Manutenção preventiva para motos: checklist essencial
Manutenção preventiva de motos: garanta sua segurança e evite consertos caros. Confira checklists completos por quilometragem.
Para quem precisa da motocicleta para se deslocar, trabalhar ou mesmo nos momentos de lazer, o cuidado com seus componentes deve ser sempre prioridade, por isso realizar manutenções preventivas é fundamental.
Para motivar os condutores e a proceder com mais segurança redigimos este artigo para conscientizar os motociclistas sobre a importância da manutenção preventiva. Aqui vamos destacar seus benefícios, oferecer checklists práticos organizados por periodicidade.
Também vamos mostrar o que deve ser verificado, como freios, pneus, iluminação, corrente, etc, explicar como as revisões de 1.000 km, 10.000 km e 20.000 km podem otimizar o desempenho da sua motocicleta e economizar com substituições de componentes e com combustível.
Por que a manutenção preventiva para motos é crucial para todo motociclista?
Quem tem moto sabe quanto é importante tomar todos os cuidados e precauções antes de sair com ela, para sua própria segurança e a dos demais condutores.
Segurança em primeiro lugar: evitando falhas mecânicas
Para evitar quaisquer contratempos ou problemas relacionados à segurança, os motociclistas devem tomar cuidados extras, pois qualquer probleminha pode tomar proporções maiores e mais perigosas em razão da menor proteção nas motos.
Os problemas mecânicos devem ser evitados ao máximo, e a maneira mais eficiente de fazer isso é através das manutenções preventivas, já que ela garante que os componentes estejam em condições perfeitas de funcionamento, reduzindo bastante os riscos.
Verifique sempre a calibragem dos pneus e seu estado e se as pastilhas de freio estão em bom estado. Cheque os faróis e lanternas, que são essenciais para a segurança e seu mau funcionamento pode gerar multas. E não deixe de verificar se o sistema de suspensão da sua motocicleta está em bom estado, para manter a estabilidade em curvas e pisos irregulares.
Economia a longo prazo: prevenindo consertos caros
Quando colocado na ponta do lápis o custo com manutenções preventivas, ao comparar com o valor de reparo de substituição de peças, o comparativo é bastante favorável, já que o investimento é consideravelmente menor.
Outro fator a se considerar é que motocicletas que realizam manutenção preventiva são bem conservadas, tornando-se constantemente eficientes, o que resulta em melhor desempenho com uma economia relevante de combustível. A checagem e troca do óleo e filtros deve ser incluída no pacote, de forma a evitar desgaste no motor ou até a necessidade de substituição de algumas peças.
Checklist diário ou pré-viagem (verificação em 5 minutos)
Para quem quer se precaver antes de sair de moto, ou mesmo para quem vai viajar é precisa fazer uma checagem rápida de itens importantes, seguem algumas sugestões de como proceder:
Nível de combustível, óleo e água do radiador (se houver)
Com o motor frio, antes de ligar a moto, verifique o nível do óleo do motor e dos freios, cheque se o tanque de combustível está completo, e caso sua motocicleta tenha radiador, convém medir a água para evitar superaquecimento.
Pressão, estado geral e sulcos dos pneus
Os pneus são componentes importantes, então a pressão deve ser verificada, bem como o estado geral deles e se os sulcos estão aparentes e bem definidos, para o caso de chuvas e pisos íngremes.
Funcionamento de faróis, lanternas, setas e freios
Teste os freios, sua sensibilidade e faça uma verificação visual das pastilhas para ver se há algum desgaste acentuado. Outro item a ser checado é a corrente e sua tensão, pois ela precisa estar lubrificada e com uma pequena folga para girar de forma correta.
Antes de sair os faróis precisam ser testados, alto, baixo, a seta e a luz dos freios dianteiro e traseiro, bem como se não há nenhuma luz no painel acesa. Depois de dar a partida observe se não há nenhum ruído fora do normal, e verifique se o cabo da embreagem está sem grandes folgas.
