Volkswagen Virtus ou Nissan Versa: saiba qual escolher

Volkswagen Virtus e Nissan Versa são duas grandes referências brasileiras entre os sedãs compactos. Esse segmento foi bastante abalado após o sucesso dos SUVs, mas as montadoras já estão investindo bastante para reaquecer o mercado, que promete crescer muito este ano.


Tradicionalmente, os sedãs são vistos como opções familiares. Portanto, itens de segurança e espaço interno costumam ser tão valorizados quanto o visual e a motorização. A VW e a Nissan pensaram nisso ao desenvolver os seus sedãs, mas todo veículo traz as suas peculiaridades, logo, uma boa análise antes da compra é fundamental.

Se está procurando por um carro dessa categoria, neste post, trazemos um comparativo entre o Volkswagen Virtus e o Nissan Versa, com as principais características de cada modelo. O veredito, porém, quem dará é você! Boa leitura!

Principais características do Virtus e do Versa 

Confira abaixo, as principais características dos dois sedãs compactos e descubra qual deles mais combina com você!

Visual

À primeira vista, o Volkswagen Virtus não parece mais que uma versão sedã do novo Polo, mas olhando mais de perto, seu tamanho surpreende. A arquitetura, em geral, faz jus à nova geração de veículos da VW, já a traseira longa, com um bom caimento, revela a personalidade do veículo.

O Nissan Versa, por sua vez, embora seja um automóvel originalmente japonês, adota linhas e detalhes que remetem a um design chinês. Diferente do Virtus, que apresenta desenhos mais retangulares, o Versa chama a atenção pelas curvas (características da Nissan) presentes em todo o visual do automóvel.

Dimensões

São as generosas dimensões do Volkswagen Virtus que mais o diferenciam do Polo. Com um comprimento de 4,48 metros, largura de 1,75 metro, altura de 1,47 metro e uma distância entre-eixos de 2,65 metros (quase 10 centímetros a mais que o Polo), o perfil do Virtus acaba se assemelhando bastante com o do Jetta.

O Nissan Versa, mesmo com um design curvado, consegue entregar praticamente as mesmas dimensões do Virtus, com números ligeiramente maiores. Comprimento: 4,49 metros, largura: 1,69 metro, altura: 1,5 metro e distância entre-eixos: 2,6 metros.

Interior

Esbanjando tamanhas dimensões, os dois sedãs entregam espaço de sobra para acomodar motorista e ocupantes com bastante conforto. Em relação aos itens mais básicos, como ar-condicionado, travas e vidros elétricos, volante com regulagem de altura, computador de bordo, multimídia e USB, ambos também são equivalentes.

As maiores diferenças estão no tamanho do porta-malas e nos recursos do painel, que acabam dando vantagem à Volkswagen. O Versa oferece apenas 460 litros em seu porta-malas, enquanto o Virtus possui 521 litros de capacidade, além do seu painel de instrumentos inteiramente digital, com uma enorme variedade de recursos.

Motorização

A mais nova motorização 200 TSI é o grande destaque dos últimos lançamentos da Volkswagen, incluindo o Virtus, que a recebe nas versões Confortiline e Highline, no motor 1.0 turbo de 128 cv, com câmbio automático. Há também, a opção do motor 1.6 aspirado, de 120 cv na versão de entrada, com câmbio manual ou automático.

O Nissan Versa possui duas opções de motores: 1.0 12V e 1.6 16V. O último, mais indicado para quem faz trajetos rodoviários com frequência, conta também com opção de câmbio automático Xtronic ou CVT na versão SL.

Segurança

Projetado para ser um automóvel seguro, o Volkswagen Virtus cumpre bem o seu papel no quesito segurança. A sua estrutura, testada com o Polo, recebeu nota máxima (5 estrelas) no teste de colisão da Latn NCAP, contra as 3 estrelas obtidas pelo Versa, em seu teste realizado em 2016.

Ainda assim, o Versa oferece freios ABS, distribuição eletrônica de frenagem, airbags frontais e cinto de três pontos para todos os ocupantes. O Virtus, além disso, oferece também airbags laterais em todas as versões, Controle de Estabilidade (ESC) e recursos premium, como o Sistema de Frenagem Automática Pós-colisão e Assistente de Permanência em Faixa.

Versões

O Volkswagen Virtus sai, a partir, de R$58.990 e está disponível em 3 versões:

  • 1.6 MSI (manual ou automático);
  • Confortiline 1.0 TSI (automático);
  • Highline 1.0 TSI (automático).

O Nissan Versa custa, a partir, de R$50.490 e é vendido em 6 versões diferentes:

  • 1.0 Conforto (manual);
  • 1.6 S (manual);
  • 1.6 SV (manual);
  • 1.6 SV CVT (automático);
  • 1.6 SL (manual);
  • 1.6 SL CVT (automático).

Comparativo geral

Confira, agora, os principais dados apresentados de cada modelo e outras informações adicionais!

Item

Volkswagen Virtus

Nissan Versa

Comprimento

4482 mm

4492 mm

Altura

1472 mm

1506 mm

Largura

1751 mm

1695 mm

Distância entre-eixos

2651 mm

2600 mm

Porta-malas

521 litros

460 litros

Combustível

Flex

Flex

Tanque de combustível

52 litros

41 litros

Motorização

1.6 MT e 1.0 TSI AT

1.0 12V e 1.6 16V AT

Potência

117 cv (A) e 110 cv (G)

111 cv (A) e 111 cv (G)

Torque

16,5 kgfm (A) e 15,8 kgfm (G)

15.1 kgfm (A) e 15,1 kgfm (G)

Consumo urbano

8,2 km/l (A) e 11,9 km/l (G)

8,4 km/l (A) e 12,6 km/l (G)

Consumo rodoviário

9,5 km/l (A) e 13,8 km/l (G)

10 km/l (A) e 14,4 km/l (G)

Garantia

3 anos

3 anos

Conclusão

A marca alemã não está de brincadeira e já revelou que sua meta é tornar o Volkswagen Virtus líder do seu mercado. Embora tenha perdido a liderança nas vendas para o Chevrolet Prisma, no ano passado, o sedã foi eleito Carro do Ano 2019 pela Revista Autoesporte e tem chances de honrar a ousada meta da VW este ano.

Já o Nissan Versa, embora apresente um conjunto mais simples de equipamentos e motorização, é um sedã com preço mais acessível que cumpre seu papel nas cidades e, ainda, conta com a indiscutível confiabilidade japonesa, por isso, também promete um crescimento considerável em 2019.

Em linhas gerais, portanto, podemos dizer que ambos, Volkswagen Virtus e Nissan Versa são duas excelentes opções de sedãs, que entregam boa dirigibilidade, segurança, economia, conforto para todos os ocupantes e espaço de sobra para malas e compras. A melhor opção, entretanto, vai depender das necessidades e preferências de cada consumidor.

Conheça o Volkswagen Virtus e o Nissan Versa de perto! Encontre uma das nossas concessionárias e descubra, pessoalmente, qual é a melhor opção para você!



Notícias recentes
Confira 4 vantagens de ter um carro com teto solar
Confira 4 vantagens de ter um carro com teto solar Saiba mais...
Saiba o que é e para que serve a correia dentada do carro!
Saiba o que é e para que serve a correia dentada do carro! Saiba mais...
Saiba quais foram eleitos os melhores carros do ano de 2018
Saiba quais foram eleitos os melhores carros do ano de 2018 Saiba mais...
Saiba como evitar o desgaste prematuro dos pneus do carro
Saiba como evitar o desgaste prematuro dos pneus do carro Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome e Sobrenome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido