Placas do Mercosul: o que mudou? Tire suas principais dúvidas!

Provavelmente você percebeu alguns veículos circulando por sua cidade com uma placa incomum, em que figuram novas cores e uma sequência de números e letras diferente do normal. Não precisa estranhar — trata-se da placa padrão Mercosul.


Apesar de terem entrado em vigor há mais de um ano, em 3 de fevereiro de 2020, as placas do Mercosul continuam a despertar muitas interrogações entre a população. Este é o seu caso? Então continue a leitura do artigo e tire as principais dúvidas a respeito do assunto!

O que mudou nas placas do Mercosul?

O que mais chama a atenção na nova placa é a cor, que conta com fundo branco, faixa azul na parte superior e números pretos, na maioria dos casos. Além disso, o nome Brasil aparece ao centro e, à direita, vem a bandeira do nosso país.

Há ainda a simbologia do Mercosul, aparecendo na ponta esquerda da faixa azul. De quebra, um QR Code fica na parte de baixo e, na área de fundo branco, a sequência de identificação — composta por 3 letras, 1 número, 1 letra e 2 números.

O que significam as letras da nova placa Mercosul?

Na nova placa, o Mercosul acrescentou uma letra e eliminou um número. Isso possibilita cerca de 450 milhões de combinações diferentes, contra ''apenas'' 175 milhões do modelo antigo.

Você sabia que a substituição de um número por uma letra na nova placa segue um padrão específico? A mudança se deu da seguinte forma: o algarismo 0 se transformou em A, o 1 em B, o 2 em C e assim por diante. Ou seja, uma placa ABC 5678, por exemplo, virou ABC 5G78.

Quais são os benefícios da nova placa?

Os benefícios proporcionados pela nova placa são inúmeros, tanto para o trânsito das cidades quanto para os motoristas. Como há 450 milhões de combinações alfanuméricas, surgem distintas alternativas de placas, que serão compartilhadas pelos países do Mercosul.

A presença do QR Code inibe roubos e clonagens, permitindo a identificação imediata de modelos falsos ou extraviados. Afinal de contas, a tecnologia ajuda a controlar os veículos em todos os países do Mercosul. A placa ainda possui uma marca d’água, que também confere segurança aos proprietários.

As placas do Mercosul são obrigatórias para todos?

Uma informação importante quanto à nova placa é sobre sua obrigatoriedade. Basicamente, ela é obrigatória somente nas seguintes situações:

  • primeiro emplacamento;
  • mudança de cidade ou estado;
  • transferência de propriedade;
  • alteração da categoria;
  • furto, roubo, dano ou extravio da placa.

Entretanto, é importante deixar claro que os proprietários que desejam efetuar a troca de suas placas do Mercosul podem fazer isso voluntariamente. Nesse caso, o segundo caractere numérico do modelo anterior dá lugar a uma letra. Por outro lado, veículos já emplacados com a versão antiga permanecem com ela até o final de sua vida útil.

O que você achou do post? Ele foi valioso? Então compartilhe o conteúdo nas redes sociais e ajude seus amigos a também tirarem dúvidas sobre as novas placas do Mercosul!



Notícias recentes
Nissan March
Nissan March Saiba mais...
Saiba o que é e para que serve a correia dentada do carro!
Saiba o que é e para que serve a correia dentada do carro! Saiba mais...
Saiba quais foram eleitos os melhores carros do ano de 2018
Saiba quais foram eleitos os melhores carros do ano de 2018 Saiba mais...
Saiba como evitar o desgaste prematuro dos pneus do carro
Saiba como evitar o desgaste prematuro dos pneus do carro Saiba mais...