Arrefecimento do motor: como funciona e por que é tão importante?
Sabe os sinais de problema no arrefecimento? Vazamentos, temperatura alta e cheiro doce indicam risco. Aprenda a identificar e fazer a manutenção preventiva.

Se você ainda não conhece a fundo o funcionamento do sistema de arrefecimento do motor, você está no lugar certo! Neste artigo, vamos destacar seus principais componentes e a importância de cada um deles.
Aqui abordaremos os diferentes tipos de líquidos de arrefecimento, sinais de falhas e como a manutenção preventiva pode evitar superaquecimentos e danos graves ao motor. Também vamos apresentar custos médios de revisão e dicas práticas para o cuidado do veículo.
O que é o sistema de arrefecimento do motor?
O sistema de arrefecimento do motor de um veículo é o processo de controle da sua temperatura, para que ela permaneça de forma contínua em um nível ideal, sem que haja superaquecimento do componente.
O sistema de arrefecimento é o responsável por evitar que o motor atinja temperaturas tão altas, que seja capaz de provocar danos, através da troca de calor, dissipando as temperaturas altas para seu exterior.
Como funciona o arrefecimento do motor?
O sistema de arrefecimento funciona através da circulação do líquido presente na bomba d’água pelo motor e suas peças, de forma que ela absorva o calor excessivo gerado pela combustão, enquanto o termostato regula o fluxo desse líquido, permitindo que a temperatura do motor baixe até o nível ideal.
Em seguida, o radiador, onde ficam as aletas de alumínio, permite que o ar frio entre em contato, com esse líquido quente, promovendo troca de calor para equilibrar a temperatura do líquido dissipando o excesso de calor.
Já a ventoinha, uma espécie de eletroventilador, atua para baixar a temperatura em dois modos, lentamente quando o veículo está parado com baixas velocidades, e em funcionamento passa a permitir a passagem de ar pelo radiador, promovendo maior resfriamento.
Por último o vaso de expansão guarda o líquido em altas temperaturas impedindo que ele entre em estado de ebulição, e depois da água resfriada o ciclo é reiniciado para seguir com o arrefecimento do motor.
Componentes do sistema de arrefecimento
Vamos apresentar a seguir os componentes do sistema de arrefecimento do motor e as suas principais características:
Radiador
O radiador é o componente do veículo onde a alta temperatura do líquido é reduzida através da passagem de ar.
Bomba d’água
A bomba d’água é a responsável por enviar o líquido de arrefecimento para o motor e seus componentes.
Ventoinha
Também chamada de eletroventilador, a ventoinha é a responsável por impulsionar o ar pelo radiador para que o resfriamento se dê de forma mais rápida.
Válvula termostática
A válvula termostática exerce o controle sobre o fluxo do líquido usado no resfriamento, para promover que o motor chegue a uma temperatura adequada para seu pleno funcionamento.
Reservatório de expansão e líquido
O reservatório também é chamado de vaso de expansão e é nele que o excesso de líquido fica, mantendo-o pressurizado e evitando que ele ferva. O líquido é um aditivo que circula por todo o motor promovendo a troca de temperatura, impedindo que o motor atinja temperaturas muito altas ou mesmo muito baixas.
Quais são os tipos de líquidos de arrefecimento?
Vamos conhecer a seguir quais os tipos de líquidos podem e devem ser usados no sistema de arrefecimento do motor:
Água desmineralizada vs aditivo
Ambos podem ser utilizados, a escolha entre eles depende das prioridades do veículo. A água desmineralizada protege o motor contra a corrosão e obstruções, pois remove minerais prejudiciais.
Já os aditivos elevam o ponto de ebulição do líquido de arrefecimento, além de prevenir o congelamento e proteger contra a oxidação de outros componentes metálicos, sendo essencial para o sistema de arrefecimento funcionar de forma eficiente e durável.
Líquido orgânico vs inorgânico
O líquido orgânico, ou OAT, Organic Acid Technology, utiliza apenas aditivos orgânicos na sua composição, protegendo os componentes contra a corrosão, além da sua função principal que é contribuir para baixar a temperatura do motor.
Seu período de proteção é considerável, e este tipo de fluido é utilizado mais comumente em veículos com motores mais novos, principalmente os que possuem componentes e peças em alumínio,
O líquido inorgânico (IAT - Inorganic Additive Technology) utiliza aditivos, como diz seu nome, inorgânicos, como o silicato, e oferece uma proteção de duração mais curta. Seu uso é mais comum em motores de veículos mais antigos. Cabe mencionar que sua eficiência não é prolongada em razão do teor do silicato, que acaba se degradando com o passar do tempo.
Há também o líquido híbrido, HOAT, Hybrid Organic Acid Technology, que reúne os produtos que reduzem o processo de corrosão, como o silicato, com os aditivos orgânicos que são mais duradouros.
Qual escolher para cada veículo
Como mencionamos acima, os veículos com motores mais antigos e componentes de metais mais pesados podem se beneficiar mais com o líquido à base de silicato, uma vez que ele combate a corrosão, enquanto os mais novos podem obter proteção prolongada com os líquidos orgânicos.
Quais são os sinais de problemas no sistema de arrefecimento?
Neste tópico apresentaremos os principais sinais de que os problemas estão para surgir no sistema de arrefecimento do motor do seu veículo:
Vazamentos visíveis
Se surgirem manchas no chão sob o veículo, podem ser do líquido de arrefecimento, e a outra dica é checar o seu nível no reservatório, bem como a sua coloração, se estiver com cor de ferrugem, é sinal de corrosão no sistema.
Temperatura elevada no painel
O superaquecimento do motor pode elevar o ponteiro de temperatura ou acionar luzes de advertência no painel do veículo, é necessário checar imediatamente para não comprometer o motor.
Cheiro de queimado ou vapor
Quando o veículo apresenta um cheiro diferente, adocicado, provavelmente o líquido de arrefecimento está vazando. O aparecimento de vapor sob o capô do veículo também é sinal de risco.
Manutenção preventiva do sistema
Sempre frisamos a importância de tratar as manutenções preventivas como grandes aliadas, uma vez que são elas que muitas vezes evitam que danos e prejuízos ocorram.
Quando trocar o líquido de arrefecimento
Respeite os prazos informados nas embalagens dos líquidos, e independente disso, verifique o nível do líquido no seu compartimento e sua coloração. Caso não estejam dentro dos padrões normais, realize a substituição.
Checklist para revisão periódica
Guarde a embalagem do líquido e anote a data da troca para saber quando a substituição deve ser feita.
Avalie o estado das mangueiras e do radiador, se houver qualquer alteração visual, ressecamento ou fissuras, é preciso levar seu veículo para reparo.
Escolha o líquido mais apropriado para seu veículo, isso impacta diretamente no seu funcionamento e na vida útil do motor. Opte por uma marca confiável ou solicite orientação de profissionais.
Não use, de forma alguma, água comum para diluir o líquido de arrefecimento. Opte por água desmineralizada para que o risco de corrosão diminua.
Ao realizar a manutenção preventiva, convém solicitar uma limpeza do sistema de arrefecimento para remover resíduos e sedimentos.
Custos médios de manutenção
O custo da manutenção preventiva do sistema de arrefecimento varia bastante de acordo com a região em que será realizada e com o modelo do veículo. Os valores podem variar de R$ 200,00 a R$ 1200,00. Ressaltamos que o valor do líquido de arrefecimento fica em torno dos R$ 50,00, mas a mão de obra, limpeza, substituição de peças também podem ser cobradas.