Checklist semanal ou quinzenal (verificação mais detalhada)
Para manter sua motocicleta segura e em bom funcionamento, é fundamental realizar um checklist preventivo de forma regular. Enquanto a verificação semanal abrange itens essenciais, a inspeção quinzenal pode ser mais detalhada, incluindo componentes que exigem menos atenção frequente.
Corrente: tensão, limpeza e lubrificação
Para sua motocicleta rodar bem a corrente precisa estar limpa, bem lubrificada e na tensão ideal, então é necessário checar também o estado da coroa e do pinhão. A recomendação dos profissionais é lubrificar os componentes a cada 400 km ou 500 km percorridos.
Freios: nível do fluido e desgaste das pastilhas e discos
Em uma checagem mais detalhada verifique se os freios, dianteiro e traseiro estão firmes, sem excesso de folgas, incluindo os manetes e pedais. Não se esqueça de conferir o nível e a cor do fluido de freio e o estado das pastilhas e dos discos.
Suspensão e amortecedores: verificação de vazamentos e folgas
Com relação ao sistema de suspensão é preciso conferir se não há nenhum vazamento do óleo na parte dianteira, mais precisamente nas bengalas. Uma forma de testar a suspensão é empurrando-a para baixo.
A embreagem e o acelerador também devem ser verificados através de um movimento suave dos cabos onde é possível perceber se a folga está correta. Cheque também como estão o balancim e os pivôs.
Complementando esse checklist é recomendado verificar o sistema de arrefecimento em motos com radiador, tanto o nível do fluido como o estado do reservatório e mangueiras, além de certificar-se que os terminais da bateria estão limpos e com a pressão adequada.
Manutenção preventiva para motos programada por quilometragem: o que verificar a cada fase
Revisão dos 1.000 km (quebra de motor)
Para que a garantia da sua motocicleta não se perca, é imprescindível realizar a revisão dos 1000 km, pois é necessário remover os resíduos que podem ter se desprendido ainda da montagem, e para ver se o motor está amaciado.
Para que a garantia continue válida, seu motor esteja funcionando plenamente e que não ocorra a quebra de motor, agende a revisão. Caso haja qualquer problema com a moto, e as instruções do fabricante tenham sido seguidas à risca, é preciso acionar a garantia, levar a moto até a concessionária e solicitar o reparo.
Revisão dos 10.000 km (itens de desgaste)
Quando os 10 mil km chegarem, a revisão deve ser feita com cuidado extra com itens adicionais, especialmente para verificar o desgaste de alguns componentes e sua provável substituição. O Grupo AB oferece aos seus clientes serviços especializados em suas lojas para garantir revisões completas e o uso de peças originais.
Para essa revisão é importante checar o óleo do motor e filtros, e trocar o que for necessário. Os pneus devem ser verificados, bem como a relação. Outros componentes que devem ser verificados nessa revisão são os freios e pastilhas, os sistemas de suspensão e iluminação.
Revisão dos 20.000 km (sistema de arrefecimento e injeção)
Outra marca importante é a revisão de 2 mil km, onde os componentes e peças já rodam consideravelmente e merecem uma maior atenção, especialmente os sistemas de arrefecimento e injeção.
Para evitar que o motor superaqueça é recomendado verificar o nível e realizar a troca do fluido de arrefecimento, e também se atentar para achar possíveis vazamentos através de mangueiras ou tampa do radiador. A bomba d’água também deve ser analisada.
Com relação ao sistema de injeção eletrônica é necessário fazer a limpeza dos bicos injetores para remover quaisquer detritos que tenham ficado presos e testar sua regulagem. Verificar e trocar, se necessário, o filtro de combustível, checar a bomba de combustível e se foi preciso trocar a vela de ignição. Tudo isso contribui para otimizar a performance da sua motocicleta, o que contribui para a economia de combustível.