sobre os freios ABS foi implementada, os veículos fabricados a partir de 2014 que não se adequarem a norma, estarão sujeitos a penalidades e multas. De acordo com o CTB, Código de Trânsito Brasileiro, a falta de freios ABS é considerada infração grave, e além de perder 5 pontos na CNH, o infrator deverá pagar uma multa de R$ 195,23.
E ao ser detido por cometer esta infração, o condutor terá o veículo retido para a regularização do sistema de freios, então somente após a correção do problema e instalação de freios ABS o veículo poderá voltar a rodar.
Como manter o freio ABS funcionando bem?
A manutenção de um componente tão importante para um veículo como o freio ABS requer cuidados específicos, como mostraremos a seguir:
Dicas de manutenção preventiva
Mais uma vez recomendamos que os proprietários de veículos façam uso da manutenção preventiva para evitar problemas no futuro. Algumas medidas preventivas importantes são a checagem do nível do fluido de freio, os sensores de velocidade instalados nas rodas, as luzes de alerta do ABS no painel do veículo e uma análise do sistema de forma periódica para garantir que seu funcionamento está em ordem.
Sintomas de falhas
Prestar atenção aos sinais que o seu carro dá é a melhor forma de evitar um problema grave com seu feio ABS. Como exemplo podemos citar a luz do ABS no painel acesa constantemente, e não só quando o veículo é ligado, isso significa que há algum problema.
Outro sinal bem importante é a trepidação excessiva do pedal de freio, pois pode ser um indicativo de falha no ABS. Barulhos diferentes dos normais ao frear também podem servir como alerta que há algum problema, bem como a perda de estabilidade, dificuldade em controlar o veículo ou frear.
Quando procurar um mecânico
Caso algum desses sinais surjam, é necessário levar seu veículo o quanto antes para ser verificado por um especialista neste tipo de sistema. Para que o freio ABS funcione perfeitamente, ele precisa estar sempre com todos os componentes em perfeito estado e integrados.