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GM e Honda irão produzir sistema de cédula de combustível

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Parceria entre marcas será primeira joint venture da indústria automotiva para produção em massa de células de hidrogênio

GM e Honda irão produzir sistema de cédula de combustível

Parceria entre marcas será primeira joint venture da indústria automotiva para produção em massa de células de hidrogênio

A General Motors e a Honda anunciaram uma operação conjunta para produzir um sistema avançado de células de combustível de hidrogênio que será utilizado nos futuros carros das duas marcas. A nova empresa, denominada ““Fuel Cell Manufacturing System, LLC”, irá funcionar dentro da fábrica de baterias da GM em Michigan, Estados Unidos.

O início da produção em massa do sistema está previsto para 2020, pretendendo gerar por volta de 100 novos empregos. As duas fabricantes estão investindo US$ 42,5 milhões cada na joint venture, cuja administração contará com um conselho formado por três executivos de cada empresa. Já o posto da presidência será intercalado por funcionários da GM e da Honda.

As montadoras estão trabalhando juntas para reduzir custos de fabricação. Além disso, desenvolver a próxima geração de sistemas de células de combustível e tecnologias de armazenamento de hidrogênio que sejam amigáveis ecologicamente.

"Com o sistema de células de combustível de última geração, a GM e a Honda estão dando um importante passo em direção a custos menores e produção de maiores volumes de sistemas de células de combustível. Metais raros já foram drasticamente reduzidos e uma equipe multifuncional está desenvolvendo processos de fabricação avançados simultaneamente a melhorias em design”, explicou Charlie Freese, diretor-executivo da GM na “Fuel Cell Manufacturing System”. "O resultado é um sistema com menor custo que tem uma fração do tamanho e massa".

Até agora, a Honda iniciou a entrega do novo Clarity Fuel Cell, veículo movido a hidrogênio, somente aos clientes japoneses e norte-americanos. O sistema recebeu a melhor avaliação em autonomia da Agência de Proteção Ambiental Americana (EPA) entre os veículos elétricos sem motor à combustão, com uma classificação de autonomia de 589 km e uma economia média de combustível de 109 km/l do equivalente a gasolina.

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Fonte: Revista Autoesporte

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