Conheça os tipos de faróis automotivos!

Presença certa na lista dos acessórios mais importantes do veículo, os faróis permitem aos motoristas ter uma boa visibilidade da pista e ainda garantem a segurança de pedestres, ciclistas e outros condutores no trânsito. Por isso, é fundamental conhecer os tipos de faróis automotivos e adquirir o modelo mais adequado para o seu carro.


Ao longo deste artigo, você vai conhecer os principais modelos e as características de cada um deles, além de conferir as lâmpadas mais comuns para automóveis. Boa leitura!

Quais os principais tipos de faróis automotivos?

É possível encontrar no mercado um grande número de faróis para veículos, mas são três os principais: os convencionais, os de neblina e os faroletes. Saiba mais sobre eles a seguir.

Farol convencional

Este tipo de farol é encontrado em qualquer modelo de carro, daí a origem do nome convencional. Ele é composto por três lâmpadas e permite todos os níveis de intensidade da luz obrigatórios por lei, que incluem o nível baixo e alto e o modo lanterna. 

Farol de neblina

Ao contrário do farol convencional, que é obrigatório, o de neblina é opcional. No entanto, trata-se de um equipamento ideal para dirigir em dias de neblina ou chuva, pois melhora a visibilidade do motorista. Eles iluminam de baixo para cima, sem ofuscar o condutor, e são instalados no carro de 20 a 30 cm acima do solo.

Luz de posição diurna ou DRL

Entre os tipos de faróis automotivos, não podemos nos esquecer do DRL (Daytime Running Light) — um pequeno farol que é acoplado na parte inferior do para-choque e não necessariamente precisar sem em LED. Sua função é sinalizar o tamanho e a posição do veículo no trânsito, sendo usado em períodos diurnos. A recomendação é empregá-lo em dias de chuva e também em áreas de embarque e desembarque.

Quais os principais tipos de lâmpadas?

Depois de conhecer os tipos de faróis automotivos mais comuns, é hora de ficar por dentro das principais lâmpadas do mercado. Veja abaixo!

Lâmpada halógena

Este é o modelo mais popular entre os veículos, estando presente na maioria dos modelos do Brasil, principalmente devido ao seu preço baixo. Também é chamada de lâmpada convencional.

Lâmpada de LED

Mais eficiente, durável e econômica que a lâmpada halógena, a lâmpada de LED tem como desvantagem o custo maior. Desde 2020, apenas veículos que saem de fábrica com o farol LED instalado podem circular. Isso significa que, caso um motorista instale esse tipo de lâmpada em seu carro, ele estará desrespeitando a legislação.

Lâmpada de xênon

Este tipo de lâmpada emite luz a partir do xenônio, que chega a uma distância até três vezes maior do que as lâmpadas halógenas. Além disso, apresenta um baixo gasto energético e uma vida útil maior. Porém, a lâmpada de xênon foi proibida em 2018, sendo permitida apenas em carros que saem de fábrica com o item ou que tenham sido regularizados antes de 2011.

Os diferentes tipos de faróis automotivos são muito importantes para manter as ruas seguras para motoristas e pedestres, uma vez que auxiliam na comunicação no trânsito e sinalizam a intenção do condutor. Por isso, escolha os acessórios ideais para o seu automóvel e lembre-se de mantê-los sempre limpos e bem conservados.

Que tal conferir outros conteúdos como este e ficar por dentro de dicas para tornar a sua atuação no trânsito ainda mais segura? Siga os nossos perfis nas redes sociais: estamos no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube!



Notícias recentes
Conheça a Nova Saveiro 2024: versões e novidades sobre a picape!
Conheça a Nova Saveiro 2024: versões e novidades sobre a picape! Saiba mais...
Conheça as novas versões do Honda City: EX e LX!
Conheça as novas versões do Honda City: EX e LX! Saiba mais...
Dolphin Mini: conheça mais sobre esse lançamento BYD
Dolphin Mini: conheça mais sobre esse lançamento BYD Saiba mais...
Veja dicas de como cuidar da sua Harley-Davidson!
Veja dicas de como cuidar da sua Harley-Davidson! Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido