Type R bate recorde com tração dianteira em Nürburgring

Nova geração do Type R baixou o tempo do Golf GTI Clubsport em mais de 5 segundos

O novo Honda Civic Type R escreveu mais um pequeno capítulo da histórica briga com o Golf GTI. Ele cravou o tempo de 7min43s80 em Nürburgring Nordschleife, exatos 5s41 mais rápido que a marca obtida pelo GTI Clubsport S quase um ano atrás.

Apesar de não haver nenhum tipo de homologação oficial, a Honda afirma que se trata do novo recorde para veículos de produção com tração dianteira, quase 7 segundos abaixo do tempo do Type R de geração anterior.

Apresentado em março no Salão de Genebra, o novo Type R tem um motor 2.0 turbo com 320 cv e 40,7 mkgf, acoplado a um câmbio manual de seis marchas. Já o recordista anterior é uma série especial do Golf, com 310 cv e 38,7 mkgf, câmbio manual de seis marchas no lugar do DSG e peso aliviado em 30 kg.

A versão esportiva máxima do Civic de décima geração (abaixo dele, há o Civic Si) ficou mais leve e 38% mais rígido que o antigo Type R, com uma nova suspensão multilink na traseira, além de um pacote aerodinâmico extra para maior estabilidade em altas velocidades

A largura maior e o entre-eixos alongado também ajudaram a baixar o tempo nas curvas de Nüburgring. “Por exemplo, pilotos geralmente entram na curva logo após o Metzgesfeld a cerca de 150 km/h. No Type R, a velocidade chega a 160 km/h”, diz Ryuichi Kijima, engenheiro-chefe do projeto.

O exemplar utilizado foi uma unidade de pré-produção. A Honda diz que ele é tecnicamente representativo do modelo que chegará às lojas a partir da metade do ano. Uma gaiola de proteção foi montada no interior por motivos de segurança – mas os japoneses garantem que isso não aumentou a rigidez torsional.

Para compensar o peso extra da estrutura tubular, o sistema de áudio e o banco traseiro foram retirados. Os pneus utilizados não foram especificados – a Honda diz apenas que eles eram modelos liberados para a ruas, mas com foco nas pistas.

Você não precisa esperar muito para poder conhecer seu novo Honda. Visite uma das nossas lojas do AB Mobara.

Saiba Mais sobre o mundo do automóvel:

http://www.grupoab.com.br/blog/

Conheça Grupo AB:

http://www.grupoab.com.br/

Fonte: Quatro Rodas

Notícias recentes
Veja dicas de como cuidar da sua Harley-Davidson!
Veja dicas de como cuidar da sua Harley-Davidson! Saiba mais...
Descubra tudo sobre os veículos off-road!
Descubra tudo sobre os veículos off-road! Saiba mais...
Entenda como funciona o cartão de estacionamento para idoso!
Entenda como funciona o cartão de estacionamento para idoso! Saiba mais...
Saiba como funciona o motor de três cilindros!
Saiba como funciona o motor de três cilindros! Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido