Volkswagen Virtus ou Nissan Versa: saiba qual escolher

Volkswagen Virtus e Nissan Versa são duas grandes referências brasileiras entre os sedãs compactos. Esse segmento foi bastante abalado após o sucesso dos SUVs, mas as montadoras já estão investindo bastante para reaquecer o mercado, que promete crescer muito este ano.


Tradicionalmente, os sedãs são vistos como opções familiares. Portanto, itens de segurança e espaço interno costumam ser tão valorizados quanto o visual e a motorização. A VW e a Nissan pensaram nisso ao desenvolver os seus sedãs, mas todo veículo traz as suas peculiaridades, logo, uma boa análise antes da compra é fundamental.

Se está procurando por um carro dessa categoria, neste post, trazemos um comparativo entre o Volkswagen Virtus e o Nissan Versa, com as principais características de cada modelo. O veredito, porém, quem dará é você! Boa leitura!

Principais características do Virtus e do Versa 

Confira abaixo, as principais características dos dois sedãs compactos e descubra qual deles mais combina com você!

Visual

À primeira vista, o Volkswagen Virtus não parece mais que uma versão sedã do novo Polo, mas olhando mais de perto, seu tamanho surpreende. A arquitetura, em geral, faz jus à nova geração de veículos da VW, já a traseira longa, com um bom caimento, revela a personalidade do veículo.

O Nissan Versa, por sua vez, embora seja um automóvel originalmente japonês, adota linhas e detalhes que remetem a um design chinês. Diferente do Virtus, que apresenta desenhos mais retangulares, o Versa chama a atenção pelas curvas (características da Nissan) presentes em todo o visual do automóvel.

Dimensões

São as generosas dimensões do Volkswagen Virtus que mais o diferenciam do Polo. Com um comprimento de 4,48 metros, largura de 1,75 metro, altura de 1,47 metro e uma distância entre-eixos de 2,65 metros (quase 10 centímetros a mais que o Polo), o perfil do Virtus acaba se assemelhando bastante com o do Jetta.

O Nissan Versa, mesmo com um design curvado, consegue entregar praticamente as mesmas dimensões do Virtus, com números ligeiramente maiores. Comprimento: 4,49 metros, largura: 1,69 metro, altura: 1,5 metro e distância entre-eixos: 2,6 metros.

Interior

Esbanjando tamanhas dimensões, os dois sedãs entregam espaço de sobra para acomodar motorista e ocupantes com bastante conforto. Em relação aos itens mais básicos, como ar-condicionado, travas e vidros elétricos, volante com regulagem de altura, computador de bordo, multimídia e USB, ambos também são equivalentes.

As maiores diferenças estão no tamanho do porta-malas e nos recursos do painel, que acabam dando vantagem à Volkswagen. O Versa oferece apenas 460 litros em seu porta-malas, enquanto o Virtus possui 521 litros de capacidade, além do seu painel de instrumentos inteiramente digital, com uma enorme variedade de recursos.

Motorização

A mais nova motorização 200 TSI é o grande destaque dos últimos lançamentos da Volkswagen, incluindo o Virtus, que a recebe nas versões Confortiline e Highline, no motor 1.0 turbo de 128 cv, com câmbio automático. Há também, a opção do motor 1.6 aspirado, de 120 cv na versão de entrada, com câmbio manual ou automático.

O Nissan Versa possui duas opções de motores: 1.0 12V e 1.6 16V. O último, mais indicado para quem faz trajetos rodoviários com frequência, conta também com opção de câmbio automático Xtronic ou CVT na versão SL.

Segurança

Projetado para ser um automóvel seguro, o Volkswagen Virtus cumpre bem o seu papel no quesito segurança. A sua estrutura, testada com o Polo, recebeu nota máxima (5 estrelas) no teste de colisão da Latn NCAP, contra as 3 estrelas obtidas pelo Versa, em seu teste realizado em 2016.

Ainda assim, o Versa oferece freios ABS, distribuição eletrônica de frenagem, airbags frontais e cinto de três pontos para todos os ocupantes. O Virtus, além disso, oferece também airbags laterais em todas as versões, Controle de Estabilidade (ESC) e recursos premium, como o Sistema de Frenagem Automática Pós-colisão e Assistente de Permanência em Faixa.

Versões

O Volkswagen Virtus sai, a partir, de R$58.990 e está disponível em 3 versões:

  • 1.6 MSI (manual ou automático);
  • Confortiline 1.0 TSI (automático);
  • Highline 1.0 TSI (automático).

O Nissan Versa custa, a partir, de R$50.490 e é vendido em 6 versões diferentes:

  • 1.0 Conforto (manual);
  • 1.6 S (manual);
  • 1.6 SV (manual);
  • 1.6 SV CVT (automático);
  • 1.6 SL (manual);
  • 1.6 SL CVT (automático).

Comparativo geral

Confira, agora, os principais dados apresentados de cada modelo e outras informações adicionais!

Item

Volkswagen Virtus

Nissan Versa

Comprimento

4482 mm

4492 mm

Altura

1472 mm

1506 mm

Largura

1751 mm

1695 mm

Distância entre-eixos

2651 mm

2600 mm

Porta-malas

521 litros

460 litros

Combustível

Flex

Flex

Tanque de combustível

52 litros

41 litros

Motorização

1.6 MT e 1.0 TSI AT

1.0 12V e 1.6 16V AT

Potência

117 cv (A) e 110 cv (G)

111 cv (A) e 111 cv (G)

Torque

16,5 kgfm (A) e 15,8 kgfm (G)

15.1 kgfm (A) e 15,1 kgfm (G)

Consumo urbano

8,2 km/l (A) e 11,9 km/l (G)

8,4 km/l (A) e 12,6 km/l (G)

Consumo rodoviário

9,5 km/l (A) e 13,8 km/l (G)

10 km/l (A) e 14,4 km/l (G)

Garantia

3 anos

3 anos

Conclusão

A marca alemã não está de brincadeira e já revelou que sua meta é tornar o Volkswagen Virtus líder do seu mercado. Embora tenha perdido a liderança nas vendas para o Chevrolet Prisma, no ano passado, o sedã foi eleito Carro do Ano 2019 pela Revista Autoesporte e tem chances de honrar a ousada meta da VW este ano.

Já o Nissan Versa, embora apresente um conjunto mais simples de equipamentos e motorização, é um sedã com preço mais acessível que cumpre seu papel nas cidades e, ainda, conta com a indiscutível confiabilidade japonesa, por isso, também promete um crescimento considerável em 2019.

Em linhas gerais, portanto, podemos dizer que ambos, Volkswagen Virtus e Nissan Versa são duas excelentes opções de sedãs, que entregam boa dirigibilidade, segurança, economia, conforto para todos os ocupantes e espaço de sobra para malas e compras. A melhor opção, entretanto, vai depender das necessidades e preferências de cada consumidor.

Conheça o Volkswagen Virtus e o Nissan Versa de perto! Encontre uma das nossas concessionárias e descubra, pessoalmente, qual é a melhor opção para você!



Notícias recentes
Dolphin Mini: conheça mais sobre esse lançamento BYD
Dolphin Mini: conheça mais sobre esse lançamento BYD Saiba mais...
Veja dicas de como cuidar da sua Harley-Davidson!
Veja dicas de como cuidar da sua Harley-Davidson! Saiba mais...
Descubra tudo sobre os veículos off-road!
Descubra tudo sobre os veículos off-road! Saiba mais...
Entenda como funciona o cartão de estacionamento para idoso!
Entenda como funciona o cartão de estacionamento para idoso! Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido