Monday, 30 de January de 2017

Volkswagen terá conectividade 5G em seus carros elétricos

Marca pretende oferecer frota de carros elétricos completamente autônomos até 2025


A Volkswagen planeja equipar sua futura linha de carros elétricos com conectividade móvel 5G. A marca se prepara para oferecer carros totalmente autônomos em 2025. O primeiro modelo da gama ID, um hatch compacto revelado na última edição do Salão de Paris, tem lançamento previsto para 2020.

A VW começou a incorporar recursos de conectividade há quatro anos. Hoje, cerca de 2 milhões de veículos da montadora já oferecem serviços online desenvolvidos para melhorar a segurança e conforto.


Além do 5G, a Volkswagen irá introduzir o sistema V2X de comunicação entre o carro e tudo que está a sua volta na nova frota elétrica. Grande parte dos dados de condução autônoma são gerados a partir de sensores de bordo, como câmeras de alta resolução e sensores LiDAR. Entretanto, o sistema V2X é vital pois consegue captar dados além da linha de visão humana.

“Todas as futuras soluções para mobilidade individual dependem da capacidade de lidar com grandes quantidades de dados dentro e fora do carro”, disse Volkmar Tanneberger, chefe de desenvolvimento eletrônico da Volkswagen. “5G é a chave permitindo que a tecnologia consiga acomodar grandes dados, melhorar a experiência do usuário e transformar o sistema de transportes como um todo”.

5G Revolucionário

Tanneberger falou durante uma apresentação da parceira Qualcomm para apresentar o novo chip de processamento chamado Snapdragon 835, que será lançado ainda no primeiro semestre de 2017. A Qualcomm também planeja testar padrões de comunicação móvel 5G em conjunto com empresas como AT&T e Ericsson.

“O 5G terá um impacto similar ao da introdução da eletricidade ou do próprio automóvel”, afirmou Steve Mollenkopf, CEO da Quallcomm. "Em 2035 uma ampla gama de indústrias poderia produzir até US$ 12 trilhões de bens e serviços habilitados por 5G".


Atualmente, a falta de banda larga disponível impede downloads ultra rápidos de dados necessários para a “Internet das Coisas” (IoT). Como a maior parte das telecomunicações móveis estão ligadas ao mesmo conjunto estreito de frequências disponibilizadas pelos governos, isso acabará se tornando um problema no futuro quando a Internet das Coisas estiver conectando diversos dispositivos inteligentes em carros, casas e escritórios.

Dessa forma, a coleta de dados e a detecção de perigos além da linha de visão representam outro desafio para a Volkswagen. Em um futuro mais próximo, Volkmar Tanneberger confirmou que em breve a marca passará a oferecer uma nova unidade de conectividade on-line através do Qualcomm Snapdragon X12 Modem. Com essa parceria, será possível usar o padrão 4G LTE com velocidade de download de até 600 megabits por segundo.

Você não precisa esperar muito para poder conhecer seu novo Volkswagen. Visite uma das nossas lojas AB Abolição

Saiba Mais sobre o mundo do automóvel:

http://www.grupoab.com.br/blog/

Conheça Grupo AB:

http://www.grupoab.com.br/

Fonte: Revista Autoesporte

Volkswagen terá conectividade 5G em seus carros elétricos
Notícias recentes
Novo Nissan Leaf terá modo que 'aposenta' pedal do freio Novo Nissan Leaf terá modo que 'aposenta' pedal do freio Saiba mais...
VW aumenta família Pepper a partir deste mês no Brasil VW aumenta família Pepper a partir deste mês no Brasil Saiba mais...
Mercedes Classe X definitiva é apresentada Mercedes Classe X definitiva é apresentada Saiba mais...
Nissan lança a JukeCam, câmera de 360 graus e resolução 4K Nissan lança a JukeCam, câmera de 360 graus e resolução 4K Saiba mais...
Busca


Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido